Assistência

À Distância

24 Horas

Disponíveis

Alojamento VPS – vantagens e desvantagens

Provavelmente está a perguntar-se porque deve utilizar uma VPS, quais são as vantagens e as desvantagens desse tipo de servidores privados virtuais. Para qualquer webmaster experiente, ou mesmo clientes com websites de elevado tráfego, já ouviram da empresa de alojamento alegar que está a consumir muitos recursos, que o seu website tem muito tráfego e que estaria na altura de fazer um upgrade para uma VPS.

 

alojamento vps vantagens

Foto de panumas nikhomkhai no Pexels

 

O que é um VPS

 

Uma VPS (Virtual Private Server) não é mais que um servidor particionado, onde cada conta tem acesso aos recursos da própria máquina de forma independente. Daí o termo “virtual” pois permite que o webmaster faça a gestão de forma autónoma, efectuando alterações, instalações de programas e até “reboots”. Cada uma destas VPS comportam-se como um servidor dedicado. Por exemplo, se num dado servidor existirem 10 VPS, e não existirem benefícios especiais, cada uma irá usufruir de 10% da largura de banda total, do CPU, da memória RAM e do espaço em disco. Dá para ter uma ideia do potencial.

Apesar dos custos serem mais elevados que o chamado alojamento partilhado é uma opção interessante a ter em conta para requisitos mais exigentes. A VPS é uma solução intermédia entre alojamento partilhado e o alojamento dedicado. Com um alojamento do tipo VPS terá mais acesso à memória RAM, à utilização do CPU e largura de banda, entre outros recursos limitados no alojamento partilhado.

 

Porque utilizar um alojamento VPS

 

Uma VPS é também uma solução mais acessível comparada com o alojamento dedicado, sendo que o modelo é praticamente o mesmo.

Partilhará sempre o servidor com outras VPS embora este número seja bastante reduzido em oposição ao alojamento partilhado, que poderá chegar aos milhares de websites.

Nas VPS o problema de algo errado acontecer é diminuto (em relação ao alojamento partilhado) pois além do ambiente ser fechado e protegido das outras contas VPS, o número de “vizinhos” é igualmente reduzido.

 

woman standing near wall Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

 

Grande parte dos clientes VPS vêm do alojamento partilhado quando constataram, ou foram alertados, que estavam a consumir demasiados recursos do servidor e não têm orçamento para alojamentos web dedicados.

As VPS são uma excelente opção para quem precisa de mais recursos e não tem a experiência ou o conhecimento na gestão de um servidor dedicado.

Um dos cuidados que é necessário ter na aquisição de uma VPS é os recursos que estão efectivamente alocados. O que ocorre não raras vezes é que o fornecedor do serviço pode praticar o chamado “overselling”.

Esta prática consiste em “vender” mais serviços, normalmente espaço em disco e largura de banda, do que os realmente disponíveis.

Porquê ?

Porque muitos utilizadores não usufruem de todos recursos disponíveis na VPS e algumas companhias aproveitam para direccionar esses recursos para outras VPS. É boa prática efectuar uma pesquisa exaustiva antes de optar por uma VPS com preços demasiado baixos face à concorrência.

 

YouTube video

 

Vantagens de uma VPS:

  • Processos próprios, utilizadores e ficheiros exclusivos
  • Poderá instalar os seus próprios programas e/ou componentes
  • Gestão da configuração do sistema e software
  • Garantia de recursos do sistema (CPU, memória, disco, etc)
  • Protecção e segurança reforçada
  • Gestão dos servidores web, email, ftp, etc
  • Executar e parar aplicações
  • Capacidade de reiniciar o próprio servidor

 

Desvantagens de uma VPS:

  • Mais caro que o alojamento partilhado
  • A configuração do servidor exige mais experiência técnica.
  • Não tem o controlo completo sobre o seu servidor.
  • Seus recursos não estão alocados adequadamente.

 

Conclusão

Num ambiente de alojamento VPS, você pode entrar em um pacote dedicado sem pagar um preço tão alto, que é uma superioridade do VPS. No entanto, se os hosts manipularem o VPS de maneira incorreta, você poderá encontrar alguns problemas.

Como você pode ver, há muito o que pensar se o VPS é rígido para você e fazer uma escolha com base em sua pesquisa.

 

O que pensa do alojamento partilhado e dos servidores VPS ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

ARTIGOS RELACIONADOS:

COMENTÁRIOS E OPINIÕES:

NOTIFICAR-ME
Notificar-me sobre
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.