81% das compras online em websites de marca

Os websites das marcas/lojas são os locais preferidos pelos portugueses para fazer compras online, de acordo com o Observador Cetelem eCommerce 2018. Seguem-se os marketplaces, plataformas agregadoras de diversos vendedores. Maioria dos consumidores faz compras a partir de casa.

lojas comercio online compras internet

81% dos consumidores indicam que o recurso aos websites das marcas é o que mais vezes se repete quando fazem compras online. 56% utilizam plataformas agregadoras – os marketplaces – como a Amazon ou o EBay. De salientar a também frequente utilização de websites de classificados, como OLX, Custo Justo ou Santdvirtual, por parte de 24% dos inquiridos que fazem compras na Internet.

Estes resultados parecem evidenciar que os websites oficiais das marcas têm um conjunto de vantagens que atraem os compradores online. Desde logo, a credibilidade associada à marca e a perceção de maior facilidade de contacto ou menor perigo de falcatrua. Uma diferenciação face às restantes plataformas que tende a esbater-se no tempo, devido à crescente preocupação destes players com a satisfação do consumidor.

O que são Compras Online?

Compras on-line é uma forma de comércio eletrónico que permite aos consumidores comprar diretamente produtos ou serviços de um vendedor pela Internet usando um navegador da web . Os consumidores encontram um produto de interesse visitando o site do comerciante diretamente ou pesquisando fornecedores alternativos usando um mecanismo de busca de compras, que lhes mostra a disponibilidade e o preço do mesmo produto em diferentes lojas on-line. A partir de 2016, os clientes podem fazer compras on-line usando uma variedade de computadores e dispositivos diferentes, incluindo computadores de mesa , laptops , tablets esmartphones.

Uma loja on-line evoca a analogia física de comprar produtos ou serviços em um comerciante ou shopping center regular “de tijolos e argamassa”. O processo é chamado de compras on-line business-to-consumer (B2C). Quando uma loja on-line é configurada para permitir que as empresas comprem de outras empresas, o processo é chamado de compras on-line business-to-business (B2B).Uma loja online típica permite ao cliente navegar na gama de produtos e serviços da empresa, ver fotos ou imagens dos produtos, juntamente com informações sobre as especificações, características e preços do produto.

Lojas on-line normalmente permitem que os compradores usem recursos de “pesquisa” para encontrar modelos, marcas ou itens específicos. Clientes on-line deve ter acesso à Internet e uma válida forma de pagamento , a fim de completar uma transação, como um cartão de crédito , um Interac habilitado cartão de débito , ou um serviço como o PayPal . Para produtos físicos (por exemplo, livros de bolso ou roupas), o e-tailer envia os produtos ao cliente; Para produtos digitais, como ficheiros de musica ou software , o e-tailer geralmente envia o ficheiro para o cliente pela Internet. A maior dessas empresas de comercio on-line são AlibabaAmazon.com e eBay .

 

Maioria das Compras são feitas a partir de casa

A maioria dos shoppers inquiridos assegura que faz as suas compras em casa, mais concretamente 95%. A oportunidade de pesquisar nas horas de lazer e descanso parecem ser aspetos decisivos para a preferência dos portugueses. O local de trabalho está longe de ser usado para o efeito, já que simplesmente um terço dos inquiridos nacionais confessam fazer compras online durante o período laboral. As conclusões são do estudo Observador Cetelem eCommerce 2018.

Mas nem sempre se fazem compras em plataformas dedicadas em exclusivo ao comércio eletrónico. Isto porque cerca de 39% das pessoas referem já ter efetuado compras a particulares, uma percentagem superior à registada pelas plataformas em que são possíveis estas trocas comerciais. Neste contexto, as redes sociais terão também uma quota parte deste tipo de transações. Diga-se, porém, que apesar de se registar uma forte adesão dos portugueses às redes sociais, estes canais apresentam ainda uma utilização marginal para a realização de compras na internet, com simplesmente 9% a afirmarem recorrer a estas plataformas com regularidade.

 

post_title
81% das compras online em websites de marca 2

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato