12 aplicações essenciais que deve instalar no novo computador

De facto, as aplicações são a espinha dorsal de qualquer computador. Acabou de comprar um computador ou voltou a instalar o Windows? Então a primeira coisa que deve fazer é reinstalar todos as aplicações necessárias para o poder utilizar. É verdade que existem dezenas de boas aplicações para o Windows. Mas, saber quais são as ferramentas essenciais, facilita o processo de uma nova instalação.

Sem nenhuma ordem específica, vamos mostrar a seguir doze aplicações do Windows que todos deviam instalar quando compram um computador. Também juntamos mais algumas aplicações alternativas a cada uma das diferentes categorias.


1. Navegador da Internet: Google Chrome

Em relação ao navegador da internet a nossa escolha recai no Google Chrome. Ainda é super rápido, inclui pequenas vantagens como a pesquisa instantânea do Google por uma imagem e uma grande biblioteca de extensões . Além disso pode utilizar a sincronização entre plataformas que permite abrir os mesmos separadores no computador e no telefone. É de facto um navegador fantástico com inúmeras funcionalidades.

No entanto, como qualquer outra aplicação, o Chrome não está isento de falhas. Ainda existem muitas pessoas que não gostam de Chrome. A boa notícia é que há muitos outros navegadores fantásticos por onde podem escolher. Por exemplo, o Firefox permite-lhe personalizar quase tudo. O Opera é outro excelente navegador muitas vezes subestimado pelos utilizadores menos informados.

Além destes existem também alguns menos conhecidos como o Maxthon Nitro que também merece uma olhadela.

Por outro lado existe o Edge da Microsoft que teima em competir com os restantes navegadores. Mas que na nossa humilde opinião ainda não merece um lugar na lista de navegadores recomendados.


2. Armazenamento na Cloud: Dropbox

Depois de passar a fase da novidade, armazenar dados e informações na “nuvem” tornou-se numa tarefa cotidiana.A Dropbox é uma aplicação na Cloud que deve instalar quando compra ou formata um computador. De facto, os 2 GB de armazenamento gratuito não são muito para quem tem dezenas de gigas de informação. Mas, pode sempre aumentar esse espaço partilhando o serviço com os seus amigos ou executando algumas pequenas tarefas.

A Dropbox tem aplicações para todos os principais dispositivos, o que lhe permite levar os seus ficheiros para qualquer lugar.

Também é muito fácil partilhar ficheiros com outras pessoas, e o serviço oferece uma ótima interface Web e no ambiente de trabalho. Pode usar o serviço para backup, como uma PEN virtual na Cloud ou para criar pastas partilhadas com outras pessoas.

 

Também pode aproveitar os serviços da Cloud alternativos, em conjunto com o Dropbox, para obter mais espaço livre e separar os seus ficheiros. Alguma aplicações como por exemplo o Google Drive oferecem espaço gratuito, neste caso uns impressionantes 15 GB. Aliás, até pode fazer o upgrade para 100 GB por apenas 2€ por mês. O OneDrive é uma solução Cloud da Microsoft e já vem instalado por defeito no Windows 8 e 10. Infelizmente a Microsoft tem reduzido significativamente o espaço de armazenamento gratuito. No entanto o OneDrive continua a ser uma opção a ter em conta.


3. Streaming de Música: Spotify

Alguns anos atrás, para poder ouvir música no seu ambiente de trabalho, tinha de descarregar e organizar uma coleção de ficheiros MP3s. Mas isso acabou. Os serviços de streaming de música acabaram com a necessidade de comprar álbuns individuais física ou digitalmente.

Existem vários serviços de streaming de música no mercado, mas recomendamos o Spotify. Pelo facto de com o seu plano gratuito pode ouvir tanta música quanto quiser. Aliás, com um upgrade de cerca de 10€ torna-se num utilizador Premium. Definitivamente vale a pena para todos aqueles ouvintes mais ávidos de música.

 

Além de uma aplicação dedicada para o Windows o Spotify também tem uma ótima aplicação Web. São vantagens em relação aos serviços da concorrência. O iTunes da Apple exige muitos recursos do computador e ao Google Play Música funciona apenas na web.

Mas se já investiu nos ecossistemas da Apple ou do Google, então dê uma vista de olhos ao Apple Music e no Google Play Música. Apesar das diferenças ambos são semelhantes ao Spotify. Se preferir um serviço totalmente diferente, opte pelo Napster e não perca tempo com serviços como o SoundCloud Go.


4. Aplicações Office: LibreOffice

É muito provável que precise de uma ferramenta que permita trabalhar com documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. De facto pode optar por comprar a última versão do Microsoft Office. Mas felizmente não é a única maneira de conseguir trabalhar com esse tipo de ficheiros.

Qualquer utilizador do Windows pode usar esta ferramenta alternativa e gratuita chamada LibreOffice. É um poderoso pacote Office que inclui ferramentas semelhantes ao Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Access e muito mais. Depois de se habituar às pequenas diferenças estéticas em relação ao MS Office, conseguirá trabalhar normalmente com o LibreOffice.

 

Note que o OpenOffice também é uma das aplicações alternativas mais popular. No entanto tornou-se quase inativa e por isso não a deve utilizar. Se não quiser utilizar o LibreOffice, tente o FreeOffice ou o WPS Office. Se não consegue viver sem o Microsoft Office, então opte por subscrever uma assinatura do Office 365. Vai ver que é um negócio muito melhor do que comprar o Office 2016 convencional. Além de outras vantagens o serviço Office 365 inclui por exemplo um terabyte de armazenamento na Cloud no OneDrive.


5. Editor de Imagem: Paint.NET

No seu dia a dia precisa de manipular imagens, desfocando por exemplo informações confidenciais em fotografias? Ou então precisa de voltar a colorir ou a retocar algumas fotografias mais antigas? Então recomendamos que tenha um aplicação de edição de imagens instalado. Provavelmente acha que o Photoshop é a única aplicação padrão que consegue fazer isso. Mas engana-se, há muitas outras aplicações gratuitas acessíveis ao utilizador comum.

 

Paint.NET é a nossa melhor proposta de todas as aplicações gratuitas de edição de imagem. De facto é uma ferramenta muito mais poderosa que o Microsoft Paint. Mas com a vantagem de não nos sobrecarregar com todo o tipo de ícones e escolhas confusas. Com ela pode facilmente desfocar partes de uma imagem e corrigir automaticamente fotografias. Também pode adicionar texto e formas às suas fotografias com apenas alguns cliques. A sua variedade de plugins permitem expandir as suas funcionalidades.

Mas, se considera o Paint.NET muito básico, o GIMP é uma solução mais completa e avançada.


6. Segurança: Panda Free Antivirus

Não vai conseguir proteger o seu computador sem aplicações antivírus por isso é melhor ter uma instalada. De facto há muita controvérsia sobre qual é o melhor software antivírus. Infelizmente não há nenhuma ferramenta 100% perfeita. No entanto, algumas destacam-se das restantes especialmente no que diz respeito às suas características.

Para a maioria dos utilizadores, recomendamos a solução Panda Free Antivirus.

É uma ferramenta de segurança informática baseada na Cloud e por isso não sobrecarrega os recursos do sistema. A instalação é rápida e fácil e se quiser pode configurar o agendamento de pesquisas e adicionar exceções. É uma solução ideal para as pessoas que querem uma antivírus para configurar e depois esquecer.

 

Depois de o instalar, perca uns minutos a desativar os anúncios promocionais para deixar de ser incomodado. Para fazer isso basta abrir a aplicação, clicando no menu de três barras no canto superior direito e escolher Configurações. No separador Geral, vá para baixo e desmarque a opção Mostrar notícias do Panda. A partir desse momento deixará de ser incomodado pelo Panda, a menos que haja algum problema.

Se não gosta do Panda, tente o Avira Free Antivirus ou o 360 Total Security. Normalmente costumávamos desaconselhar a utilização do Microsoft Security Essentials por não ser 100% eficaz. Mas o reformulado Windows Defender melhorou bastante no Windows 10. Por isso vale a pena tentar, se de facto não gostar das outras aplicações.

Além disso, nesta categoria da segurança, costumamos recomendar uma solução combinada. Ou seja, além da aplicação de antivírus normal, deve também instalar o Malwarebytes Anti-Malware gratuito para poder fazer pesquisas mais profundas.


7. Media Player: VLC

Com a popularidade do YouTube, provavelmente já vê a maioria dos seus vídeos, num navegador da internet. No entanto, deve ter uma aplicação instalada no seu computador para quando precisar de reproduzir ficheiros multimédia localmente.

Para poder executar essa tarefa, nada consegue superar o VLC Media Player. De facto é o canivete suíço dos media players, capaz de reproduzir quase todos os tipos de formatos multimédia.

 

Assim, se precisa de reproduzir vídeos que guardou no seu telemóvel antigo num formato estranho de que nunca ouviu falar, o VLC consegue abrir esse tipo de ficheiro. Se quiser, ele também é capaz de reproduzir áudio, e outro tipo de ficheiros.

Por isso, faça já o download do VLC e deixará de ter de se preocupar com codecs de vídeo ou então ter de utilizar o inseguro QuickTime .

Mas, se mesmo assim não gosta do VLC, há vários outros media players incríveis que pode testar e escolher.


8. Limpeza e Gestão: CCleaner

Com o passar do tempo, o Windows vai criando ficheiros desnecessários e inúteis que ocupam espaço. Mas a boa notícia é que só precisa de uma ferramenta para conseguir manter o seu sistema limpo e otimizado. CCleaner é a nossa ferramenta favorita para limpar o disco e manter o nosso sistema informático a funcionar. Além disso é capaz de otimizar o seu sistema porque contém muitos recursos úteis.

 

Além de limpar a memória cache dos vários softwares que temos instalados, o CCleaner permite desativar facilmente aplicações que arrancam com o computador. Também pode procurar pelos ficheiros que ocupam mais espaço. Pode limpar o menu desorganizado e extrair para um ficheiro de texto todos as aplicações e programas que tem instalados.

Só há uma coisa que não recomendamos utilizar que é o sistema para limpar o registro do Windows. Todas as restantes ferramentas que o CCleaner oferece são de boa qualidade.


9. Imagens: ShareX

Muitas vezes precisamos de gravar o que está no ecrã ou melhor fazer um “PrintSrt”. Podemos utilizar esta funcionalidade para guardar um momento engraçado ou registrar uma informação. Mas e se lhe dissermos que há uma forma de o fazer mais eficaz que a tradicional que o abriga a clicar na tecla “PrtScr” e depois ir ao paint colar o resultado?

Infelizmente a ferramenta básica do Windows para fazer capturas de ecrã é muito limitada. Por isso recomendamos que utilize uma ferramenta mais completa e que lhe permita fazer outras coisas. Para isso não vai encontrar uma ferramenta gratuita para fazer capturas de ecrã melhor do que o ShareX.

 

Com várias formas e capturar o seu ecrã a ferramenta contém também um poderoso editor baseado no Greenshot. Possui um sistema de etapas automatizadas que pode utilizar depois de fazer uma captura de ecrã. Também ter algumas ferramentas extra, como uma régua de cores. De facto, o ShareX possui um impressionante conjunto de recursos sem nenhum custo.

Se mesmo assim não ficar convencido pode sempre testar um conjunto de ferramentas alternativas para fazer uma captura de ecrã no Windows.


10. Cópias de Segurança: CrashPlan

Infelizmente as soluções de backup que o Windows traz por padrão, não são ótimas. Por isso, se não quer perder os seus dados preciosos, é essencial utilizar um serviço de backup.

De facto vale a pena pagar por um aplicação de backup, mas se quiser uma gratuita, recomendamos o CrashPlan. É uma ferramenta que permite fazer fazer uma cópia de segurança do seu computador para uma unidade externa. Ou seja, pode guardar uma cópia dos seus dados noutro computador da sua rede ou no computador de um amigo gratuitamente através da Internet.

 

Sim, pode configurar vários locais de backup, sendo tudo executado sem ter de preocupar mais com a segurança dos seus dados. Com o plano premium, também pode fazer backup para os servidores do CrashPlan para conseguir um proteção máxima.

Mas, se o CrashPlan não atender às suas necessidades, dê uma vista de olhos a alguns dos outros excelentes softwares de backup . O Backblaze é uma ótima alternativa se não se importar de pagar. Consegue fazer o backup de tudo e assim já não tem que se preocupar em escolher pastas individualmente.


11. Compressão e extração: PeaZip

O Windows inclui suporte nativo para alguns ficheiros compactados, mas qualquer coisa além do básico requer uma ferramenta mais poderosa. Embora não sejam tecnologias muito diferentes, são importantes para conseguir trabalhar com qualquer tipo de ficheiro que possa encontrar.

 

O PeaZip é uma ótima opção para as suas necessidades de compactação e extração. É uma solução muito mais atraente e amigável que a concorrência e inclui recursos úteis como recuperar ficheiros danificados e converter formatos de ficheiros.

Mas se não ficou convencido pode testar uma alternativa ao PeaZip que pode encontrar aqui.


12. Mensagens: Franz

É muito provável que utilize pelo menos um serviço de mensagens para estar em contato com seus amigos durante o dia. Mas, com tantas opções para escolher, não há como escolher o melhor serviço de mensagens. De facto, tudo depende do que os seus amigos utilizam. Então, por que não escolher todos os sistemas de mensagens que eles utilizam?

Franz é a ferramenta que recomendamos como a melhor aplicação de mensagens para o Windows. Ela permite-lhe adicionar as contas de dezenas de serviços de mensagens mais populares. Ou seja, pode utilizar com esta ferramenta contas do WhatsApp, Facebook Messenger, Skype, Telegrama, GroupMe, Hangouts, Discord e muitas mais.

 

Franz adiciona simplesmente um novo separador para cada um dos serviços que utiliza, permitindo acompanhar cada um dos grupos numa nova janela. Sim, é mais fácil de utilizar do que utilizar as janelas do navegador para cada uma das aplicações. Além disso, pode fechá-lo quando precisar de se concentrar e assim de uma só vez. Assim, consegue evitar ser incomodado com alguma mensagem menos importante.

Mas se o Franz não suportar algum dos seus sistemas de mensagens favorito pode encontrar aqui algumas ferramentas alternativas. Aliás, se ainda utilizar serviços mais antigos, como o AIM e o MSN Messenger, o Pidgin é a aplicação indicada.


Bónus: mais 5 aplicações interessantes

Como é um leitor fiel e interessado, oferecemos a seguir, mais alguma ferramentas interessantes que pode instalar no seu computador. São cinco aplicações que achamos que todos deviam ter instalados porque nunca se sabe quando virão a ser úteis. De facto, são ferramentas que não se encaixam em nenhuma das categorias acima. Vamos descrevê-las muito resumidamente a seguir:

  • Unchecky – para ajudar automaticamente com as caixas de seleção durante a instalação de um software. Serve para garantir que não instala nenhum lixo indesejado no seu computador. Por vezes sentimos falta de um assistente que nos ajude com um segundo par de olhos.
  • Ditto Clipboard Manager – para aumentar a capacidade de utilização da área de transferência do Windows. Com ele, pode manter dezenas de coisas copiadas e pesquisar pelo histórico da área de transferência.
  • O F.lux – para filtrar automaticamente a luz azul do ecrã do seu computador quando o sol se põe. Serve para o ajudar a continuar a trabalhar à noite sem ter de levar com a luz ofuscante do seu ecrã.

 

  • Tudo – para conseguir fazer buscas quase instantâneas em todo o seu sistema Windows. Para utilizar sempre que precisar de encontrar um ficheiro e a busca padrão do Windows não conseguir.
  • O TreeSize Free – para analisar rapidamente a utilização do seu disco rígido e conseguir saber quais as pastas que estão a ocupar mais espaço.

Conclusões:

Agora já sabe quais as aplicações gratuitas que deve instalar imediatamente no novo computador Mas se não preferir as nossas recomendações irá certamente encontrar facilmente uma alternativa adequada às suas necessidades. No entanto, acreditamos que a maioria dos utilizadores conseguirá tirar partido da maioria das aplicações que recomendamos neste artigo.

Agora que já tem uma boa seleção de ótimas aplicações, certifique-se que remove o bloatware que ainda existe no sistema otimizado!

Qual as aplicações que acha que devemos instalar imediatamente?

Partilhe o seu software favorito, ou alternativas aos acima, deixando um comentário!

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.