Abrir ficheiros do Linux no Windows

Quem usa dual-boot, tem sempre um pequeno problema: a impossibilidade de ler partições do Linux apartir do Windows. O inverso é muito fácil, a maioria das distribuições já possuem o suporte nativo ou facilitam bastante a activação desde recurso. Já o nosso “querido” Windows não disponibiliza tal suporte, nem facilita o processo. Mas como a comunidade de Software Open source é muito grande, vão surgindo soluções. Neste artigo explicaremos como usar um programa no Windows para se conseguir ler partições ext2/ext3/ext4 (usadas pela maioria dos utilizadores de Linux).

Se ainda é um novato no Linux e não sabe o que é uma partição ou não sabe qual o sistema de ficheiros que usa, é 99,99999% provavel que seja ext4 (na maioria das distribuições o padrão é o sistema de ficheiros ext4).

Continue a ler para ver como usar o programa…

A utilização do programa é muito simples, depois de instalado, surgirá uma janela com todas as partições, clicando duas vezes em cima dos ícones, conseguiremos ver os ficheiros que contêm.

Antes de continuarmos, vamos instalar o programa, o seu nome é ext2explore e pode ser descarregado aqui. Depois de instalado, devemos executa-lo como administrador. Para isso clique com o botão direito do rato sobre o ícone do programa e escolha a opção “Executar como administrador”.

Feito isso, o programa será aberto e em ambas as colunas será mostrado as partições identificadas. No meu caso possuo três partições ext4.

Basta clicar duas vezes em cima da partição desejada que os ficheiros serão mostrados. Para guardar qualquer ficheiro ou pasta, basta clicar com o botão direito do rato em cima do ficheiro ou pasta desejada e clicar em save (guardar) . Depois disso é necessário escolher o local onde o ficheiro será guardado.

Por enquanto não é possível copiar ficheiros do Windows para a partição Linux, mas isto não é um grande problema, já que é possível abrir partições NTFS normalmente apartir do Linux.

Quem trabalha com dual-boot, esta dica é muito valiosa, pois as vezes é preciso reiniciar o sistema só para copiar algum ficheiro de uma partição ext para a partição do Windows.

Espero que gostem da dica e até a próxima.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “Abrir ficheiros do Linux no Windows”

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.