5 dicas rápidas para limpar automaticamente o ambiente de trabalho

Como limpar automaticamente e organizar o seu ambiente de trabalho, downloads e outras pastas. Mantenha o seu ambiente de trabalho ou qualquer outra pasta no seu disco rígido organizada e sob controlo. O Belvedere é uma ferramenta de automatização de gestão de ficheiros do Windows. Com a sua interface amigável o Belvedere consegue, criar regras avançadas para mover, copiar, apagar, renomear ou abrir ficheiros. Filtrando-os com base no seu nome, extensão, tamanho, data de criação e muito mais.

limpar ambiente trabalho automaticamente

É necessário organizar os ficheiros e as pastas

É provável que os ficheiros e as pastas no ambiente de trabalho do seu computador estejam desorganizados. Não porque você gosta deles assim, mas porque não quer perder tempo a organizar todos os ficheiros e as pastas que vai guardando no seu disco rígido. Mas agora pode automatizar facilmente o processo de organização de ficheiros e pastas.

Livre-se da desordem sem nenhum esforço.

Felizmente poucas pessoas são desorganizadas porque preferem ter sempre as coisas arrumadas. A organização não consome muito tempo, demora apenas alguns segundos a arquivar as coisas nas pastas corretas. Mas mesmo assim há quem não prescinda desse tempo e prefira não fazer nada com os ficheiros e as pastas e deixa-los onde estão. Por isso é muito fácil que o ambiente de trabalho depois fique assim:

ambiente trabalho limpar

Claro, depois disto, você pode tentar sempre melhorar as suas habilidades de organização digital, mas se não funcionou até agora… Por isso, vamos tentar perceber a seguir como você pode limpar e organizar automaticamente o seu ambiente de trabalho.

 

Como organizar automaticamente os ficheiros e as pastas

Para o ajudar no processo de limpeza automática do seu computador sugerimos que utilize o Belvedere. O Belvedere é completamente gratuito e de código aberto e foi desenvolvido pelo conhecido site Lifehacker. Com ele consegue manter o seu ambiente de trabalho ou qualquer outra pasta do seu disco rígido organizada e sob controlo… Existe também uma versão para o Mac que se chama Hazel e que é muito semelhante ao Belvedere.

Aliás, o Belvedere foi inspirado no Hazel e por isso qualquer coisa que faça no Belvedere também pode fazer no Hazel. Mas vamo-nos concentrar no Belvedere e em como conseguir organizar facilmente os seus ficheiros e pastas no sistema operativo da Microsoft.

 

Como começar a organizar os ficheiros e as pastas

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome.jpg

Esta aplicação funciona de acordo com um princípio muito básico. Depois de instalada, abra a aplicação e em seguida adicione uma nova pasta para monitorizar, limpar e organizar. O Belvedere mantem-se ativo na bandeja do sistema do Windows e o Hazel é instalado como um painel de preferências. Clique no botão ‘+’ como na imagem anterior e escolha uma das opções mais comuns como a pasta Ambiente de trabalho, Downloads e Documentos.

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_2.jpg

Em seguida, crie as novas “RULES” ou regras para definir como deseja organizar os ficheiros em cada pasta. Selecione a pasta que você acabou de adicionar na barra lateral esquerda e, em seguida, clique no botão ‘+’ na seção de regras. Encontrará a janela para criar uma regra, onde as opções de configuração são bastante extensas. Pode por exemplo agrupar ficheiros com base no seu nome, extensão, tamanho, data de modificação, data da última abertura e data de criação.

 

O que consegue fazer com a aplicação Belvedere

Pode criar qualquer tipo de agrupamento utilizando esses critérios de forma a organizar os ficheiros ao seu gosto pessoal. Depois de definir as regras para agrupar os ficheiros você pode optar por mover, renomear, apagar, copiar, abrir ou enviar o ficheiro para a Reciclagem. Com o Belvedere é possível adicionar várias atividades a uma única regra. A aplicação pode obedecer a todos os critérios simultaneamente, ou então obedecer a qualquer um deles.

Belvedere Download - Google Chrome.jpg

Estes são os ingredientes necessários para poder organizar o seu disco rígido de forma adequada. No entanto, isto pode parecer um pouco confuso e por isso vamos mostrar a seguir alguns exemplos de utilização.

 

1 – Mover tipos de ficheiros comuns para pastas apropriadas

É daqueles que passa a vida a descarregar conteúdo da Internet? Então é provável que a sua pasta de Downloads esteja repleta ficheiros. Como imagens, vídeo, ficheiros de instalação, documentos, ficheiros ZIP e muito mais. Resumindo, a pasta de Downloads fica rapidamente totalmente desorganizada. Isto soa-lhe familiar e a sua pasta dos Documentos ou o seu Ambiente de Trabalho são repositórios problemáticos? Então tente configurar algumas regras para arquivar automaticamente os ficheiros mais comuns nessas pastas predefinidas.

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_3.jpg

Sugerimos que crie uma regra tal como está na imagem acima. A aplicação irá arquivar automaticamente imagens do tipo PNG, JPG, GIF, JPEG, RAW e BMP numa pasta dedicada ás imagens. Tenha atenção que quando está a utilizar regras “matches one of” de separar as várias opções com vírgula e sem espaço. Se você tirar muitos “PrintScreans”, pode configurar uma regra semelhante à anterior. Servirá para arquivar as capturas de ecrã mais antigas numa pasta com o nome “Arquivo Screenshots”.

Se quiser ir mais além, também pode por exemplo fazer o seguinte. Configurar regras semelhantes para mover os tipos mais comuns de ficheiros de vídeo para sua pasta de vídeo. Ou então criar uma regra para mover por exemplo documentos do Word para a sua pasta de Documentos e assim por diante.

 

2 – Livrar-se de atalhos desnecessários do ambiente de trabalho

Tem por hábito estar atento às caixas de seleção sempre que instala uma nova aplicação? Mesmo assim, o instalador acrescenta sempre mais um atalho, que você não quer, ao seu ambiente de trabalho? De facto isso é mais um fator que pode aumentar desnecessariamente a confusão no seu computador. Tente configurar uma regra que envie automaticamente os atalhos, que são ficheiros do tipo “.lnk”, para a sua Reciclagem. Assim, mesmo quando for criado um atalho sem a sua autorização, você já não precisa de preocupar com isso.

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_4.jpg

 

3 – Limpar regularmente ficheiros antigos que já não utiliza

Tal como tudo, a maioria das coisas é muito importante na altura em que as descarregamos para o computador. Mas será que continuam a ser, depois de três semanas ou de um mês ou até mesmo depois de um ano? Se a sua resposta é não, então considere configurar uma regra para monitorar as suas pastas mais comuns. Essa regra irá enviar os seus ficheiros antigos, e que já não utiliza, para uma pasta específica ou para a sua reciclagem. Pode por exemplo escolher apenas os ficheiros que já não abre à mais de três meses:

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_5.jpg

Mas mover ficheiros de um lado para o outro é uma coisa, elimina-los completamente é outra totalmente diferente. É natural que tenha medo que uma regra que configurou acabe acidentalmente por apagar um ficheiro que precisa. Por isso, a aplicação permite testar as suas regras, de duas maneiras, antes de as executar:

 

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_6.jpg

Primeiro Teste:

Antes de definir uma nova regra, clique no botão “Test” para ver quais os ficheiros que correspondem à regra.

Se alguma coisa aparecer relacionada com a sua regra e que não deveria, então pode fazer mais alguns ajustes.

 

Segundo Teste:

Se não gosta da ideia do Belvedere poder movimentar, copiar e apagar ficheiros sozinho, então marque a caixa “Confirm Action”.How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_7.jpg

Assim, antes que o Belvedere execute alguma ação sobre os seus ficheiros aparecerá uma janela a pedir a sua autorização.

 

4 – Esvaziar regularmente a Reciclagem

Você é daqueles que vive obcecado em manter a sua Reciclagem sempre limpa? Não se preocupe porque não está sozinho, nós no informatico.pt tentamos fazer o mesmo. Mas felizmente o Belvedere pode ajudar-nos com isso… Clique no separador “Recycle Bin” na janela principal do Belvedere e selecione as opções “Allow …” e “Empty…” . Depois escolha um intervalo de tempo para o Belvedere esvaziar automaticamente a sua reciclagem. Eu pessoalmente gosto de livrar-me do lixo uma vez por semana.

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_8.jpg

 

5 – Organizar música que descarrega da Internet

Utiliza frequentemente serviços na internet para ouvir ou descarregar musicas? Então, muitas vezes não sabe exatamente para que pasta esses sistemas descarregam os ficheiros de musica (normalmente pesados). Mas, felizmente o Belvedere pode ajudar a organizar e controlar esse tipo de ficheiros multimédia. Ou seja, pode monitorizar por exemplo a sua pasta de downloads do BitTorrent e de outros programas mais comuns. Os novos MP3s e outros tipos de ficheiro de música, serão movidos por exemplo para a pasta que o iTunes utiliza para novas músicas.

A sua nova Regra ficará com o seguinte aspecto:

How to Automatically Clean and Organize Your Desktop, Downloads, and Other Folders - Google Chrome_9.jpg

De facto, o iTunes nunca foi bom a sincronizar automaticamente a novas músicas ou pastas de música.

 

Considerações Finais

Você é como nós, e confia no sistema de pesquisa do Windows para pesquisar os seus ficheiros quando precisa deles. Ou então já conhece a ferramenta que revemos e publicamos no nosso outro artigo. É uma ferramente que permite fazer pesquisas no seu computador como se trata-se do Google. Então pode criar uma pasta “ARQUIVO” num sitio qualquer do seu disco rígido para arquivar tudo o vai utilizando e já não precisa. Assim, deixará de ocupar o espaço valioso do seu Ambiente de Trabalho.

 

Conclusões:

Este artigo mostra de que forma pode utilizar aplicações como o Belvedere e o Hazel para manter o seu Ambiente de Trabalho limpo e organizado. Mas não entramos em questões que nos levam a criar regras mais avançadas. Como por exemplo uma regra para apagar ficheiros PDFs que não abrimos à duas semanas e que contêm “Rascunho” no seu nome.

Em alguns casos utilizar o Belvedere pode ser interessante, mas torná-lo numa aplicação de uso diário não nos parece muito boa ideia. Como somos muito pessimistas recomendamos a utilização deste software em 3 situações:

  1. quando precisa de organizar o conteúdo das pastas;
  2. para procurar por ficheiros parecidos em pastas com muito conteúdo;
  3. para MOVER ficheiros de um lado para o outro.

Utilizar a opção de APAGAR pode gerar sérias dores de cabeça quando por alguma razão perder ficheiros importantes.

 

Onde descarregar o Belvedere:

18fc6hutupnhcpng.png

Versão: 0.7.1
Lançamento: 19 de março de 2008
Última atualização: 24 de janeiro de 2012
Criador: Adam Pash
Colaborador / Líder do projeto atual: Matt Shorts

Tipo de Licença: Código aberto GNU

Funcionalidades: criar e configurar regras para executar ações sobre ficheiros com base no seu nome, extensão, tamanho, idade e muito mais.

 

Se já usou esta aplicação ou tem alguma outra ideia para limpar o ambiente de trabalho?

Partilhe por favor nos comentários.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.