10 dicas para gerir melhor o tempo

A sua vida está uma confusão, sem tempo para nada? Certamente não está sozinho, a falta de tempo e o acumular de tarefas são problemas para a maioria das pessoas.

A especialista em administração de tempo e produtividade Christian Barbosa, fundadora da Triad PS, empresa especializada em produtividade, colaboração e administração do tempo , selecionou algumas dicas para não sofrer mais com a falta de tempo .

1 – E-mail – manter o e-mail aberto faz com que o nível de interrupções no trabalho chegue ao intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de actividades por fazer. Barbosa recomenda definir períodos para lidar com as suas mensagens sendo que no resto do tempo o caixa de email deve ficar fechada.

2 – Não ter clareza sobre o que fazer – O que precisa fazer primeiro? Sabe menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a estas perguntas, com certeza vai perder-se tempo em tarefas circunstanciais.

3 – Estou em Reunião – Cerca de um terço das reuniões podem ser canceladas. Então: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objectivo, defina pontos de discussão e faça com que durem pouco tempo, no máximo 2 horas.

4 – Redes Sociais – Utiliza o Twitter, o Facebook, etc? Controle a ansiedade de estar ligado a essas redes permanentemente. Utilize eventuais intervalos no dia ou o horário de almoço para aceder as redes e se actualizar.

5 – Falta de energia – Sente-se cansado, sem pica e não se consegue concentrar? A falta de energia rouba muitas horas do dia e faz a pessoa “navegar” em actividades circunstanciais. O especialista recomenda manter hobbies, procurar um médico para orientação e alimentar-se em horários regulares.

6 – Falta de foco – Começa uma actividade e em pouco tempo salta para outra tarefas? Se a tarefa for extensa, divida-a em pequenas actividades, feche quaisquer outros software que não esteja a usar, tire o som ao telemóvel, se achar que funciona, ouça música.

7 – Browser cheio de favoritos – Abre o seu navegador da internet para visitar um site, esbarra na lista de favoritos e começa a navegar por outros sites? Mantenha a lista de favoritos o mais limpa possivel, assim não se distrai a navegar sem objectivos definidos.

8 – MSN e outros serviços de mensagens instantâneas – A regra é simples: está ocupado? Altere o seu estado para invisível ou offline. Está tranquilo? Altere para ausente ou ocupado. Tem tempo para conversar? Altere para disponível.

9 – Interrupções – Se muita gente o interrompe, pode ser porque não se comunica muito bem. Reveja como redige os emails, concede informações e delega actividades.

10 – Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – Que tal dizer NÃO de forma concreta, baseado em planeamento X disponibilidade? Se muitas tarefas imprevistas surgem no seu dia a dia, é possível que o nível de planeamento não esteja adequado. Repare em que dias da semana tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

 

E você? Consegue gerir bem o seu tempo ?

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.