Alojamento VPS – vantagens e desvantagens

Para qualquer webmaster experiente, ou mesmo clientes com websites de elevado tráfego, já ouviram da empresa de alojamento alegar que está a consumir muitos recursos, que o seu website tem muito tráfego e que estaria na altura de fazer um upgrade para uma VPS.

 

Uma VPS (Virtual Private Server) não é mais que um servidor particionado, onde cada conta tem acesso aos recursos da própria máquina de forma independente. Daí o termo “virtual” pois permite que o webmaster faça a gestão de forma autónoma, efectuando alterações, instalações de programas e até “reboots”. Cada uma destas VPS comportam-se como um servidor dedicado. Por exemplo, se num dado servidor existirem 10 VPS, e não existirem benefícios especiais, cada uma irá usufruir de 10% da largura de banda total, do CPU, da memória RAM e do espaço em disco. Dá para ter uma ideia do potencial.

 

Apesar dos custos serem mais elevados que o chamado alojamento partilhado é uma opção interessante a ter em conta para requisitos mais exigentes. A VPS é uma solução intermédia entre alojamento partilhado e o alojamento dedicado. Com um alojamento do tipo VPS terá mais acesso à memória RAM, à utilização do CPU e largura de banda, entre outros recursos limitados no alojamento partilhado.

 

A VPS é também uma solução mais acessível comparada com o alojamento dedicado, sendo que o modelo é praticamente o mesmo. Partilhará sempre o servidor com outras VPS embora este número seja bastante reduzido em oposição ao alojamento partilhado, que poderá chegar aos milhares de websites. Nas VPS o problema de algo errado acontecer é diminuto (em relação ao alojamento partilhado) pois além do ambiente ser fechado e protegido das outras contas VPS, o número de “vizinhos” é igualmente reduzido.

 

1574R-06485.jpg

 

Grande parte dos clientes VPS vêm do alojamento partilhado quando constataram, ou foram alertados, que estavam a consumir demasiados recursos do servidor e não têm orçamento para alojamentos web dedicados. As VPS são uma excelente opção para quem precisa de mais recursos e não tem a experiência ou o conhecimento na gestão de um servidor dedicado.

 

Um dos cuidados que é necessário ter na aquisição de uma VPS é os recursos que estão efectivamente alocados. O que ocorre não raras vezes é que o fornecedor do serviço pode praticar o chamado “overselling”. Esta prática consiste em “vender” mais serviços, normalmente espaço em disco e largura de banda, do que os realmente disponíveis. Porquê ? Porque muitos utilizadores não usufruem de todos recursos disponíveis na VPS e algumas companhias aproveitam para direccionar esses recursos para outras VPS. É boa prática efectuar uma pesquisa exaustiva antes de optar por uma VPS com preços demasiado baixos face à concorrência.

 

Vantagens de uma VPS:

 

[checklist]

  • Processos próprios, utilizadores e ficheiros exclusivos
  • Poderá instalar os seus próprios programas e/ou componentes
  • Gestão da configuração do sistema e software
  • Garantia de recursos do sistema (CPU, memória, disco, etc)
  • Protecção e segurança reforçada
  • Gestão dos servidores web, email, ftp, etc
  • Executar e parar aplicações
  • Capacidade de reiniciar o próprio servidor

[/checklist]

 

 

Desvantagens de uma VPS:

 

[badlist]

  • Será responsável pela instalação, manutenção e segurança. Se não tiver experiência na gestão é melhor optar por uma VPS gerida pela própria empresa de alojamento.
  • Overselling

[/badlist]

 

 

 O que pensa do alojamento partilhado e dos servidores VPS ?

 

Avaliação Geral:
Minha Avaliação:
[0 Estrelas]

Artigos Relacionados:



Newsletter:



Subscrever Grátis:


Agora já é possível ler as notícias do Informatico.pt a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso basta que adira gratuitamente à nossa Newsletter, que será enviada semanalmente, com o resumo de todas as notícias que consideramos interessantes para si. Para receber a Newsletter Informatico.pt, basta preencher o seguinte formulário:



O Informatico:


António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

Comentários:

Notificar-me:
avatar
pedro souto
Anónimo
pedro souto

muito util
obg e parabens

wpDiscuz

Parabéns! Inscreveu-se com sucesso na nossa lista de e-mails.

Endereço de email já registado!

Newsletter GRÁTIS

 

 

newsletter-icon

Novidades, Noticias, Promoções, Descontos, Brindes e Ofertas.

Para receber a Newsletter do Informatico.pt basta apenas inserir o seu email no formulário a seguir e clicar em Subscrever.

*