A internet das coisas

Desde o inicio de 2009 que aumentaram os objectos do mundo real que se ligam à Internet. Cada vez mais as infra-estruturas tecnológicas acompanham esta tendência, pela simples razão de que as empresas que as produzem vêem uma grande oportunidade de mercado. A internet das coisas.

À medida que mais e mais ‘coisas’ vão sendo ligadas à Net, criam uma maior demanda por infra-estruturas de rede, como por exemplo os routers. Da mesma forma, mais tecnologia será desenvolvida para carregar e gerir os dados dos objectos do mundo real. 

A Cisco criou um infográfico que representa de modo simples como a Internet das coisas irá afectar a nossa vida quotidiana. Até 2020, haverá 50.000 milhões de ‘coisas’ ligadas à Internet, desde o seu relógio biológico, alarme do carro, e até mesmo vacas.

Tem havido alguma controvérsia sobre o número de coisas ligadas e até quando. A Cisco prevê que 50 bilhões de dispositivos estarão ligados até 2020, a IBM recentemente  afirmou que serão 1 trilião de dispositivos até 2015. De facto, em abril de 2010, a Cisco disse que até 2013 o número de dispositivos ligados à Internet vai chegar a 1 trilião. Assim, mesmo a Cisco não parece ter uma previsão consistente.

Independentemente disso, como o infográfico abaixo mostra, o número de coisas ligadas à Internet já ultrapassou o número de pessoas na Terra. Portanto, esta é uma grande tendência e um grande negócio para a Cisco e outras empresas de tecnologia.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.