A importância da monitorização aumenta

Em tempos, o suporte das TI passava, apenas, pela configuração da infra-estrutura informática e pelos procedimentos de emergência em caso de falha de equipamentos.


Actualmente, uma grande parte do trabalho efectuado, por equipas especializadas em TI, passa pela monitorização regular de sistemas e aplicações garantindo, assim, o correcto funcionamento destes nas organizações.

Os sistemas de monitorização podem ser encarados, neste momento, como uma peça central de produtividade. A título de exemplo, observamos facilmente que o grau de eficiência e de dimensionamento de grande parte das redes e de sistemas informáticos determina, automaticamente, qual o número de utilizadores que pode aceder, em simultâneo, a um qualquer servidor ou aplicação, assim como a velocidade de acesso.

Em caso de falha no acesso a servidores ou aplicações (falhas totais, lentidão provocada por malwares não detectados, ou outros), os utilizadores podem sofrer o impacto de ligações demasiado lentas, perda de documentos, de emails ou outras situações adversas à produtividade. Estes casos não são, frequentemente, suficientes para causar uma paragem total no trabalho, mas originam quebras diversas, reduzem a produtividade e provocam impactos financeiros indirectos, muitas vezes difíceis de calcular.

Além disso, existem outras preocupações a ter em conta: problemas de software, sistema operativo, hardware, comunicações, entre muitos outros. Qualquer avaria num destes componentes implica uma redução ou quebra de produtividade associada às TI.

A monitorização de sistemas e respectiva alarmística existe sobre diversas formas, dependendo dos sistemas ou servidores a que se destina. Algumas são simples rotinas ou inspecções automáticas de sistemas utilizando software open-source. Outras são bastante mais complexas, chegando ao ponto de efectuar testes físicos para avaliar a performance de um sistema. Em qualquer caso, o objectivo é obter uma aproximação às tecnologias de informação que reduza, numa fase posterior, o risco de erro ou catástrofe.

Quase todas as empresas necessitam de monitorização, independentemente da sua dimensão. Pequenas empresas poderão utilizar simples aplicações de teste e alerta, caso seja encontrada alguma anomalia. Muitas destas aplicações podem executar backups a sistemas, fornecer dados sobre espaço disponível, em volumes ou memória disponível, para processamento.

Grandes organizações e empresas, especializadas em suporte e hosting, devem ir mais longe na procura de soluções intensivas de monitorização. Nestes casos, os elevados custos de soluções especializadas de monitorização e alarmística são largamente ultrapassados pelos danos causados, em caso de falha, nos sistemas e por longos períodos de inactividade de negócio.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “A importância da monitorização aumenta”

  1. quiero decir ,es tu personalidad ,bastante similar como la describen con los signos del sodiaco o no se parece en nada.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.