A disciplina é a chave para o sucesso

Quando pensamos nas qualidades dos grandes líderes como Albert Einstein, Bill Gates, Donald Trump e o saudoso Steve Jobs, uma coisa é muito marcante em todos eles, a Disciplina. Steve Jobs inclusive foi um dos mais disciplinados líderes de todos os tempos.

Podemos dizer que praticamente nenhum destes líderes teria chegado onde chegarem sem disciplina. O gênio que foi Albert Einsten não teria a notoriedade que tem até hoje se não tivesse passado horas e horas estudando e trabalhando em suas pesquisas.

Se não tivesse passado noites e noites trabalhando arduamente e não tivesse insistido em suas negociações, Bill Gates não teria montado o império que montou e se tornado o homem mais rico do mundo.

Donald Trump quase chegou a falência por mais de duas vezes e com sua disciplina e trabalho duro conseguiu formar o império que tem hoje sendo um dos 100 homens mais ricos do mundo e o visionário Steve Jobs que foi demitido da empresa que fundou (Apple) não teria se tornado este ícone que todos reconhecemos sem disciplina.

Disciplina, trabalho duro e persistência são fatores primordiais para o sucesso tanto profissional quanto pessoal. Todos nós temos este potencial e devemos ter disciplina para atingir nossos objetivos, mas muitas vezes não se consegue isto por não focar nos objetivos, não ter disciplina de organizar sua vida a focar no que realmente importa.

Podemos ver estas mesmas características nos alunos que passam nas melhores universidades do Brasil como USP, Univamp e outras. O mesmo vale para aqueles que passam nos tão concorridos concursos públicos. O que estas pessoas tem em comum com Albert Einstein? Simples: Disciplina.

Mas a pergunta que vem à cabeça é: Como ter disciplina?

A boa notícia é que as pessoas não nascem com disciplina, isto não está no DNA. Disciplina se aprende e este aprendizado está essencialmente relacionado à outro comportamento: Ter foco, definir metas, acompanhar estas metas e atingi-las.

Todos os pilotos de formula 1 começaram no Kart e foram subindo as categorias até chegar ao seu objetivo final, a formula 1. Assim como eles, você deverá dar um passo de cada vez, mas sempre focando no objetivo final. Em pouco tempo você perceberá que de passo em passo se chega longe.

Tão importante quanto uma meta final é estabelecer também metas intermediárias. É importante estabelecer estas metas e acompanhar o progessso. Quando de atrasos, trabalhe mais ainda para corrigir a rota. As metas intermediárias além de dividirem o trabalho, ajudam na motivação pois será um conjunto de conquistas.

Você quer aprender a falar inglês em um ano? Então planeje estudar pelo menos uma hora por dia e conversar com pessoas em inglês no mínimo uma hora por semana. Parece pouca coisa, mas há vários casos de pessoas que em menos de um ano estão fazendo reuniões e fazendo negociações em inglês.

Então, foque! Defina um planejamento com metas intermediárias para atingir seus objetivos. Não esqueça da agenda e principalmente não esqueça de compensar os desvios.

Esta é a desculpa mais comum. Não se tem tempo para trabalhar em seus objetivos pessoais, mas se tem tempo para outras coisas como TV, internet, jogos e outros. Obviamente que todos precisamos nos divertir um pouco de vez em quanto mas, mesmo para isso devemos ter disciplina e separar um tempo que não se misture com o tempo dos nossos objetivos.

Você planejou que iria estudar um novo idioma cinco horas por semana mas em uma determinada semana foi necessário fazer uma viagem a um cliente? Então, lamento dizer mas na semana seguinte ao invés de cinco horas você precisará estudar 10 horas. Isto é uma compensação para você não comprometer sua meta. Foco é essencial e o planejamento lhe ajudará a ter este foco.

Pessoas disciplinadas normalmente são pessoas vencedoras, pois elas atingem seus objetivos, então, porque não começar a ter disciplina hoje mesmo? Você pode começar de uma forma simples:

Defina um objetivo que você quer atingir no próximo mês ou mesesDefina metas intermediáriasReserve um período semanal para trabalhar neste objetivoColoque isto em uma agenda ou cronogramaE por último, mãos a obra

Faça este exercício e depois conte-nos o resultado.

Fonte

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.