Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) 1

O fosso existente no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) entre os países ricos e os países pobres é preocupante. Esta é uma das conclusões do estudo «Trends in Telecommunication Reform 2010-2011: Enabling Tomorrow’s Digital World», da União Internacional das Telecomunicações (UIT).

Para esta organização a desigualdade no acesso às TIC é mais uma forma de aumentar o fosso entre ricos e pobres, pelo que os governos e as entidades reguladoras do sector das comunicações deverão estar atentas a esta situação.

Segundo o estudo nos países desenvolvidos 71 por cento das pessoas tem acesso a ligações de banda larga, enquanto que nos restantes esse valor se fica nos 21 por cento, ou seja uns já estão na Sociedade da Informação, enquanto que os outros estão excluídos desta realidade.

Também o custo por utilizador é discrepante. De acordo com o UIT nos países desenvolvidos o valor pago pelas comunicações representa, em média. 1,5 por cento do rendimento, nos países pobres os poucos que têm acesso a estes serviços pagam cerca de 17,5 por cento do seu salário pelos mesmos. Esta diferença é mais notória no que concerne às ligações de banda larga.

Segundo os autores do estudo «esta estratificação no acesso à Internet ameaça ampliar as disparidades económicas entre os países», e «as limitações de acesso também aumentam as diferenças entre ricos e pobres dentro de cada país».

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Entrar na minha conta:

Seja
Bem Vindo

CLIQUE E DESCOMPLIQUE!

Nós tratamos da tecnologia por si...

Registar a minha conta:

cookies

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Estamos a recrutar

Acreditas que podes fazer a diferença na equipa de profissionais do Informatico.pt?
Então escolhe o cargo que pretendes ocupar envia-nos o teu curriculum vitae atualizado em formato PDF.
Acompanhado do teu portefólio e/ou carta de motivação para o email [email protected].
Lembra-te de especificar, no assunto do email, o cargo para o qual te candidatas.
Ou então preenche apenas o formulário a seguir…
recrutar

Formulário DE CANDIDATURA

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato