1º Município com Internet sem fios gratuita

S. João da Madeira será, a partir de quinta-feira, o primeiro município do país a ter a quase totalidade do seu território coberta por uma rede de internet sem fios, de acesso público e gratuito.

A gestão do serviço foi atribuída à operadora Optimus em concurso público internacional e o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida, garantiu à Lusa: “Esta será a primeira cidade do país com cobertura wireless quase integral, o que representa uma situação pioneira em Portugal e rara também na Europa”.

Castro Almeida anuncia que “a rede está vocacionada para a rua, para que todos possam aceder à internet a partir dos seus portáteis ou telemóveis”, mas realça que no contrato com a Optmus “ficou também estabelecido que todas as casas dos bairros sociais terão acesso ao serviço a partir do seu interior”.

Essas duas circunstâncias refletem as principais razões que levaram a autarquia a investir na infraestrutura: “Uma motivação é de ordem prática geral, no que o objetivo é garantir que qualquer pessoa pode tratar dos seus assuntos facilmente, a partir de qualquer ponto da rua.

foto Manuel Azevedo / Global Imagens
Castro Almeida, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira

E outra é de caráter social, no que a preocupação da Câmara é assegurar a igualdade de oportunidades entre as crianças cujos pais podem pagar internet e as crianças dos bairros sociais, cujas famílias nem sempre podem gastar dinheiro nesse serviço“.

A nova rede wireless de S. João da Madeira irá abranger todas as áreas residenciais e empresariais do concelho, permitindo a moradores e visitantes a utilização gratuita do serviço em todos os suportes com acesso a internet.

Na fase inicial do concurso público para instalação da Sanjonet, a estruturação do sistema contou com a consultadoria do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores), que, a partir de agora, estudará o funcionamento da rede com os formandos de um programa doutoral que envolve o ensino universitário norte-americano.

Fonte: JN

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

2 thoughts on “1º Município com Internet sem fios gratuita”

  1. tengo de proyecto realizar la apertura de una empresa, pero no se cuales son los procedimientos y requisitos legales para la apertura de una empresa que se dedica a la produccion de mermelada de guayaba, como datos soy del estado de Puebla en Mexico, si alguien sabe en donde puedo conseguir esta informacion de antemano gracias

  2. ¿Algún programa gratuito para convertir el formato de audio MP3 a formato de audio MIDI? ¿Cual?
    Por favor, lean bien mi pregunta. Mi pregunta es de MP3 a MIDI, no de MIDI a MP3.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.