A Primavera Software investe no Cloud Computing

A Primavera Software está a reforçar a sua aposta em cloud computing  com investimento em investigação e desenvolvimento e na promoção da sua oferta baseada nesse modelo.  “No final de 2012,  a maior parte do mercado terá percebido as virtudes da cloud computing”,  prevê  José Dionísio.

A Primavera Software investe no Cloud Computing 1

Nessa altura fará mais sentido para a empresa disponibilizar os produtos menos sofisticados, além de novos desenvolvimentos, apenas no referido modelo. “Logo que possa, a Primavera fará isso, e essa medida deverá impulsionar ainda mais a transição para a cloud”, diz o responsável.

Para já, 96% dos novos clientes da empresa ainda estão mais interessados na oferta mais convencional, com implantações  em infra-estruturas tecnológicas internas. Daqui  a ano e meio, “talvez 20% dos nossos novos clientes de menor dimensão” já deverão querer adoptar uma solução de cloud computing.

Segundo as previsões da IDC, o mercado português de cloud computing deverá ascender a 24 milhões de euros no final de 2011: 13 milhões  relativos a Software as a Service (SaaS); quatro milhões ligados a Platform as a Service (Paas); e sete na área de Infra-estructure as a Service (IaaS).  Em 2012,  o valor do mercado deverá crescer para os 30 milhões de euros, de acordo com a mesma consultora: 15 milhões realizados em SaaS, dez no segmento de  IaaS, e cinco milhões no de PaaS.

Hoje a facturação da Primavera, em cloud computing, deve valer perto de 2% do volume de negócios da empresa (considerando o valor de cerca de 14 milhões de 2010), estima José Dionísio. Mas o “interesse no modelo é crescente”.

O responsável deixa de lado a possibilidade de um “crescimento explosivo”.  Contudo, defende que os números actuais têm de ter um “enquadramento de potencial”, por se referirem a “um negócio capaz  de ganhar muita escala “.

“Vamos atingir cada vez mais pessoas nas empresas. São utilizadores simples com necessidade de terem acesso a informação, em mobilidade, através de um browser ”, diz Dionísio. Hoje revela que o fabricante tem já 2100 organizações a fazerem facturação ”em ambiente”de cloud computing Primavera.  Perto de 1500 fazem-no através do parceiro Fiducial, a qual gere uma rede de 60 gabinetes de contabilidade.

Além disso, 70% dos cerca de três milhões de euros, destinados  ao investimento da Primavera em investigação e desenvolvimento, durante 2011, são para criar novos produtos e soluções, segundo o executivo.  O enfoque na cloud computing é forte  e “haverá rupturas” com as soluções tradicionais, estima. Pouco mais de 1,3 milhões serão investidos nas soluções tradicionais.

Cloud em África
A Primavera já tem “alguns”clientes em ambiente de cloud no continente africano,  segundo José Dionísio. São empresas africanas, que  apesar da ainda  periclitante fiabilidade das comunicações, acedem pela Internet a aplicações alojadas na infra-estrutura do fabricante , em Picoas (nas intalações da PT).
A internacionalização do negócio da Primavera passa também por Espanha e  pelo Leste europeu. José Dionísio diz que a organização continua atenta a oportunidades de aquisição de empresas no país vizinho.
E ao mesmo tempo prepara a entrada na Polónia, com um parceiro local. Segundo o responsável, decorrem negociações com uma entidade, depois de um estudo de viabilidade do negócio ter dado boas notícias: os custos de adaptação da oferta da empresa ao mercado polaco, são suportáveis pela mesma.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.