Alemanha considera “ilegal” utilização que o Facebook faz de dados privados

Um tribunal de Berlim decidiu tomar como válida uma denúncia contra o Facebook apresentada por uma associação alemã de consumidores, a Verbraucherzentrale Bundesverband – o equivalente à DECO em Portugal – e considerou que a Rede Social viola a lei bávara dos consumidores no que respeita ao tratamento de dados privados.

A informação surge em evidência no diário Bild, que mostra que esta não é a primeira vez que o Facebook tem a justiça alemã à perna. Recorde-se que em 2016, um tribunal daquele País considerou ilegal a forma como Facebook e WhatsApp partilhavam informação de utilizadores de ambas as plataformas.

De acordo com o Tribunal de Berlim, o consentimento que o Facebook obtém por parte dos seus utilizadores é “parcial e insuficiente” para que assuma, como pré-definição, um conjunto de mecanismos, nomeadamente a localização GPS. De acordo com aquela fonte, a lei alemã estabelece que os dados privados apenas podem ser usados por um terceiro com o o seu consentimento e desde que estes estejam devidamente informados.

A associação adianta que o Facebook “esconde no o seu menu de privacidade as qualidades que não respeitam a protecção de dados e não informa de forma suficiente os utilizadores durante a fase de registo”.

Fonte: MaisTecnologia

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:
cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato