10 coisas que pensamos sobre o computador que fazem de nós uns idiotas

O computador já não são apenas um objecto que utilizamos todos os dias. Começou a ser parte integrante das nossas vidas. Infelizmente, a omnipresença do computador na nossa sociedade não significa que todos tenham uma compreensão correcta do mesmo. Muitas pessoas têm concepções erradas sobre o seu computador e como se devem proteger de sistemas maliciosos.

Descubra a seguir algumas coisas que pensamos e que fazemos com o computador e que fazem de nós, no mínimo, uns perfeitos idiotas. Muitas vezes coisas simples que se tornam muito relevantes quando se trata da utilização e compreensão do funcionamento do nosso computador.


1 – Comprimento e complexidade da senha468347435

Uma das regras que todos os utilizadores já ouviram falar está relacionada com a as Passwords. Ou seja, deve utilizar passwords tão longas, complexas e enigmática quanto for humanamente possível. Por isso, as passwords muito fáceis de adivinhar como “senha” estão a tornar-se numa coisa do passado. No entanto, isso não significa que as pessoas tenham aprendido a lição. Algumas pessoas criam passwords que depois têm dificuldade em se lembrarem delas. Por isso escrevem-nas em algum lugar perto do computador. De facto, isso torna mais fácil a vida de alguém mal intencionado. Outras pessoas escolhem passwords relacionadas com alguma coisa que gostam. Isto, também facilita muito a vida de alguém mal intencionado que as conhece e que precisa da password.

De facto, a sua password não deve ser facilmente adivinhada. No entanto, não precisa de ser assim tão complexa. O mais importante mesmo é tentar não a reutilizar em vários sites diferentes. Sim, de facto temos muitos sites diferentes em que temos de fazer login e lembrarmo-nos das passwords. Por isso, muitas pessoas optaram por utilizar a mesma password em todos os sites. O problema é que, se um hacker conseguir roubar a base de dados de um site, pode depois utilizar a sua password noutros sites. Por isso deve encontrar um método que o ajude a lembrar facilmente da sua password. Deve ser alguma coisa mais ou menos complexa, mas que seja fácil de se lembrar. Depois é só ir variando a password de acordo com os diversos sites.


2 – O ecrã azul da morte

152544590

Muitas pessoas ainda acreditam que quando lhes aparece o ecrã azul da morte, o computador está prestes a morrer ou têm um vírus. Mas de facto, os ecrãs azuis, costumavam ser um sinal de problemas muito mais sérios. Raramente são problemas fatais para o computador muitas vezes não têm nada a ver com vírus. Uma ecrã azul quase sempre aparece por causa de um novo programa ou de uma atualização de um driver de hardware. São situações que fazem com que apareça o ecrã azul, e o computador desliga-se para evitar danos maiores.

De facto, as versões mais recentes do Windows, já lidam bem com os erros de ecrã azul, muito melhor do que as anteriores. Portanto, já não é um problema com que nos devemos preocupar. É claro que ainda pode ser um sério problema de hardware. Mas de certeza que não terá nada a ver com algum vírus que tenha apanhado no computador. A melhor coisa a fazer é digitar a mensagem de erro no Google e pesquisar sobre isso.

Normalmente, tudo o que precisa de fazer para corrigir o problema é restaurar o seu sistema utilizando um ponto de restauro. Não se preocupe, porque isso não irá afetar os seus ficheiro se tiver feito um backup corretamente. Se isso não funcionar, desinstale os programas instalados recentemente, porque devem ser eles os possíveis culpados.


3 – Memória de acesso aleatório RAM

488611985

RAM, ou Random Access Memory é muitas vezes chamada de apenas “memória”. Por isso, muitas pessoas pensam que quando estão com pouco espaço, precisam de mais memória RAM. No entanto, o dispositivo de armazenamento a longo prazo é o disco rígido. O que de facto pode ser confuso, porque não tem a palavra “memória” no nome.

A memória de um computador funciona de maneira semelhante à memória no cérebro humano. O cérebro humano tem um sistema de armazenamento a longo prazo onde guardamos as nossas memórias. Além disso tem uma memória de trabalho que usamos para manter uma conversa e fazer contas de cabeça. Enquanto executamos essas tarefas com a nossa memória de trabalho, também podemos recuperar as memórias armazenadas.

Num computador o processo é executado da mesma maneira. O disco rígido contém as memórias de longo prazo como vídeos, fotos e outros ficheiros. A memória RAM é a sua memória de trabalho e executa tarefas imediatas. É usada por exemplo para poder utilizar o Facebook, jogar Candy Crush e carregar e-mails enquanto conversa no Skype. O seu computador fica lento quando está a tentar executar estas tarefas? Então é muito provável que o seu computador precise de mais memória RAM. Se achar que não tem espaço suficiente para todos os seus ficheiros, então precisa de um disco rígido maior.


4 – Computador lento

477371591

Sempre que um computador fica lento, os vírus são quase sempre os culpados. Mas normalmente não são uns pequenos ficheiros de vírus que consome a maioria da memória RAM. Na verdade os computadores ficam mais lentos ao longo do tempo por inúmeras razões. Na maioria das vezes, não tem nada a ver com vírus.

O problema principal problema é que, como qualquer coisa, os computadores também envelhecem. De facto, o seu computador era muito bom quando o comprou. Mas os requisitos constantes exigidos pelos sistemas pioram o seu desempenho. Além disso, quanto mais tempo temos um computador, mais programas descarregamos. Isso faz com que se vão acumulando processos e serviços que vão consumindo recursos. Além disso, os computadores também podem ficar mais lentos por causa do disco rígido. Principalmente quando começam a falhar, e só com a sua substituição é que vai resolver o problema.

Por outro lado. às vezes, as ligações à Internet ficam mais lentas por exemplo por causa dos navegadores desactualizados.

Então, se o seu computador está a começar a ficar mais lento, não culpe o antivírus. Verifique a integridade do seu hardware, interrompa programas desnecessários em execução em segundo plano. Verifique também se o seu sistema operativo e os seus programas estão atualizados. Se tudo isso estiver bem, o problema pode ser um vírus. Mas é muito provável que mesmo assim seja outra coisa como sobreaquecimento.

 


5 – Vírus no Telemóvel

178525498

A maioria das pessoas não consideram os seus Telemóveis pequenos computadores. Mas, de facto, é essencialmente isso o que eles realmente são. Infelizmente, existem as pessoas mal-intencionadas que agora começaram a atacar esse tipo de equipamentos.

Por exemplo em 2011, um vírus conseguiu através de uma aplicação de terceiros enviar mensagens do telefone do utilizador. Isso, custou dinheiro à vítima e tornou o criador do vírus rico. Assim, encorajados por sucessos como esses, os vírus começaram a inundar o mundo dos Telemóveis.

Esses vírus normalmente infiltram-se nos Telemóveis através do downloads de aplicações. A loja de aplicações do Google é um mercado aberto no qual qualquer pessoa pode vender uma aplicação. De facto, isso é bom em muitos aspectos, mas muito mau em outros. Significa por exemplo que a loja está cheia de aplicações de terceiros que não foram testadas e analisados. Por isso, as pessoas acham que estão a descarregar alguma aplicação confiável. No entanto, estão a expor-se a programas mal-intencionados.

Nesse caso, normalmente é melhor nunca descarregar nada de uma fonte não confiável. Deve verificar sempre as permissões que as aplicações exigem antes da instalação. Se as permissões que eles querem parecerem estranhas, não concorde e não instale.


6 – Portátil incendiário

491063985

Muitas pessoas acreditam que não se deve deixar o portátil a funcionar por muito tempo. Principalmente deixá-lo em cima de um tapete, cama ou qualquer outra coisa inflamável porque pode pegar fogo. No entanto, não há qualquer evidência de que isso aconteça. São muito raras as ocasiões em que um portátil causa um incêndio. Normalmente é por causa de algum defeito com a instalação eléctrica.

De facto, os portáteis mais recentes já incluem um sistema de ventilação e segurança. Estão protegidos contra falhas e evitam que a máquina super-aqueça quando em funcionamento. A sua máquina está a aquecer constantemente? É provável que haja algum problema com o hardware do seu portátil. Pode por exemplo estar a exceder as suas capacidades normais, ou então a executar algum processo com problemas.

De facto, o maior perigo do super-aquecimento é poder queimar o seu portátil. Muitas pessoas pousam os seus portáteis diretamente no colo o que é um ideia terrível tanto para o equipamento como para a saúde. Os portáteis quentes já causaram queimaduras graves através da roupa. Mesmo durante pouco tempo com uma utilização moderada. Se precisar de utilizar um portátil no colo, retire-o se começar a ficar quente. Procure sempre uma superfície plana para o colocar.


7 – Computador estrangulado

450795829

Muitas pessoas acham que, se o computador começar a falhar, podem simplesmente substituir qualquer peça que esteja danificada. No entanto, os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos. Isso torna a atualização do hardware muito mais difícil por causa dos problemas de compatibilidade.

Acha que o seu processador está a falhar? Mas já não se fabricam desses processadores, que funcionam com a sua placa-mãe? Então, vai ter mesmo de substituir os dois componentes, processador e placa-mãe. Mas se o fizer é muito provável que alguns componentes mais antigos também deixem de funcionar. O ideal seria substituir o seu computador por um mais recente, caso contrário vai ficar com um computador ”estrangulado”.

Assim, mesmo que não tenha nenhum problema de compatibilidade ao atualizar, o seu sistema acabará por ficar estrangulado. Ou seja, o seu computador passa a ser tão bom quanto o componente mais fraco. Por exemplo, se atualizar a placa de vídeo, mas o processador for muito fraco, a diferença será imperceptível.


8 – Hacking e Cracking

184661628

Infelizmente, é cada vez mais comum vermos um site desfigurado, ou lermos sobre algum grupo que roubou informações de login. Normalmente acusamos sempre os hackers por este tipo de ataques. Mas na verdade não se trata de um comportamento Hacker mas sim de um Cracker. Um Hacker é alguém que tem um forte conhecimento de segurança informática. Quando encontra uma vulnerabilidade num sistema usa-a para entrar. Para isso, utiliza normalmente algum tipo de método de backdoor, ou em português “porta das traseiras”.

Por outro lado, o cracking envolve a utilização de um programa desenvolvido com o objectivo de descobrir uma password ou chave de acesso. São técnicas que usam ferramentas para gerarem diferentes combinações de senhas repetidamente. São técnicas conhecidas como ataques de “força bruta”. Para tornar as coisas mais confusas, a comunicação social refere-se muitas vezes ao “hacking”. Quando na verdade se tratou de um ataque cracker e não de uma invasão hacker.


9 – Vírus e Spyware

Vírus no código do programa

Os vírus são uma forma de software malicioso, mas existem muitos outros com diferentes nomes e métodos de distribuição. Alguns são grupos totalmente diferentes, como Spyware e Adware, que são concebidos para roubar informações ou incomodar-nos com spam. Alguns programas mal-intencionados são desenvolvidos para nunca nos apercebemos da sua presença. Muitas vezes escondem-se do software antivírus e aguardam pela altura certa para usar o computador. Nesses casos raramente afetam o funcionamento do computador pelo menos numa maneira perceptível.

Apesar dos vários programas de segurança que usamos para lidar com isso, estar prevenido é estar preparado. De facto, terá mais hipóteses de se livrar do malware se souber com o que está a lidar. Além disso, proteger-se não passa apenas por manter o antivírus atualizado. Muitas vezes, as próprias empresas de antivírus não estão atualizadas sobre as mais recentes ameaças de malware. De facto, as pessoas mal intencionadas estão constantemente à procura de maneiras de contornar a segurança.


10 – Malware do email

163124587

Recebemos constantemente avisos sobre vírus terríveis na nossa caixa de correio electrónico. São mensagens que já circulam desde o aparecimento do malware. Mas muitas vezes, são avisos falsos que alimentam todos o tipos de práticas ridículas. Há utilizadores que passaram a eliminar e-mails suspeitos sem os ler. Acreditam que se abrirem essas mensagens suspeitas podem ficar infectados por vírus. De facto, é verdade que nunca se deve abrir um anexo de email de uma fonte não confiável. No entanto é impossível ficar infectado por um vírus apenas por ler um email.

Porém existem outras situações em que pode ficar infectado por um vírus ou outra forma de malware mais fácil do que imagina. Por exemplo ao visitar um site obscuro, pode ser vítima de um download drive-by. Se tiver sorte, irá aparecer-lhe uma mensagem pop-up ou outro aviso. Mas em muitos casos não aparece nenhum aviso sobre a presença da ameaça e será instalado o malware. É por isso que é sempre uma boa ideia verificar o computador regularmente, apenas por precaução.


Conclusões

Nós, seres humanos, somos vítimas de nossas próprias mentes. As mesmas coisas que nos tornam capazes de raciocinar e inteligência são as mesmas coisas que nos tornam completos idiotas. Nossa capacidade de pensar, de fato, gera nossa habilidade astuta de parar de pensar.

Por vezes cometemos um erro ridículo após o outro, mesmo quando utilizamos sistemas muito simples. Escrevemos afincadamente um currículo inteiro e depois esquecemos-nos de o guardar. Pedimos ao funcionário do ciber-café a password das nossas contas de e-mail pessoais. Na biblioteca usamos a senha do nosso computador pessoal e ficamos indignados porque não funciona.

Estes são alguns exemplos de coisas que muitas vezes fazemos em frente a um computador e que fazem de nós uns perfeitos idiotas.

Já lhe aconteceu alguma situação do género com o computador?

Partilhe a sua experiência nos comentários a seguir.

 

António Almeida

António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Inscreva-se e Receba Grátis:

  • Últimas Notícias sobre Tecnologia
  • Promoções de produtos e serviços
  • Ofertas e Sorteios de equipamentos
Avaliar Artigo:
[5 Estrelas]

DEIXAR COMENTÁRIO:

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

AVISO:

Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.

Categorias:

PROBLEMAS INFORMÁTICOS?
Escolha aqui um serviço!

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. Pode consultar mais informação no Centro de Privacidade.