60% das PMEs não têm site na internet

Um estudo concluiu que 60% das PMEs não têm site na internet e dois terços não o tencionam fazer, nem quando lhe oferecem um site gratuitamente.

60% das PMEs não têm site na internet 1

Quase quatro em cada 10 PMEs nacionais (38%, em concreto) tem uma presença online mas a mesma varia com o sector de actividade e tamanho da empresa, revela o estudo “SMB Insights Portugal – Understanding the Small and Medium Sized Business Landscape”, de Dezembro de 2010.

Este serviu de base a uma apresentação da empresa, no final de Maio, sobre “Small and Medium Companies (SMB’s) – Online Opportunity in Portugal”, por Laurence Fontinoy, marketing director da Google Portugal e Espanha.

Dos estudos, a que a Computerworld teve acesso, destaca-se que 74% das PMEs tem acesso à Internet, com 55% a tê-lo no local de trabalho e a usá-lo para o negócio. Mas 46% usam um acesso doméstico para fins profissionais, e há ainda 13% que têm acesso à Internet na empresa mas não a usam. O panorama é diferente no sector financeiro, onde o acesso é praticamente universal.

Das empresas que marcam presença online, 27% têm um site, 23% estão em redes sociais, 18% em directórios online e 5% tem um blogue. A maioria, 76%, está focada na interacção com os consumidores.

A presença online decorre do tamanho da organização. Quase 90% das PMEs com entre 20 e 49 funcionários está online, enquanto o mesmo ocorre apenas num terço das unipessoais – que representam 80% do universo das PMEs.

60% das PMEs não têm site na internet 3
Agricultura, indústria e fabrico, bem como a distribuição e o retalho, são os sectores com uma presença online abaixo da média.
Dois terços das empresas usa o online para apresentar os seus produtos e 40% permite a aquisição de bens ou serviços.
76% usaram um fornecedor externo para criar essa presença, opção escolhida por 40% para a manutenção posterior.
Uma em cada cinco empresas recorre a um “amigo” para gerir a presença online. A amizade na gestão online diminui com o maior tamanho da PME e, nestas, uma em cada três recorre a um “webmaster”.

Gratuito? Não, obrigado.

No caso das que ainda não têm presença online, dois terços nunca considerou fazê-lo. Entre estas, a média do que estão dispostos a pagar pela criação de um site não ultrapassa os 100 euros.

Segundo o inquérito, só uma em cada 10 empresas está actualmente a avançar para o online, enquanto 20% já considerou fazê-lo mas ainda sem resultados concretos. No entanto, 67% não têm nem pensam ter.

60% das PMEs não têm site na internet 5
O considerar que é desnecessário e os custos são as “principais barreiras” em avançar para o online – mesmo quando 87% assume desconhecer o verdadeiro custo de criação de um sítio Web.
Quatro em cada 10 PMEs não pagará nada para ter um site e a média apenas está disposta a desembolsar cerca de 100 euros. Mas 54% não está sequer interessada em ter um site se lhe fosse oferecido gratuitamente.
Os dados foram recolhidos telefonicamente pela Ipsos entre Outubro e Novembro de 2010 em 11 mercados. No caso de Portugal, cruzando ainda dados do Instituto Nacional de Estatística e da InformaDB, foram contactadas 933 empresas com até 50 funcionários e 96% de representatividade de vários sectores, excluindo o público.
No total, o país tem 1,1 milhões de PMEs e unipessoais e “é o país da Europa com a maior concentração de PMEs” relativamente à população, diz a Google. Retalho e agricultura, indústria e fabrico são dois sectores que ocupam mais de metade dessas empresas. 93% são microPMEs – até 10 empregados – e unipessoais.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.