97 casos de transformação digital

A APDC apresenta na próxima quarta-feira o estudo a “Economia Digital em Portugal 2017 – Casos de Transformação Digital”, durante o seu congresso anual

O 27º Digital Business Congress, da APDC, ficará marcado pela apresentação de um estudo sobre 97 casos de transformação digital no tecido empresarial português. O trabalho, a ser apresentado primeiro dia do congresso, na próxima quarta-feira (27 de Setembro) surgirá com indicadoresque permitem extrair lições e identificar factores críticos de sucesso, revela um comunicado.

Denominado “A Economia Digital em Portugal 2017 – Casos de Transformação Digital” o estudo ficará disponível no site da associação, durante o mesmo dia. De acordo com a nora de imprensa os casos abordados englobam um total de 18 sectores de actividade – indústria, administração pública, operadores postais e logística, serviços financeiros, energia, retalho, telecomunicações, infraestruturas e transportes, turismo, saúde, media, mar e agricultura. São organizados ainda em cinco áreas transversais: outsourcing e nearshoring, cidades e territórios digitais, empreendedorismo digital, qualificações digitais e cidadania digital.

A análise incluída, oferece ainda a apresentação dos resultados do Índice de Densidade Digital (IDD), realizado pela Accenture Strategy e a Oxford Economics. Segundo o mesmo a Economia Digital tem um impacto cerca de 6 vezes maior no PIB dos países desenvolvidos do que o tradicionalmente estimado. “Considerando o atual nível de maturidade de Portugal e aplicando a relação empírica entre o IDD e o crescimento económico, o estudo da Accenture Strategy identifica algumas iniciativas estratégicas focadas no desenvolvimento da Economia Digital que podem representar um benefício muito significativo no PIB nacional até 2020”, avança ainda o comunicado.

O estudo da APDC resulta de uma acção colaborativa coordenada por 68 membros de 26 empresas associadas da APDC e mobilizando 112 clientes de 65 organizações.

Organizações abrangidas pelo trabalho:

– Indústria fabril: grupo Ascendum grupo Nabeiro e Lusiaves;
– Administração Pública: Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, Direcção-geral do Consumidor; Imprensa Nacional-Casa da Moeda; Instituto dos Registos e Notariado; Ministério da Justiça; e Segurança Social;
– Operadores Postais e logística: CTT; Luís Simões; Porto de Leixões e Rangel.
– Serviços financeiros: Jornada do Cliente no BPI; Crédito Agrícola; Montepio. Novas Formas de Trabalhar no BPI e Montepio. Meios de Pagamento no H3, RNE, Millenniumbcp e Novo Banco. No sub-capítulo dos Seguros: Ageas Seguros; APS ; e Fidelidade.
– Energia: EDP Distribuição; ENDESA; Galp; e REN.
– Retalho: NOS; Media Markt, Salsa; e Worten.
– Telecomunicações: ANACOM; NOS; PT e ROFF.
– Infraestruturas e transportes: Infraestruturas de Portugal/ IP Telecom; e Fertagus.
– Turismo: Grupo Bensaude; Grupo Pestana; e SANA Evolution Lisboa.
– Saúde: Direção Geral de Saúde; Hope Care; Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca; Hospital Garcia de Orta; Lusíadas Saúde; e Serviços Partilhados do Ministério Saúde.
– Media: Agência LUSA; Expresso; NOS; RTP; SIC; TVI.
– Mar e Agricultura: Município de Abrantes; e Viveiros do Atlântico.
– Outsourcing e nearshoring: Accenture, CHEP UK; Galp Distribuição Gás; e ORSAN Chile.
– Cidades e territórios digitais: Câmara Municipal de Abrantes; Câmara Municipal de Cascais; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Seia; Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC)/Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL); e Junta de Freguesia da Estrela.
– Empreendedorismo digital: 360imprimir; Agentifai; Attentive; Codacy; Cook4Me; CoolFarm; Defined Crowd, Feedzai; GuestU; Hole19; Infraspeak; Knok Healthcare; Line Health; Loqr; Sword Health; e Unbabel.
Qualificações digitais: Agrupamento de Escolas da Trofa; Direção-Geral da Educação; Instituto do Emprego e Formação Profissional; Randstad; e Vodafone.
Cidadania Digital: Câmaras Municipais; Vodafone; e Follow Inspiration.



António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[0 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.