Administrador sistemas formata computadores por engano

Administrador de sistemas formatou por engano todos os computadores da sua Universidade incluindo servidores. Ser administrador de sistemas informáticos sempre foi, e sempre será, uma profissão de risco.

administrador de sistemas

Um administrador de sistemas é uma pessoa encarregada por manter e operar computadores e/ou a sua rede. Administradores de sistemas geralmente são membros do departamento de Tecnologia da Informação (TI).

As funções de um administrador de sistemas é muito abrangente, e varia muito de uma organização para organização. Administradores de sistemas normalmente são responsáveis por instalar, suportar, e manter servidores e outros sistemas, e planear as indisponibilidades de serviços e outros problemas.

Outras tarefas incluem programação de scripts ou programas pequenos, gestão de projectos relacionados com sistemas, supervisionar ou formar técnicos de operação e de apoio, e consultoria para problemas de sistemas além do conhecimento do Técnico de Apoio ao Utilizador ou Suporte de Primeiro Nível. Um administrador de sistemas deve demonstrar tanto competência técnica quanto responsabilidade.

Normalmente passam despercebidos, mas têm a grande responsabilidade de manter “vivos” todas os computadores do seu parque informático. Mas se alguma coisa corre mal… a culpa será eternamente do informático!
O caso passou-se na Emory University onde acidentalmente foram formatados TODOS os computadores da instituição, depois de o Administrador ter enviado ordem de formatação.

Longe vai o tempo em que os computadores eram formatadas “manualmente” uma a uma. Hoje em dia, recorrendo a pequenos scripts, é possível formatar e instalar em volume, através da rede de dados, tudo aquilo que pretendemos de uma forma rápida e cómoda e sem a mediação humana.

Administrador sistemas
O pesadelo aconteceu na Emory University, quando acidentalmente uma imagem do Windows 7 foi enviada para todas os computadores da rede, incluindo servidores.

O script, produzido para o efeito, levava instruções para formatar e particionar o disco dos sistemas… só que em vez de ser lançada para um conjunto de computadores específicos, acabou por chegar a todos os PCs, portáteis e servidores.

Depois do “sinistro”, os responsáveis do IT iniciaram de súbito acções com o objectivo de restaurar o sistema nos servidores, tendo sido inclusive contratados consultores para ajudar em todo o processo.

This image started with a repartition / reformat set of tasks. As soon as the accident was discovered, the SCCM server was powered off – however, by that time, the SCCM server itself had been repartitioned and reformatted. Restoration of servers began immediately but the process took far longer than expected – we have been using consultants to help validate the health of the SCCM servers and that work only completed last night.

A Universidade referiu também que todos os processos de restauro têm sido realizados manualmente, recorrendo a dispositivos USB + Ghost + LANDesk + PXE, o que leva sempre o seu tempo.

“We were without our preferred methods for deploying images to desktops/laptops all yesterday and relied on older methods – USB + Ghost, LANDesk (we still had our old LANDesk server) + PXE. These methods required a lot of manual work plus our success was uneven with them”

Uma informação no próprio site da Instituição, refere ainda que estão a ser revolvidos vários problemas e que o Windows 7 ainda continua instalado em alguns computadores.

Administrador sistemas
A Universidade adiantou ainda que estão neste momento a ser instaladas várias aplicações criticas, como é o caso do Microsoft Office, Flash, Firefox, iTunes, Adobe Reader, and McAfee Anti-Virus, Visio, Project e vários produtos da Adobe.

 

Pode o Administrador de Sistemas ser responsabilizado pelo que aconteceu com os computadores ?

 

Os utilizadores deveriam ter backups dos seus computadores ?

Deixe-nos a sua opinião…

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.