Prism – Mozilla Labs

É uma ideia cada vez mais em voga. Não é novidade o empurrão que determinadas empresas estão a dar ao aparecimento de aplicações web. Esfregam as mão os utilizadores!

http://www.informatico.pt/wp-content/uploads/2009/12/prismlogo400.png

Claro que o Gmail, ou o Flickr, mais uma série de ferramentas patrocinadas pelo Google ajudam a que esse conceito se torne trivial.

Esta plataforma da Mozilla, antes chamada de Webrunner, uma multi-plataforma agora na versão 0.8, vem permitir a ponte entre as aplicações web e o nosso ambiente de trabalho. Assim teremos determinadas aplicações a abrir como se fossem executadas na nossa máquina. Na verdade o atalho existente no desktop abre uma janela de browser, independente, com o conteúdo determinado.

Contrariamente ao que a Adobe e Microsoft estão a fazer, com o Adobe AIR e o Microsoft Silverlight, a Mozilla não está a desenvolver uma plataforma proprietária para substituir a web. Estes querem desenvolver pontes entre as aplicações e a estrutura já usada pelo utilizadores quando se deslocam pela Internet.

O Prism faz isso mesmo, torna as aplicações web disponíveis no nosso computador como se fossem residentes, podendo ter o ícone no ambiente de trabalho, no menu iniciar, nos favoritos… enfim, torna uma aplicação de igual serventia e de igual iniciação.

Combinam também com comandos utilizados, estas pode mesmo utilizar as teclas para alternar a utilização activa como o Control-Tab, Command-Tab, e o Exposé.

O Prim é construído no Firefox, logo suporta as mais ricas tecnologias da Internet como HTML, JavaScript, CSS, e <canvas>. Corre nos sistemas Windows, Mac OS X, e Linux.

Enquanto o Prism treina os utilizadores para as aplicações web poderem integrar o seu ambiente de trabalho, o projecto continua nos laboratórios a evoluir, mas no sentido de equipar essas aplicações “web based” com funções nativas de uma comum aplicação, como por exemplo o acesso de dados offline, acesso aos gráficos 3d do hardware, etc…

Vamos esperar para ver, até lá podem experimentar e disponibilizar no vosso ambiente de trabalho algumas aplicações que normalmente usam como serviços web.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Prism 0.8 [6.87MB]
Homepage: Mozilla Labs

Avaliação Geral:
Minha Avaliação:
[0 Estrelas]



Newsletter:



Subscrever Grátis:


Agora já é possível ler as notícias do Informatico.pt a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso basta que adira gratuitamente à nossa Newsletter, que será enviada semanalmente, com o resumo de todas as notícias que consideramos interessantes para si. Para receber a Newsletter Informatico.pt, basta preencher o seguinte formulário:



O Informatico:


António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

Comentários:

Notificar-me:
avatar
wpDiscuz

Parabéns! Inscreveu-se com sucesso na nossa lista de e-mails.

Endereço de email já registado!

Newsletter GRÁTIS

 

 

newsletter-icon

Novidades, Noticias, Promoções, Descontos, Brindes e Ofertas.

Para receber a Newsletter do Informatico.pt basta apenas inserir o seu email no formulário a seguir e clicar em Subscrever.

*