37% das PMES portuguesas cresceram em 2010

A Sage, líder mundial no desenvolvimento de software de gestão, realizou, pelo segundo ano consecutivo, o inquérito “Radiografia das PMEs em Portugal”, com o objectivo de analisar o estado do mercado nacional e identificar as características das empresas que, apesar do clima económico difícil, conseguiram crescer – as chamadas empresas “Edelweiss”.

37% das PMES portuguesas cresceram em 2010 1

Estudo identifica empresas “Edelweiss” – empresas que cresceram apesar da actual crise económica
Um terço destas empresas prevê um aumento do seu volume de negócios;
Motivação dos colaboradores e Inovação são apontadas como os principais factores de crescimento por todas as empresas inquiridas

De acordo com o estudo Sage “Radiografia das PMEs em Portugal”, 37% das empresas inquiridas são empresas “Edelweiss”. Em termos de classificação, 67% das empresas Edelweiss têm até 10 colaboradores e os sectores mais representados são os Serviços a empresas (26%), o comércio (22%) e as Tecnologias de Informação (17%). Geograficamente, 33% destas empresas estão em Lisboa e 23% no Porto.

A estratégia competitiva de 27% das empresas Edelweiss passa pela aposta em produtos/serviços de maior qualidade, sendo amotivação dos colaboradores apontada como o principal factor no desenvolvimento da estratégia de crescimento (pontuação de 8,73 em 10), seguido pela Inovação (8,60). Para as empresas Edelweiss também é um bom momento para investir em Inovação (65%), Formação (74%) e Tecnologias de Informação (66%).

De uma forma geral, as empresas Edelweiss estão mais confiantes do que a generalidade das empresas, com 35% a preverem um aumento do volume de negócios.

Para Jorge Santos Carneiro, CEO da Sage Portugal, “é muito importante conhecer a realidade das empresas que fazem parte do tecido empresarial português e descobrir que algumas estão a ter sucesso apesar do actual contexto económico. Verificámos neste estudo que o optimismo é determinante para superar as adversidades, pelo que todas as empresas, independentemente do seu sector de actividade ou dimensão, devem tentar encontrar oportunidades de crescimento e progressão apesar da crise económica que o país atravessa.”

Conclusões globais do estudo
Sage “Radiografia das PMEs em Portugal”

Fazer download do documento completo…

37% das PMES portuguesas cresceram em 2010 3

Apesar destes exemplos de sucesso, a “Radiografia das PMEs em Portugal” revela que 35% das empresas inquiridas decresceram em 2010. 36% afirmaram ter recebido financiamento por parte de entidades financeiras.

Para fazer face à crise, 28% das empresas apostaram numa estratégia orientada para Produtos/Serviços de maior qualidade, enquanto 22% estão focadas no cliente. A abertura de novos mercados foi a estratégia seguida por 10% das empresas. A motivação dos colaboradores é considerada um dos factores de maior importância para o desenvolvimento de uma estratégia de crescimento.

Dado o actual contexto económico, cerca de 30% das PME inquiridas acredita que a facturação do seu negócio vai piorar enquanto 37% consideram que esta se manterá face a 2010.

O investimento em inovação (56%), em formação (68%) e em Tecnologias de Informação (60%) é considerado oportuno pelas empresas inquiridas. No que concerne à contratação de pessoal, para 87% das PME é um mau momento para o fazer.

O estudo foi realizado através de inquérito online enviado por email, divulgado no site institucional da Sage e nas redes sociais, entre os dias 14 de Abril e 4 de Maio. A amostra foi de cerca 550 empresas, de Portugal Continental e Ilhas, com um nível de confiança de 95%.
Download dos resultados

37% das PMES portuguesas cresceram em 2010 5

Fazer aqui download do documento completo…

Fonte: Sage

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

RECEBER GRÁTIS:

Como gostaria de receber mais informação do Informatico.pt?

Pode cancelar quando quiser clicando no link que aparece no rodapé dos e-mails.

DEIXAR COMENTÁRIO:

0 Responses

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Whatsapp Viber Telegram Ligar Agora Skype Enviar SMS

Bem Vindo!

Ao clicar em ENTRAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on email
Share on linkedin

Formulário Agendamento

assistencia ao domicilio

Formulário Contato

formulario de contato

Registo

Ao clicar em REGISTAR, declara que leu e que aceita a nossa Política de Privacidade.