A Cloud poupará ao estado 100 milhões euros

Se a Administração Pública portuguesa trabalhasse em sistema de cloud computing o Estado pouparia 100 milhões de euros em hardware e comunicações. A previsão é da Microsoft Portugal, que está em conversações com o grupo de trabalho do governo que avalia as tecnologias de informação.

O director do Segmento de PME e Parceiros da Microsoft Portugal, Mauro Xavier, citado pelo Diário Económico, sustenta que aquela solução seria mais eficaz, mais segura e fiável, bem como mais transparente.   E, por ser mais barata, permitiria ao Estado libertar recursos para a actividade económica.

Com a adopção do sistema de cloud computing, as instituições estatais não precisariam de ter os seus próprios servidores, nem necessitariam de ter o mesmo número de especialistas informáticos. Isto devido à concentração de data centers, que passariam a ser geridos pela Microsoft, “sem quebras de sistema”.

O sistema informático estatal ficaria centralizado em três ou quatro sítios, com a vantagem de esta tecnologia permitir, além do fornecimento de informação, a realização de vídeo-conferências, com a inerente poupança em deslocações.

Em matéria de segurança, o director da Microsoft garante que não haveria qualquer risco, pois a empresa consegue multiplicar por dez qualquer nível de segurança de uma empresa ou governo. “Estamos disponíveis para, se o governo quiser, usarmos a nossa parceria com a Portugal Telecom e garantir que toda a informação fica em solo nacional”, adianta Mauro Xavier.

 Fonte: Diário Económico

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

1 thought on “A Cloud poupará ao estado 100 milhões euros”

  1. Gostava de saber quanto pouparia se não usasse tecnologias da Microsoft e migrasse tudo para ferramentas open source! Ah, pois… mas isso não interessa!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.