A NASA sofreu 13 ataques confirmados em 2011

NASA informou nesta semana, num congresso sobre segurança, que ao longo do ano de 2011 seus computadores foram invadidos  13 vezes por hackers.

Entre os dados acedidos, foram registados roubos de credenciais de funcionários e o acesso a projetos de missões.

As brechas da NASA foram consideradas críticas, e, em alguns casos, o problema pode causar danos à segurança dos Estados Unidos. Essas falhas na segurança são reflexo do baixo investimento feito pela agência em segurança de TI. Apenas US$ 58 milhões dos US$ 1,5 bilhão do orçamento anual da NASA foram utilizados para a segurança dos seus computadores e servidores.

Laptop da NASA que pode controlar a Estação Espacial Internacional é roubado
Hackers conseguem extrair 6 GB de dados da NASA
“Alguns computadores e servidores da NASA continham informações relevantes, que se perdidas ou roubadas, podem resultar em uma perda financeira significativa, prejudicando a segurança nacional, ou a vantagem competitiva de nossa nação em relação à tecnologia empregada”, disse Paul Martin, inspetor geral da agência, em depoimento para a Comissão de Ciência, Espaço e Tecnologia, da Câmara dos Estados Unidos.

NASA foi hackeada 13 vezes em 2011 (Foto: NASA.gov)

Paul afirma que a NASA descobriu em novembro que os invasores conseguiram invadir os computadores da agência através de um endereço de IP chinês, obtendo acesso à rede de dados do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
Ainda de acordo com o inspetor, os hackers conseguiram ter acesso total ao sistema.

O nível do acesso foi capaz de permitir modificação, cópia e remoção de vários ficheiros confidenciais, além de possibilitar a criação de contas de usuários para o próprio laboratório, bem como uploads de ferramentas de hacking para roubo de credenciais e comprometer o sistema computacional da NASA.

Os hackers conseguiram modificar os logs de sistema para esconder as ações realizadas.


Em outro ataque ocorrido em 2011, os invasores roubaram as credenciais para acessar os dados de mais de 150 funcionários da agência.

Segundo Paul, a NASA levou muito tempo para criptografar ou embaralhar os dados de seus laptops e proteger as informações.

Isso aconteceu depois que os computadores portáteis não criptografados foram perdidos ou roubados da agência, contendo códigos de controle e dados relacionados aos projetos Constellation e Orion.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.