1º Município com Internet sem fios gratuita

S. João da Madeira será, a partir de quinta-feira, o primeiro município do país a ter a quase totalidade do seu território coberta por uma rede de internet sem fios, de acesso público e gratuito.

A gestão do serviço foi atribuída à operadora Optimus em concurso público internacional e o presidente da Câmara Municipal, Castro Almeida, garantiu à Lusa: “Esta será a primeira cidade do país com cobertura wireless quase integral, o que representa uma situação pioneira em Portugal e rara também na Europa”.

Castro Almeida anuncia que “a rede está vocacionada para a rua, para que todos possam aceder à internet a partir dos seus portáteis ou telemóveis”, mas realça que no contrato com a Optmus “ficou também estabelecido que todas as casas dos bairros sociais terão acesso ao serviço a partir do seu interior”.

Essas duas circunstâncias refletem as principais razões que levaram a autarquia a investir na infraestrutura: “Uma motivação é de ordem prática geral, no que o objetivo é garantir que qualquer pessoa pode tratar dos seus assuntos facilmente, a partir de qualquer ponto da rua.

foto Manuel Azevedo / Global Imagens
Castro Almeida, presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira

E outra é de caráter social, no que a preocupação da Câmara é assegurar a igualdade de oportunidades entre as crianças cujos pais podem pagar internet e as crianças dos bairros sociais, cujas famílias nem sempre podem gastar dinheiro nesse serviço“.

A nova rede wireless de S. João da Madeira irá abranger todas as áreas residenciais e empresariais do concelho, permitindo a moradores e visitantes a utilização gratuita do serviço em todos os suportes com acesso a internet.

Na fase inicial do concurso público para instalação da Sanjonet, a estruturação do sistema contou com a consultadoria do INESC Porto (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores), que, a partir de agora, estudará o funcionamento da rede com os formandos de um programa doutoral que envolve o ensino universitário norte-americano.

Fonte: JN

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos

Inscreva-se e Receba Grátis:

Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.

Formulário Contato

formulario de contato