18 segredos, truques e dicas do Windows 10 que devia conhecer

Todos os sistemas escondem alguns segredos que muitas vezes só são utilizados por aqueles que os conhecem. Neste artigo vamos descrever alguns desses segredos do novo Windows 10. Passam por dicas e truques que pode e deve utilizar para facilitar a sua vida.

Infelizmente as últimas atualizações do Windows 10 provocaram ainda mais assobios dos utilizadores do sistema operativo da Microsoft. De facto o Windows da Microsoft não é um sistema que tenha construído de raiz tal e qual conforme está neste momento. É mais um sistema da Microsoft que surge de uma manta de retalhos de recursos meticulosamente ajustados.

Cada característica individual é, por sua vez, o resultado de uma equipa de engenheiros dedicados que criam a melhor experiência possível. Então, com um software tão complexo, faz sentido que existam pequenos truques escondidos que a maioria das pessoas não conhecem.

Assim, neste artigo apresentamos uma lista com alguma dicas interessantes que o ajudarão a aproveitar um pouco mais a sua experiência com o Windows 10. Ou, pelo menos, fica a conhecer algumas coisas que o Windows é capaz de fazer e que provavelmente não sabia. Algumas dessas funcionalidades estão disponíveis no Windows há várias gerações, enquanto outras são apenas do Windows 10.

A Microsoft continua a atualizar o Windows 10 como fez nos últimos 2 principais lançamentos, Fall Creators Update e a Atualização de abril de 2018. Por isso é natural que haja vários novos recursos e truques ocultos para aproveitar ao máximo a sua experiência, em constante evolução, do Windows.

O Informatico.pt tem alguns clientes e leitores, que provavelmente já conhecem alguns destes recursos, mas muito dificilmente os conhecem a todos.

 


 

1 – Aceder ao menu clássico secreto

Se você preferia a experiência que tinha no menu Iniciar clássico do Windows XP, ou seja, um menu que não fosse lado a lado, ainda é possível ativar essa opção secreta. Se clicar com o botão direito do rato no ícone do Windows no canto inferior esquerdo, ele mostrará um menu.

Nesse menu secreto pode encontrar várias opções bastantes conhecidas e populares como aplicações e recursos, pesquisa e o executar. Todas estas opções também estão disponíveis no menu clássico do Windows 10 mas poderá aceder-lhe rapidamente através desta interface pouco conhecida.

 


 

2 – Botão para mostrar Ambiente de Trabalho

Na verdade, o botão para mostrar a área de trabalho, já remonta ao Windows 7, mas ainda continua a ser muito útil. Pois, mas afinal de contas onde se meteu esse botão e o podemos encontrar no windows 10? Muito simples, procure no canto inferior direito do seu erã, na barra de tarefas depois da data e da hora.

Lá irá encontrar um pequeno espaço que parece que tem um botão invisível e que pode utilizar para para minimizar todas as janelas abertas.

Além disso também tem a opção de minimizar o Windows quando passa o ponteiro do rato sobre esse botão, em vez de clicar. Pode escolher as suas preferências nas Configurações do Windows . Escolha a opção de Personalização> Barra de tarefas> para ajustar a forma como visualiza o seu ambiente de trabalho.

Se calhar é daqueles que considera este truque útil mas muito demorado. Isto porque, sempre que quer ver o ambiente de trabalho, tem de mover o rato até ao final do ecrã para clicar no botão “Mostrar Ambiente de Trabalho”. Também temos a solução (truque) para si e consiste em pressionar em simultâneo as teclas “WIN” e “D” do seu teclado. Com isso consegue ver rapidamente o seu ambiente de trabalho sem grandes complicações.

 


 

Mexe

3 – Sacudir as janelas para as organizar

Este é mais um pequeno truque do Windows que pode ser muito prático. Principalmente quando se costumam ter em simultâneo muitas janelas abertas no ambiente de trabalho e chama-se Aero Shake. De facto este recurso já não é novo. Apareceu pela primeira vez no sistema operativo Windows 7 e depois passou a estar disponível em todas as versões seguintes.

O Aero Shake é uma maneira simples e rápida de minimizar todas as janelas abertas no seu ambiente de trabalho exceto uma. Ou seja, só ficará ativa e visível a própria janela que você “sacode”, as outras serão todas minimizadas para a barra de tarefas.

De facto, é um truque muito fácil de utilizar e basta clicar e manter o botão esquerdo do rato pressionado na barra de título da janela que deseja isolar. A barra de título é aquela que aparece no topo da janela e que normalmente tem um “X” no canto superior direito.
Depois basta sacudir ou agitar o rato para a frente e para trás rapidamente, enquanto continua a pressionar o botão esquerdo.

Depois de algumas sacudidelas rápidas, todas as outras janelas abertas no seu ambiente de trabalho devem ser automaticamente minimizadas para a barra de tarefas. Desta forma, elas ainda estarão disponíveis para utilizar quando já não precisar da janela que sacudiu.

Posso repor as janelas minimizadas automaticamente?

Sim, pode trazer novamente todas as janelas minimizadas para o seu ambiente de trabalho, para isso basta agitar novamente a janela que tiver aberta.

É verdade, o Aero Shake requer um pouco de prática para se acostumar, mas se você utilizar este truque algumas vezes vai rapidamente conseguir apanhar o jeito.

Provavelmente está a perguntar-se em que situações este truque pode ser útil. A resposta é simples, certamente já lhe aconteceu precisa de se concentrar numa única janela quando tem centenas de janelas de programas abertas. Nessas alturas você tem que abrir cada uma das janelas do seu ambiente de trabalho para as fechar ou minimizar, o que não é muito eficiente.

Em alternativa, você até pode clicar no botão de uma das dicas anteriores para “Mostrar Ambiente de Trabalho” e reabrir a janela que deseja. Mas isso também é uma perda de tempo, porque com apenas com uma sacudidela do rato consegue esconder ou mostrar rapidamente todas as janelas.

Se por outro lado, o Aero Shake é algo que o irrita ou o incomoda quando tenta arrastar uma janela, infelizmente, não há uma solução fácil. A única maneira de desativar esta opção é mergulhar bem fundo no registo do Windows. Mas não recomendamos que o faça porque é uma ferramenta reservada principalmente para utilizadores avançados. De qualquer maneira, este constrangimento não faz parte do âmbito deste artigo. Por isso se pretender desativar esta opção recomendamos que contacte o www.informatico.pt.

De facto, reconhecemos que este truque do Aero Shake para manipular as janelas dos programas abertos não são indicados para todo o tipo de utilizadores. Mas se você precisa de uma maneira eficiente de lidar com todos os programas que utiliza no dia a dia eles podem definitivamente ajudar.

 


 

Rodar o seu ecrã através do teclado Ctrl-Alt-D Arrows

4 – Girar o ecrã sem virar o monitor

Provavelmente esta dica não será tão útil, para a maioria do leitores, como serão as anteriores, mas aqui vai. O truque passa por girar o seu ecrã pressionando simultaneamente Ctrl + Alt + D e qualquer um dos botões das setas. A seta para baixo irá virar o ecrã de cabeça para baixo. Os botões das setas para a esquerda ou para a direita irão girar o ecrã 90 graus para um dos lados.

Se quiser voltar a colocar o seu ecrã na posição inicial basta para isso que utilize a combinação de teclas anterior e pressione a seta para cima. Se está a utilizar várias monitores, este recurso permitirá orientar apenas um da maneira que pretender.

Em alternativa pode clicar com o botão do lado direito do rato no fundo do ambiente de trabalho e escolher Definições de Visualização. Depois procure por Rotação para girar o seu ecrã de todas as maneiras possíveis. Este recurso está disponível nos sistemas operativos Windows 7 e 10 da Microsoft.

 


 

5 – Deslizar para desligar o computador

Tanto quanto sabemos este truque só funciona mesmo no sistema operativo Windows 10. De facto é complicado e provavelmente não vale a pena o esforço da ativação mas aqui vai. Clique com o botão do lado direito no rato no seu ambiente de trabalho e escolha “Novo” e depois “Atalho”. Depois irá aparecer uma janela pop-up onde deve colocar a seguinte linha de código:

%windir%\System32\SlideToShutDown.exe

Com isto irá criar um ícone clicável no seu ambiente de trabalho que pode e deve renomear ao seu gosto para depois se lembrar mais facilmente para que serve. Portanto, para desligar através de slide-down, clique duas vezes no novo ícone e irá aparecer uma sombra suspensa. Em seguida, utilize o seu rato para a arrastar até a parte inferior do seu ecrã.

Tenha em conta que depois de fazer isto o seu computador não irá hibernar, irá desligar-er completamente como se o encerra-se normalmente.

 


 

Ativar'God Mode'

6 – Ativar o “Modo de Deus”

Você é um utilizador avançado e quer ter acesso ao seu computador sem qualquer tipo de restrições ou seja, quer ser um Deus do PC? Para ativar o Good Mode ou em português o “Modo de Deus” basta clicar com o botão do lado direito do rato no ambiente de trabalho e escolher Nova> Pasta. Depois só tem de renomear a nova pasta com o seguinte código:

GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}

Agora para se sentir um “Deus” explore todas as opções que aparecem e de certeza que vai encontrar alguma que vai achar útil e que vai querer utilizar.

Todas as opções estão organizadas de acordo com a função a que se destinam e depois por ordem alfabética. Esta organização ajuda os utilizadores a encontrarem mais facilmente as opções do Windows que querem alterar.

O God Mode não é uma novidade exclusiva do Windows 10, mas tal como nas versões anteriores do Windows, é muito útil para os utilizadores mais exigentes. Principalmente para aqueles que querem ter um controlo maior sobre as funcionalidades do Windows e sobre as suas configurações.

Active o “Modo de Deus” e descubra um pouco mais sobre o seu Windows 10, parametrizando-o também um pouco mais ao seu gosto.

 


 

7 – Editar os Ladrilhos do menu Iniciar

Os ladrilhos do menu iniciar do Windows incomodam-no ou estão numa posição que gostaria de alterar e por isso quer personalizar esses blocos rapidamente? Então para isso basta clicar com o botão direito do seu rato sobre cada um eles. Irá aparecer uma janela pop-up com as opções disponíveis para ajustar as suas definições de visualização. Nesse menu pode encontrar várias opções. Como a capacidade de remover completamente o ladrilho do seu menu Iniciar, redimensionar as janelas ou apenas desativá-lo.

Além disso, na maioria das situações, você pode desinstalar qualquer programa utilizando esta dica. Com excepção de algumas aplicações internas, basta clicar com o botão do lado direito do rato em cima da aplicação e escolher “Desinstalar”.

O que posso fazer com os ladrilhos do menu iniciar?

Também pode redimensionar rapidamente o menu Iniciar simplesmente arrastando a borda superior ou direita do menu com o seu rato. O redimensionamento vertical do menu iniciar funciona tal e qual como supostamente deve funcionar. Quando tentar redimensionar horizontalmente pode aumentar o menu Iniciar numa coluna completa de grupos de ícones de cada vez. Até ao máximo de quatro colunas.

Finalmente também pode configurar o Windows para mostrar alguns blocos ou ladrilhos extras em cada uma das colunas. Basta ir a Configurações> Personalização> Iniciar e ativar a opção “Mostrar mais blocos no início”. Com esta opção “Mostrar mais blocos ao iniciar” ativada, você pode ver que a coluna de blocos expandiu a largura de um bloco ao tamanho médio. Além disso, ainda poderá redimensionar o menu Iniciar horizontalmente. No entanto, apenas até três colunas de grupos de ícones, em vez de quatro.

Mas se você realmente não gostar dos blocos ou ladrilhos no menu Iniciar, pode removê-los completamente. Para isso basta clicar com o botão do lado direito do rato em cada um deles e clicar em “Desatracar do início” até que todos tenham desaparecido.

Depois de remover o último ladrilho já pode redimensionar o menu Iniciar horizontalmente. Para isso agarre na borda direita e arrastando até que a seção do ladrilho desapareça. Ao fazer isso você ficará apenas com uma pequena e limpa lista de aplicações.

 


 

8 – Aceder ao menu rápido da barra de tarefas

Aqui está um menu prático que lhe permite aceder rapidamente a um número de predefinições da barra de ferramentas, Cortana e janela.

Se você já tiver fixado muitos programas no menu Iniciar, provavelmente já não tem muito espaço para adicionar mais. De facto a área de “Todos os Programas” irá tornar-se rapidamente numa confusão, devido ao número de programas que vamos instalando. Felizmente, existe mais este truque para ter um acesso rápido e claro aos programas que se chama de Quick Launch.

Para utilizar este truque basta apenas clicar com o botão do lado direito do rato em cima de uma zona livre da sua barra de tarefas. No menu que irá aparecer pode, entre outras coisas definir as configurações das diferentes barras de ferramentas, ou então criar uma nova. Também pode aceder rapidamente ao gestor de tarefas sem ter de ir por exemplo ao painel de controlo ao ao menu iniciar.

Com este truque do menu rápido da barra de tarefas também pode reorganizar rapidamente as suas janelas no ambiente de trabalho. Pode dispo-las facilmente por exemplo em cascata.

Nós no informatico.pt utilizamos muitas vezes este truque. Principalmente para acedermos rapidamente ao gestor de tarefas para consulta ou ajustes que possam ser necessários fazer.

 


 

9 – Organize as janelas arrastando-as

Este também é um dos truques ou recursos que já está disponível desde o Windows 7, e que muitos não conhecem, principalmente algumas das novas funcionalidades que apareceram no Windows 10.

O truque passa por pegar simplesmente em qualquer janela e arrastá-la para o lado, para que ela se encaixe em metade do seu ecrã. A novidade no Windows 10, é que você pode arrastar a janela para qualquer canto para que a janela ocupe um quarto do ecrã em vez da metade. Se você estiver a utilizar vários ecrãs, pode arrastar a janela para um canto e esperar por um sinal de aviso a informar que a janela irá ser aberta nesse canto.

Mas você é como nós e prefere utilizar atalhos de teclado em vez do rato. Então pode conseguir um comportamento semelhante das janelas pressionando a tecla do Windows “WIN” em simultâneo com uma teclas direcionais.

 


 

Jogos escondidos em Cortana

10 – Jogos escondidos na Cortana

A Cortana é uma assistente pessoal ativada por voz e, por vezes fantasticamente sarcástico, desenvolvida pela Microsoft e que vem com o Windows 10 . Ela agendará alarmes e lembretes, fará pesquisas no seu computador ou online para obter respostas às suas perguntas. Mas o mais importante é que fará com que o seu Windows 10 realmente ganhe vida.

De facto a Cortana tem personalidade, peculiaridades e uma biblioteca de respostas rápidas. São caracteristicas que podem fazer com que até os adolescentes mais angustiados parem e pensem. Então, como não podia ser excepção vamos mostrar mostrar uma das coisas ou truques que você pode fazer ou experimentar com o Cortana.

Certamente já precisou de alguém ou de alguma coisa para o entreter ou matar o tempo enquanto não tinha nada para fazer. Bem, pode acabar com o tédio e pedir à Cortana para jogar um jogo de papel, pedra ou tesoura. Ou, se você estiver realmente desesperado, poderá fazer com que ela jogue dados consigo para se tentar divertir.

De facto não são jogos no sentido “divertido”, mas sim pequenos passatempos em que a Cortana o pode ajudar para resolver ou mitigar o seu problema de ócio. Por isso, você pode digitar ou dizer simplesmente “Rock Paper Scissors”, “Roll the Die” ou “Flip the Coin”. Com isso a Cortana irá oferecer-lhe uma experiência de jogo gráfica divertida.

 


 

11 – Utilizar ambientes de trabalho virtuais

Se você é como nós e precisa de utilizar as funcionalidades multitarefa do Windows no seu computador, então este truque é para si. Aliás, quando falamos em multi tarefas queremos mesmo referir-nos a múltiplas tarefas executadas em simultâneo. Muito bem, agora com o Windows 10 a Microsoft finalmente oferece acesso imediato a ambientes de trabalho virtuais.

Para utilizar esta nova funcionalidade clique no botão “Vista de Tarefas” que normalmente está à direita do menu do Windows. Mas e se por alguma razão não tiver esse botão? Fácil, basta clicar com o botão do lado direito do rato numa zona disponível da Barra de Tarefas e escolher a opção “Mostrar botão de vista de tarefas”.

O que acontece se clicar no botão Vista de Tarefas?

Ao clicar nesse botão da “Vista de Tarefas” separará todas as janelas abertas e aplicações com ícones. Depois pode arrastar qualquer um deles até ao local onde diz “Ambiente de Trabalho 1”, para criar uma nova área de trabalho virtual. Isso permite por exemplo separar as suas aplicações de trabalho das suas aplicações pessoais e redes sociais. Assim, coisas diferentes ficam  em ambientes de trabalho diferentes.

Sempre que clicar fora do modo de “Vista de Tarefas” irá alternar entre os ambientes de trabalho virtuais. Ou então pressionando simultaneamente a tecla do “WIN” e a tecla CTRL e uma das setas da direita ou esquerda. Isso permite-lhe alternar automaticamente entre todas as janelas abertas que separou pelas diferentes áreas de trabalho. Com isto também deixa todos os ícones na área de trabalho desimpedidos.

Para remover os desktops virtuais, basta voltar para a visualização de tarefas e excluir os ambientes de trabalho. Isso não irá fechar as aplicações que estão nesses ambientes de trabalho, mas apenas os moverá para o principal.

 


 

Tornar seu comando prompt janela transparente

12 – Tornar a linha de comandos do windows transparente

Ao contrário dos anteriores parece que este truque ou recurso é novo no Windows 10 e pelo menos não estava disponível no Windows 7. Muito provavelmente só será útil para um nicho restrito de utilizadores. Mas se você gosta de explorar as entranhas do Windows através da linha comandos, então esta é uma maneira fantasmagórica de personalizar a sua interface.

Para aceder à interface da linha de comandos no Windows 10, clique no menu do Windows e digite “cmd” e irá aparecer um icon com o nome “Linha de comandos” onde deve clicar. Para personalizar a sua experiência, clique com o botão do lado direito do rato na parte superior da janela para chamar um menu pop-up e escolha “Propriedades”.

Clique no separador “Cores” para ver uma variedade de opções de personalização. Na parte inferior desse separador encontrará o controlo da “Opacidade”, que lhe permite ver através da janela da linha de comandos.

Este truque ou recurso permite-lhe que utilizar facilmente a linha de comandos enquanto observa simultaneamente o seu ambiente de trabalho. Por isso, se você é um hacker do Windows este truque irá provavelmente deixá-lo maluco.

 


 

13 – Silenciar notificações para aumentar a concentração

Certamente já lhe aconteceu estar a navegar num site, ou a editar um documento ou jogar um jogo e ser interrompido por uma notificação do Windows. Parece que sempre que precisamos de estar mais concentrados naquilo que estamos a fazer o Windows 10 dá-nos uma palmadinha no ombro. Muitas vezes só para nos chatear com um aviso de que existe mais uma atualização. Sim, é de fato um problema que nos afeta a todos e que é possível de corrigir facilmente com este pequeno truque.

Para conseguir evitar as interrupções indesejadas basta utilizar o novo sistema Focus Assist da Microsoft. É um recurso que foi redesenhado na atualização do Windows 10 que ocorreu em Abril de 2018.

Mas afinal para que serve e como funciona?

De facto é um recurso que já existia no passado e era conhecido como Quiet Hours. Agora, depois de redesenhado, o Focus Assist, oferece maior controlo na forma de impedir que o Windows o incomode a cada nova notificação. Você pode definir no Windows as opções para ocultar todas as notificações, exceto os alarmes ou aqueles que você considera prioritários.

Assim, você pode pedir ao Windows para não o incomodar quando estiver a jogar, a fazer uma apresentação importante ou durante um horário específico durante o dia. Além disso, você pode sempre visualizar um resumo de todas as notificações perdidas, através da sua Central de Ações do Windows.

Desta forma consegue que o Windows deixe de o incomodar com notificações inúteis. Livra-se das distracções que muitas vezes prejudicam a sua concentração quando está a executar algumas tarefas mais delicadas.

Para o utilizar este truque aceda às Configurações > Sistema > Auxiliar de concentração. Depois é só personalizar as definições ao seu gosto, desde notificações de contato e aplicações até alarmes específicos da tarefa.

 


 

14 – Manter os contatos sempre à mão

Admita, a maior parte da sua interação social é com as mesmas três ou quatro pessoas. A atualização mais recente do Windows 10 torna isso mais fácil.

O recurso My People é novo no Windows e foi desenvolvido para simplificar a comunicação com o grupo de pessoas com quem você se comunica com mais frequência. Com esta ferramenta você saberá sempre os contactos das pessoas com quem mais se relaciona porque irão aparecer na área de notificação da Barra de tarefas.

Como posso manter os meus contactos sempre à mão?

A ideia por detrás do My People é permitir enviar facilmente e-mails, conversar por chat ou vídeo ou então enviar ficheiros para os seus contatos, amigos e entes queridos mais próximos. Além disso também introduz uma notificação emoji instantânea para os contatos mais próximos. De uma forma atraente, o My People foi projetado para evitar que tenha que abrir aplicações para fazer essas tarefas.

Nesta fase inicial, apenas estão disponíveis os recursos de envio de e-mail, Skype e emoji, mas qualquer aplicação poderá aproveitar este recurso. Mas não tenho dúvidas que brevemente o Facebook Messenger e outras aplicações de mensagens vão estar disponíveis para ligação com o My People.

 


 

15 – Partilhar ficheiros rapidamente sem internet

Com este truque pode partilhar facilmente ficheiros com dispositivos que se encontrem nas proximidades sem grandes complicações. Isto sem precisar de anexar um ficheiro a uma mensagem de email ou ter de ligar um qualquer dispositivo USB.

Tal como nós, muitos dos nossos leitores já utilizam há muito tempo a ferramenta da Apple que se chama AirDrop. É uma ferramenta simples que permite enviar um link de uma foto, ficheiro ou site a qualquer pessoa. Funciona sempre que esteja por perto, mesmo que não esteja ligado à Internet. Agora, desde a atualização de Abril que os utilizadores do Windows também já podem aproveitar o mesmo recurso de partilha com o próximo.

Esta solução utiliza tanto o Bluetooth como o Wi-Fi peer-to-peer, o que significa que você não precisa sequer de estar ligado a um router Wi-Fi. Muito menos precisa de estar ligado à internet, para conseguir transferir ficheiros. A partilha com o próximo não é um recurso separado, mas uma opção no painel de partilha tal como acontece com a ferramenta da Apple.

Como posso partilhar os ficheiros sem internet?

De facto, a configuração do sistema de partilha com o próximo é muito fácil e intuitiva. Ou seja, se você tiver alguns ficheiros que queira partilhar com o computador próximo, faça um favor a si mesmo e experimente a partilha nas proximidades.

É muito fácil, basta abrir o ficheiro (ex: imagem) e clicar no ícone partilhar, no topo da janela do documento ou na barra de ferramentas da foto, para abrir o painel. Em seguida, clique em “Ativar partilha nas proximidades” para ver com que destinatários mais próximos pode partilhar.

Para alterar ou ajustar as configurações deste recurso basta ir a Configurações > Sistema > Experiências compartilhadas. Depois pode decidir se deseja receber ficheiros apenas dos seus próprios dispositivos ou de qualquer pessoa próxima.

Para mim, o recurso só funcionou melhor quando permiti a partilha com todos. Mas isso não é realmente um problema já que você tem que aprovar sempre o que é enviado. Finalmente pode escolher em que pastas irão ser guardados os ficheiros quando os aceitar.

 


 

16 – Visualizador de realidade aumentada

Este truque é mais uma ferramenta da Microsoft para quem precisa de visualizar o seu espaço em três dimensões. Pode experimentar este tipo de tecnologia como ferramenta de trabalho (ex: arquiteto). Ou experimentar apenas para acrescentar um pouco de diversão à sua vida pessoal.

Pode por exemplo, num aniversário de um amigo colocar uma foto dele ao lado de um bolo de aniversário 3D personalizado. Ou para trabalho se for por exemplo um decorador e quizer ajudar um cliente a visualizar como um sofá ficaria na sala de estar. Ou então no ensino, se for um professor e quiser mostrar aos seus alunos o tamanho à escala do Robô que está a explorar Marte.

Como posso utilizar a realidade virtual do Windows?

Esta dica passa pela utilização de uma aplicação que o irá ajudar a trazer todas as suas ideias para a realidade virtual. Utilize esta aplicação para jogar e aprender, sobrepondo objetos 3D no seu mundo. Ou utilize-a para tirar uma fotografia com um objecto 3D e guardá-la como uma memória ou partilhar com os amigos.

Esta ferramenta surgiu com a atualização do Windows Fall Creators que instalou o aplicação Mixed Reality Viewer no seu computador com Windows 10 sem que você saiba. Basta fazer uma pesquisa rápida no Cortana para conseguir abrir a aplicação para brincar com modelos 3D. Pode utilizar os modelos que você criou no Paint 3D ou os que descarregou da biblioteca de milhares de modelos da Microsoft.

Você possui um dos headsets de parceiro do Microsoft Mixed Reality da Microsoft. Ou então quer começar a brincar com o 3D e o desenvolvimento de realidade aumentada. Então esta aplicação é o seu caminho certo para começar a sua aventura virtual.

 


 

17 – Deixe de digitar e comece a ditar ao seu computador

Nesta dica vai aprender que não precisa da Cortana para executar comandos e iniciar programas no Windows usando a sua voz.

Provavelmente não sabia que pode falar com o Windows para executar comandos, abrir aplicações, ditar texto e executar outras tarefas. Sim, de facto você pode fazer isso no Windows 10 através da Cortana, mas não é a mesma coisa. Neste truque vai aprender a falar com o Windows 10 e as versões anteriores do Windows utilizando o reconhecimento de fala da Microsoft.

Depois de ensinar o seu Windows a entender o som da sua voz, você pode conversar com o sistema operativo para que ele responda aos seus comandos. O recurso de reconhecimento de voz pode ser especialmente útil para pessoas com deficiências que não podem utilizar o teclado ou o rato. Mas está disponível para qualquer pessoa que queira tentar falar com o Windows. O recurso até oferece um guia de referência para que você saiba quais os comandos e as tarefas que podem ser executadas no Windows através da sua voz.

Como posso comandar o meu computador por voz?

De facto, o reconhecimento de voz sempre foi um ponto forte da Microsoft, mas no último lançamento do Windows 10 é muito mais natural para o sistema operativo. O Windows 10 utiliza um perfil de voz para reconhecer a sua voz e quanto mais o utilizar, melhor será compreendido pelo sistema operativo. Para utilizar este recursos basta na caixa de pesquisa na barra de tarefas, escrever “reconhecimento de voz do windows” e, em seguida, selecionar o resultado.

Depois de configurar as opções de parametrização da ferramenta pode por exemplo utilizar uma combinação de teclas de atalho do Windows. Assim conseguirá abrir facilmente uma caixa para registar a sua voz através do microfone da sua máquina Windows e ditar o que quer que seja escrito no seu campo de texto. Infelizmente ainda precisará de digitar a pontuação manualmente, mas poupe-se ao esforço de ter de digitar manualmente os seus e-mails, mensagens e muito mais.

 


 

18 – Controlar a sua casa inteligente

Esta dica é para todos aqueles que já estão prontos para mergulhar na “Internet das Coisas” e pretendem automatizar as suas casas. Quer estejam à procura de uma lâmpada inteligente, uma câmara de segurança ou um termostato ligado à internet.

Mas já pensou como seria a sua vida se todos os dispositivos da sua casa se pudessem ligar à internet? Não apenas os computadores e os smartphones, mas tudo. Desde relógios, alto-falantes, luzes, campainhas de porta, câmaras, janelas, persianas, aquecedores, ares condicionados, esquentadores, electrodomésticos, utensílios de cozinha, etc…

E se esses dispositivos pudessem comunicar entre si e enviarem informações e receberem os seus comandos? Não é ficção científica é a Internet das Coisas (IoT) e é uma componente importante da automação residencial.

A automação residencial é exatamente isso, automatizar a capacidade de controlar os equipamentos da sua casa com um simples toque de um botão ou um comando de voz. Algumas atividades, como a instalação de uma lâmpada inteligentes que podemos ligar e desligar à distância são simples e relativamente baratas. Outros equipamentos como câmaras de vigilância podem exigir um investimento mais sério de tempo e dinheiro.

Como posso controlar os equipamento inteligentes com a Cortana?

Existem muitas categorias de produtos domésticos inteligentes, para que você possa controlar tudo, desde luzes e temperatura até bloqueios e segurança em sua casa.

Com a inteligência artificial do Window, a Cortana pode controlar todos esses dispositivos domésticos inteligentes através por exemplo de comandos de voz. Para utilizar este recurso do Windows basta procurar na Cortana uma lista de itens a fazer, lembretes e tarefas sugeridas. No entanto, para encontrar a funcionalidade precisa de clicar no separador “Gerir Habilidades” no canto superior direito da janela pop-up.

Depois basta rolar a página para baixo e clicar em “Casa Ligada”, mas primeiro, altere a opção na parte superior para “Ativar a Página inicial ligada”. Depois disso já pode fazer login em todos os seus dispositivos domésticos inteligentes, incluindo Nest, SmartThings, Ecobee, Honeywell e Hue, e ligá-los diretamente à Cortana. Depois de tudo ativado e configurado, tudo o que você tem a fazer é dizer “Ei Cortana, altere o termostato para 25 graus”.

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.