A importância da monitorização aumenta

Em tempos, o suporte das TI passava, apenas, pela configuração da infra-estrutura informática e pelos procedimentos de emergência em caso de falha de equipamentos.

A importância da monitorização aumenta 1
Actualmente, uma grande parte do trabalho efectuado, por equipas especializadas em TI, passa pela monitorização regular de sistemas e aplicações garantindo, assim, o correcto funcionamento destes nas organizações.

Os sistemas de monitorização podem ser encarados, neste momento, como uma peça central de produtividade. A título de exemplo, observamos facilmente que o grau de eficiência e de dimensionamento de grande parte das redes e de sistemas informáticos determina, automaticamente, qual o número de utilizadores que pode aceder, em simultâneo, a um qualquer servidor ou aplicação, assim como a velocidade de acesso.

Em caso de falha no acesso a servidores ou aplicações (falhas totais, lentidão provocada por malwares não detectados, ou outros), os utilizadores podem sofrer o impacto de ligações demasiado lentas, perda de documentos, de emails ou outras situações adversas à produtividade. Estes casos não são, frequentemente, suficientes para causar uma paragem total no trabalho, mas originam quebras diversas, reduzem a produtividade e provocam impactos financeiros indirectos, muitas vezes difíceis de calcular.

Além disso, existem outras preocupações a ter em conta: problemas de software, sistema operativo, hardware, comunicações, entre muitos outros. Qualquer avaria num destes componentes implica uma redução ou quebra de produtividade associada às TI.

A monitorização de sistemas e respectiva alarmística existe sobre diversas formas, dependendo dos sistemas ou servidores a que se destina. Algumas são simples rotinas ou inspecções automáticas de sistemas utilizando software open-source. Outras são bastante mais complexas, chegando ao ponto de efectuar testes físicos para avaliar a performance de um sistema. Em qualquer caso, o objectivo é obter uma aproximação às tecnologias de informação que reduza, numa fase posterior, o risco de erro ou catástrofe.

Quase todas as empresas necessitam de monitorização, independentemente da sua dimensão. Pequenas empresas poderão utilizar simples aplicações de teste e alerta, caso seja encontrada alguma anomalia. Muitas destas aplicações podem executar backups a sistemas, fornecer dados sobre espaço disponível, em volumes ou memória disponível, para processamento.

Grandes organizações e empresas, especializadas em suporte e hosting, devem ir mais longe na procura de soluções intensivas de monitorização. Nestes casos, os elevados custos de soluções especializadas de monitorização e alarmística são largamente ultrapassados pelos danos causados, em caso de falha, nos sistemas e por longos períodos de inactividade de negócio.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Uma resposta

  1. quiero decir ,es tu personalidad ,bastante similar como la describen con los signos del sodiaco o no se parece en nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.