A segurança do Google Apps

Estas têm sido umas semanas intensas e agitadas com graves problemas de segurança em muitos serviços que estão alojados na Internet. A segurança dos dados e dos conteúdos que as empresas colocam acessíveis aos seus utilizadores pode ser facilmente quebrada e muita informação sensível pode passar para as mãos de quem não deve ter acesso a ela. É necessário reforçar os métodos de controlo a essa informação e reforçar as medidas de contenção e segurança nessas redes.

Um dos factores que muitas vezes é esquecido por muitas empresas e pelos seus utilizadores é a segurança física das suas instalações. Da mesma forma que é necessária uma segurança apertada no controlo de acesso a certas zonas das redes de dados, também o acesso físico aos locais onde essas redes e servidores estão instalados deve ser acautelado. A Google, como empresa que depende unicamente de serviços alojados na Internet não esquece essas medidas.

O centro de todo o negócio da Google é a informação. Tudo gira em torno da disponibilização de serviços assentes na Internet e em volumes de dados que conseguiriam recolher da própria Internet. O valor que dão a essa informação obriga a que tenham medidas de segurança e fiabilidade adicionais em cada um dos muitos datacenters que têm espalhados pelo mundo.

Toda a informação encontra-se distribuída e replicada, por forma a que em caso de problemas num datacenter ou numa máquina, os seus serviços não sejam afectados e consigam continuar a ser prestados.

Para além de cuidados especiais no acesso de pessoas a esses locais, também é a Google que constrói os seus servidores e faz a manutenção dos mesmos. Têm um sistema operativo específico e construído pela Google. Em suma, a Google concentra em si todas as tarefas de controlo e manutenção. Com a sua dimensão, outra coisa não seria esperada.

O vídeo que podem ver abaixo mostra toda a segurança que a Google coloca nos seus centros de dados. À segurança física, dos dados e dos seus sistemas é dada atenção especial e todos os cuidados que podem e devem ser aplicados estão presentes.

Tal como toda a segurança que é necessária para manter os dados numa rede ligada à Internet, também é necessária segurança forte no acesso físico aos locais onde esses mesmos dados estão localizados.

Apesar de não existirem muitos ataques e problemas reportados eles existem de certeza. A manutenção dos serviços deve ser encarada como uma vertente importante e a ser cuidada, o que nem sempre acontece nas empresas.

Homepage: Google Apps

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.