10 razões sobre a importância da tecnologia nas empresas

A importância da tecnologia nas empresas é cada vez mais evidente na sociedade digital atual. De facto a tecnologia tem imensas vantagens que as empresas podem e devem aproveitar para alavancarem os seus negócios. Computadores, telemóveis, serviços de internet e softwares como PHC, Primavera, e Sage são ferramentas indispensáveis e de extrema importância nas empresas.

Qual a importância da tecnologia nas empresas?

A tecnologia acelera os processos e os sistemas de negócios dando-lhes mais qualidade. Atualmente é importante utilizar a tecnologia para iniciar qualquer negócio on-line e off-line. A tecnologia é importante nas empresas porque ajuda a automatizar os processos de fabrico, marketing e distribuição. Nas empresas a tecnologia ajuda a recolher, gerir, calcular, organizar e visualizar dados e informações do cliente.

A tecnologia ajuda a comunicar mais rapidamente com o cliente.

É um fator muito importante para a administração de grandes ou pequenas organizações que gerem recursos e oportunidades. A tecnologia ajuda na criação de materiais de marketing e publicidade. A tecnologia é usada nas Empresas para criar websites para negócios.

A tecnologia é importante nas empresas para automatizar as transações comerciais, como serviços bancários on-line, e pagamentos online. A tecnologia é usada por todo o mundo em quase todos as empresas e organizações públicas, privadas ou governamentais. Devido à importância da tecnologia é impossível conduzir, administrar e expandir uma empresa. É por isso que a tecnologia é muito importante para qualquer tipo de organização.

Vamos mostrar a seguir as 10 principais razões pelas quais é importante a tecnologia para as empresas:


tecnologia importante abrir negócio.jpg

1. A tecnologia é importante para começar um negócio

Quando se precisa de pesquisar por ideias de negócios começamos sempre por utilizar a tecnologia. Abre-se o navegador da Internet e pesquisa-se por exemplo por ideias de negócios inovadoras no Google. Assim, mesmo antes de abrirem uma empresa, milhões de pessoas pesquisam diariamente no Google por novas ideias de negócio. Quer sejam ideias para sites, negócios online, offline, a tempo parcial, em casa, blogs, análise de dados, negócios na cloud, etc. De facto existem milhares de outros tipos de pesquisas que se podem fazer com recurso à tecnologia relacionadas com negócios.

Mas porque se utiliza a tecnologia para pesquisar sobre negócios?

Simplesmente porque a tecnologia ajuda a encontrar as informações e os dados de forma rápida e precisa. É o método mais rápido para partilhar e obter dados e informações relacionadas com negócios. É por isso que existem biliões de pessoas que começam um negócio utilizando a tecnologia.


goals-ideas-strategy-diagram-concept-PFN5BC3.jpg

2. A tecnologia é importante para planear o negócio

O papel da tecnologia nas empresas é muito importante quando se começam a executar uma ideia ou um plano de negócios. Para criar um plano de negócios, os gestores de negócios podem utilizar por exemplo o Microsoft Excel. É útil por exemplo para realizar cálculos financeiros, planear orçamentos de marketing e visualizar dados.

Tecnologia pode usada na análise de dados para criar produtos e serviços inovadores e exclusivos.

Mesmo que não saibam como criar um plano de negócios, podem descarregar os modelos do Excel pré-definidos. Além disso podem sempre comprar modelos de planos de negócios utilizando a Internet. A tecnologia é útil para pesquisar sobre a execução de sua ideia de negócio, o seu planeamento ou implementação. Para as empresas, é muito difícil obter esses dados e informações de desenvolvimento de negócios sem utilizar a tecnologia. Nomeadamente softwares como o Microsoft Excel ou serviços com a Internet. É por isso vital para uma empresa poder utilizar a tecnologia e as tecnologias de informação.


promotion-product-strategy-marketing-concept-PG7CHW3.jpg

3. A tecnologia é importante para marketing e publicidade

Tanto o marketing como a publicidade são como o sangue para as empresas. São especialmente muito importantes para que os pequenos empresários e as empresas domésticas consigam sobreviver. Esse tipo de negócios precisa de utilizar diariamente campanhas de marketing e propaganda digital. Mas, para conseguirem criar materiais de marketing e publicidade, elas precisam de utilizar aplicações tecnologias. Aplicações como o Adobe Photoshop, o Microsoft Office, o Corel Draw, o Adobe Illustrator.

O que acontece se não houver tecnologia?

Sem a tecnologia, é impossível criar imagens de maketing, vídeos, apresentações, cartões-de-visita, cabeçalho de cartas, brochuras, etc. É também importante para se conseguir criar campanhas de marketing on-line como por exemplo o envio de Newsletters. São imensas as vantagens que se podem obter na utilização dos sistemas de informação, dai a importância da tecnologia.


businessman-assembling-jigsaw-puzzle-human-team-PMUAP5Z.jpg

4. A tecnologia é importante para contratar funcionários

Em geral, isso significa utilizar a Internet, mas para utilizar a Internet, eles precisam de utilizar a tecnologia. Sim, podem utilizar o telemóvel, mas com os smartphones não deixa de ser um equipamento informático. E nãos nos parece muito convincente contratar pessoas pelo telefone. O mais comum é a utilização de sites de freelancers e portais de empregos on-line para contratar funcionários.

 

Além disso se for um funcionário que trabalhe à distância permite à empresa reduzir custos. De facto, o tempo é um fator muito importante para melhorar a produtividade. Assim, contratar funcionários que trabalham à distância para um pequeno projeto pode ser uma solução eficaz quer para as empresas on-line como off-line.

É por isso que utilizar a tecnologia em conjugação com a Internet é uma mais-valia para as empresas.


group-of-diverse-friends-sitting-on-couch-with-PLXKTYV.jpg

5. A tecnologia é importante na relação com os clientes

O marketing on-line é a maneira mais rápida para anunciar e comercializar produtos e serviços por todo o mundo em poucos segundos. Todos os empresários querem um lucro rápido, mais resultados e um serviço de marketing orientado e voltado para o cliente.

Sem tecnologia e o serviço de internet isso é possível.

O Adwords é a maior máquina de gerar receita da Google. Basicamente consiste em cobrar às empresas para publicitar os seus produtos e serviços nas pesquisas que os utilizadores fazem. Além disso, o Facebook também fornece serviços de publicidade e marketing para pequenas e grandes empresas. Tudo o que você vê na Internet está ligado direta ou indiretamente com publicidade e marketing. Assim, todos podemos promover rapidamente os nossos negócios on-line.

Ao utilizar estes serviços criamos estratégias eficazes de marketing on-line que melhoram a relação com os nossos clientes. É por essa razão que a tecnologia, em conjugação com a internet, facilita a angariação de novos clientes.


online-shopping-website-P6NA9XP.jpg

6. A tecnologia é importante para promover as vendas

A tecnologia não serve apenas para ajudar a comercializar produtos e serviços mais rapidamente. Também pode utilizar a tecnologia para vender os produtos na Internet, visando qualquer país do mundo. O que antigamente só podia vender no comércio local a algumas centenas de pessoas agora pode promover pela internet e alcançar milhares.

As empresas utilizam os sites de comércio eletrónico para venderem os produtos e serviços a um público mais amplo. Portanto, pode vender um produto pelo seu site, que envia pela transportadora, ou prestar um serviço a um cliente pela internet.

Com a tecnologia, até mesmo as empresas com 2 a 3 funcionários estão a gerar grandes lucros utilizando as novas tecnologias. É por isso que a tecnologia e a Internet tornaram-se para muitas empresas nos sistemas mais potentes que podem utilizar.


saving-trade-account-commerce-concept-P5FWLH4.jpg

7. A tecnologia é importante para a redução de custos

As grandes empresas estão a utilizar tecnologias como a Cloud para acelerar os processos e reduzirem os custos de produção. Além disso utilizam robôs controlados por sistema informáticos para trabalhos mais complexos e difíceis.

Assim conseguem substituir os seres humanos em ambientes mais perigosos, evitando riscos com a segurança. Muito em breve podemos encontrar sistemas de transporte controlados informaticamente a operar automaticamente.

De facto, em quase todas as empresas as coisas são cada vez mais automatizadas.

Quer seja o sistema de marketing, de vendas, de transações ou centenas de outras coisas que começaram a utilizar as aplicações de Business Intelligence. O aparecimento nas empresas desta inteligência artificial é a prova de que a tecnologia tem um papel cada vez mais importante.

Outra forma de economizar é com o controlo de stocks. Programas como PHC, Primavera ou Sage, conseguem recolher dados e informações que a controlar custos. Evitam a compra desnecessária de produtos e a contratação desadequada de serviços. Conseguem isso porque controlam o que foi e o que ainda está para ser vendido.


online-shopping-credit-card-shopaholic-spending-P3HCDJH.jpg

8. A tecnologia é importante para aumentar a procura

Quando os custos de produção das empresas são baixos, elas podem gastar mais dinheiro nos processos de marketing e distribuição. Isso terá como principal consequência o aumento da procura por parte dos clientes.

No entanto existem muitos fatores externos que podem prejudicar este aumento de procura. Nomeadamente a inflação, a mudança de política do governo ou outra situação que desequilibre esta procura. Nessas situações a tecnologia se torna-se mais importante porque pode ajudar a modificar, reconstruir as campanhas de marketing. Podem fazê-lo, de forma eficaz, com base nos dados que recolheram sobre os clientes.

Dados de rastreamento e análise como os gerados pelo Google Analytics podem ajudar no processo de marketing e vendas. Além disso podem utilizar facilmente o feedback e os comentários que receberam dos seus clientes no seu site. São dados muito úteis para poderem tomar decisões acertadas que melhorem a rentabilidade da empresa.

Como todos sabemos as decisões baseadas em dados reduzem significativamente os riscos para o negócio. Assim, os dados informáticos podem ajudar os consultores ou empreendedores a assumir riscos calculados e a crescer no mercado.


close-up-of-a-man-holding-plastic-credit-card-79PNQVT.jpg

9. A tecnologia é importante para agilizar as transações

A tecnologia é importante na economia digital e sobretudo nas transações digitais entre as empresas. Os bancos utilizam a tecnologia para gerir levantamentos, transferências, depósitos em dinheiro e cheques. A maioria das aplicações e de computador que os bancos utilizam precisam de acesso à Internet.

Outras aplicações são baseadas na intranet dos próprios bancos ou são aplicações off-line, como o Microsoft Office. Aliás, o Microsoft Office 365 já pode ser utilizado online ou em aplicações baseados em nuvem.Entender a tecnologia dos serviços bancários pode ajudar a compreender a importância da tecnologia nas empresas. De facto, tal como nos bancos, nas empresas a tecnologia é utilizada por todos os seus departamentos.

Podemos encontrar sistemas informáticos tanto no front office como no back-office das empresas.

Por isso, tanto os funcionários como os gestores das empresas utilizam a tecnologia para trabalhar. Utilizam por exemplo computadores para transacções bancárias para dentro e fora da empresa. Além disso utilizam as tecnologias de informação para consultarem a sua informação bancária.

Resumindo, todos na empresa utilizam direta ou indiretamente a tecnologia para realizarem transações bancárias. Por outro lado a tecnologia facilita o pagamento aos clientes, agilizando o processo em benefício das empresas.Por exemplo os clientes podem comprar os produtos online e pagar confortavelmente através do sistema paypal ou referência multibanco.


great-idea-concept-on-the-white-office-table-PTV3R6Q.jpg

10. A tecnologia é importante para promover a inovação

Para crescer e se destacar, uma organização precisa inovar. A inovação permite que a empresa obtenha expressiva vantagem competitiva, principalmente quando se fala em tecnologia. Nas últimas décadas foi possível assistir a um impressionante desenvolvimento de novas tecnologias.

São elas que transformaram o ambiente das empresas de todos os portes e estimulam o investimento em inovação tecnológica. A necessidade constante de investir em tecnologia é resultado de um mercado competitivo e globalizado. Um mercado que cada vez mais exige qualidade, eficiência, melhores produtos, serviços e processos.

Com isso, a inovação tecnológica tornou-se fundamental para qualquer organização que deseja ganhar relevância no mercado em que atua.

Inovar ajuda a diferenciar uma empresa dos seus concorrentes.

Aumenta a participação no mercado, o lucro, o nível de emprego e o seu rendimento. Além disso agrega valor aos produtos e serviços e amplia a relação com novos mercados. Ou seja, abre portas para novas parcerias e novos conhecimentos e com isso melhora o posicionamento no mercado.
Mas é preciso ter atenção e analisar qual é a melhor tecnologia e quais serão os benefícios para a empresa. Investir na tecnologia correta é fundamental para obter bons resultados.

Conclusão:

Esperamos com este artigo ter focado as principais razões para entender a tecnologia com algo importante para a sua organização. De facto, a tecnologia ajuda a obter mais lucro reduzindo os custos de produção dos negócios. Além disso e gestão e administração das organizações torna-se mais fácil por causa da utilização da tecnologia.

Também é muito útil na formação e no desenvolvimento dos funcionários. A comunicação nas empresas utilizando o e-mail e a videoconferência é muito útil e eficaz.Existem atualmente muitos negócios online devido ao desenvolvimento da tecnologia. Qualquer pessoa pode iniciar um negócio em casa utilizando a tecnologia. Também se tornou mais fácil para o governo criar políticas para negócios bem administrados.

Ideias de negócios inovadoras estão no mercado por causa da tecnologia, nomeadamente da internet. Depois de conhecermos as vantagens da utilização da tecnologia nas empresas, é fácil afirmar que a tecnologia é tudo para os negócios.Em vez de dizermos que um computador é uma máquina eletrónica, podemos dizer que um computador é uma máquina de negócios. A tecnologia é utilizada tanto para iniciar um negócio como para gerir uma empresa.

De facto, é útil para recolher e analisar dados de clientes, criar e produzir produtos e serviços com rapidez e precisão.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.