A Internet do futuro usará partículas quânticas

Gosta de física quântica? E de computadores quânticos? Ou computadores quânticos num diamante?

Então deveria saber que recentes estudos do Instituto Max Planck conseguiram descobrir  uma forma de criar uma rede quântica na qual um fóton é trocado entre dois átomos. Futuro!

De acordo com a Time, os dois átomos transmitem o fóton através de um cabo de fibra ótica de 60 metros e diz-se ter sido o primeiro a enviar, receber e armazenar informação sem falhas.

“O professor Ignacio Cirac, diretor do MPQ, propôs o framework para o experimento. Na rede quântica do seu time, átomos rubídios individuais foram apresentados entre dois espelhos altamente reflexivos colocados a menos de um milímetro de distância — uma configuração conhecida como ‘cavidade ótica’. O time então disparou um laser num dos átomos, calibrado de forma a não desestabilizá-lo, mas sim fazê-lo emitir um fóton, o qual, então, atravessou os 60 metros da fibra ótica para ser absorvido pelo segundo átomo, transferindo a informação quântica do primeiro átomo.”

Partículas quânticas.

Pelo facto de bits quânticos serem capazes de utilizar zeros e uns ao mesmo tempo, os bits só precisam trocar o status dos seus estados, o qual os investigadores dizem ser uma maneira mais rápida e elegante de transferir dados.

Eles inclusive acreditam que uma Internet totalmente quântica seja possível.

Fonte Gizmodo Brasil

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.