81% das compras online em websites de marca

Os websites das marcas/lojas são os locais preferidos pelos portugueses para fazer compras online, de acordo com o Observador Cetelem eCommerce 2018. Seguem-se os marketplaces, plataformas agregadoras de diversos vendedores. Maioria dos consumidores faz compras a partir de casa.

lojas comercio online compras internet

81% dos consumidores indicam que o recurso aos websites das marcas é o que mais vezes se repete quando fazem compras online. 56% utilizam plataformas agregadoras – os marketplaces – como a Amazon ou o EBay. De salientar a também frequente utilização de websites de classificados, como OLX, Custo Justo ou Santdvirtual, por parte de 24% dos inquiridos que fazem compras na Internet.

Estes resultados parecem evidenciar que os websites oficiais das marcas têm um conjunto de vantagens que atraem os compradores online. Desde logo, a credibilidade associada à marca e a perceção de maior facilidade de contacto ou menor perigo de falcatrua. Uma diferenciação face às restantes plataformas que tende a esbater-se no tempo, devido à crescente preocupação destes players com a satisfação do consumidor.

O que são Compras Online?

Compras on-line é uma forma de comércio eletrónico que permite aos consumidores comprar diretamente produtos ou serviços de um vendedor pela Internet usando um navegador da web . Os consumidores encontram um produto de interesse visitando o site do comerciante diretamente ou pesquisando fornecedores alternativos usando um mecanismo de busca de compras, que lhes mostra a disponibilidade e o preço do mesmo produto em diferentes lojas on-line. A partir de 2016, os clientes podem fazer compras on-line usando uma variedade de computadores e dispositivos diferentes, incluindo computadores de mesa , laptops , tablets esmartphones.

Uma loja on-line evoca a analogia física de comprar produtos ou serviços em um comerciante ou shopping center regular “de tijolos e argamassa”. O processo é chamado de compras on-line business-to-consumer (B2C). Quando uma loja on-line é configurada para permitir que as empresas comprem de outras empresas, o processo é chamado de compras on-line business-to-business (B2B).Uma loja online típica permite ao cliente navegar na gama de produtos e serviços da empresa, ver fotos ou imagens dos produtos, juntamente com informações sobre as especificações, características e preços do produto.

Lojas on-line normalmente permitem que os compradores usem recursos de “pesquisa” para encontrar modelos, marcas ou itens específicos. Clientes on-line deve ter acesso à Internet e uma válida forma de pagamento , a fim de completar uma transação, como um cartão de crédito , um Interac habilitado cartão de débito , ou um serviço como o PayPal . Para produtos físicos (por exemplo, livros de bolso ou roupas), o e-tailer envia os produtos ao cliente; Para produtos digitais, como ficheiros de musica ou software , o e-tailer geralmente envia o ficheiro para o cliente pela Internet. A maior dessas empresas de comercio on-line são AlibabaAmazon.com e eBay .

 

Maioria das Compras são feitas a partir de casa

A maioria dos shoppers inquiridos assegura que faz as suas compras em casa, mais concretamente 95%. A oportunidade de pesquisar nas horas de lazer e descanso parecem ser aspetos decisivos para a preferência dos portugueses. O local de trabalho está longe de ser usado para o efeito, já que simplesmente um terço dos inquiridos nacionais confessam fazer compras online durante o período laboral. As conclusões são do estudo Observador Cetelem eCommerce 2018.

Mas nem sempre se fazem compras em plataformas dedicadas em exclusivo ao comércio eletrónico. Isto porque cerca de 39% das pessoas referem já ter efetuado compras a particulares, uma percentagem superior à registada pelas plataformas em que são possíveis estas trocas comerciais. Neste contexto, as redes sociais terão também uma quota parte deste tipo de transações. Diga-se, porém, que apesar de se registar uma forte adesão dos portugueses às redes sociais, estes canais apresentam ainda uma utilização marginal para a realização de compras na internet, com simplesmente 9% a afirmarem recorrer a estas plataformas com regularidade.

 

post_title
81% das compras online em websites de marca 1

post_excerpt

Editor's Rating:
5
António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

ajudar-informatico-pt

Mantenha-se Informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo, brindes, ofertas e promoções…

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registar

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.