A Cloud poupará ao estado 100 milhões euros

Se a Administração Pública portuguesa trabalhasse em sistema de cloud computing o Estado pouparia 100 milhões de euros em hardware e comunicações. A previsão é da Microsoft Portugal, que está em conversações com o grupo de trabalho do governo que avalia as tecnologias de informação.
A Cloud poupará ao estado 100 milhões euros 1
O director do Segmento de PME e Parceiros da Microsoft Portugal, Mauro Xavier, citado pelo Diário Económico, sustenta que aquela solução seria mais eficaz, mais segura e fiável, bem como mais transparente.   E, por ser mais barata, permitiria ao Estado libertar recursos para a actividade económica.

Com a adopção do sistema de cloud computing, as instituições estatais não precisariam de ter os seus próprios servidores, nem necessitariam de ter o mesmo número de especialistas informáticos. Isto devido à concentração de data centers, que passariam a ser geridos pela Microsoft, “sem quebras de sistema”.

O sistema informático estatal ficaria centralizado em três ou quatro sítios, com a vantagem de esta tecnologia permitir, além do fornecimento de informação, a realização de vídeo-conferências, com a inerente poupança em deslocações.

Em matéria de segurança, o director da Microsoft garante que não haveria qualquer risco, pois a empresa consegue multiplicar por dez qualquer nível de segurança de uma empresa ou governo. “Estamos disponíveis para, se o governo quiser, usarmos a nossa parceria com a Portugal Telecom e garantir que toda a informação fica em solo nacional”, adianta Mauro Xavier.

  Fonte: Diário Económico

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

One Response

  1. Gostava de saber quanto pouparia se não usasse tecnologias da Microsoft e migrasse tudo para ferramentas open source! Ah, pois… mas isso não interessa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS
Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato