virus worms trojans

O que são Cavalos de Tróia – Trojans, Vírus e Worms?

Algumas das habilidades que os hackers têm são a de programação de programa informático e a configuração de redes de PCs. Costumam utilizar essas habilidades para ter acesso aos sistemas. O objectivo de atingir uma organização é muitas vezes de furtar dados sensíveis, interromper as operações dos negócios ou danificar fisicamente equipamentos controlados por PC. Cavalos de Tróia – Trojans, vírus e worms podem ser utilizados para conseguir esses objectivos.

 

 

virus worms trojans

 

Neste artigo, vamos apresentar-lhe algumas das formas que os hackers podem utilizar Trojans, vírus e worms para comprometer um sistema informático ou de telecomunicações. Vamos também mostrar as principais medidas que podem ser usadas ​​para se proteger contra tais atividades.

 

 

O que é um Cavalo de Tróia – Trojan?

 

 

Um Cavalo de Tróia é um programa de PC que possibilita ao Hacker controlar o PC a partir duma localização remota.O programa está normalmente disfarçado com alguma coisa útil para o utilizador. Logo que a vitima instale o programa, o Trojan tem a capacidade de instalar automaticamente o programa informático mal-intencionado, criar backdoors, instalar outras aplicações indesejadas que podem ser usadas para comprometer a proteção dos dados do PC do utilizador.

 

 

Na lista abaixo mostra-mos algumas actividades que o hacker pode executar através dum cavalo de Tróia.

 

 

Utilizar o PC para um sistema Botnet para fazer ataques distribuídos de negação de serviço;
Danificar o PC tornando-o inutilizável com por exemplo ecrã azul;
Furtar dados confidenciais , como passwords, dados de cartão de crédito, etc;
Modificar ficheiros do PC da vitima;
Furtar dinheiro através de transferências de dinheiro não autorizadas;
Registar todas as teclas que a vitima pressiona no teclado e enviar os dados para o Hacker.
Visualizar o ecrã do PC da vitima e a a sua câmara web;
Descarregar dados privados como o histórico de navegação.

 

O que é um Worm?

 

 

Saiba tudo sobre cavalos de Tróia, vírus e worms

 

 

Um worm é um programa de PC malicioso que se replica normalmente através duma rede de PCs . Um hacker mal intencionado pode utilizar um worm para fazer as seguintes tarefas;

Instalar backdoors em PCs das vítimas. O backdoor pode ser usado para criar PCs zumbis que são utilizados para enviar e-mails de spam, fazer ataques distribuídos de negação de serviço, etc. Estas lacuna de proteção pode também depois ser explorada por outros tipos de malware;
Lentidão da rede por consumir a largura de banda;
Instalar código prejudicial através da utilização dum worm.

 

 

O que é um Vírus?

 

 

Saiba tudo sobre cavalos de Tróia, vírus e worms

 

 

Um vírus é um programa de PC que se anexa a programas e ficheiros confiáveis , sem o consentimento do utilizador. Os Vírus podem consumir recursos do PC, como memória e tempo de CPU. Os programas e ficheiros atacados podem replicar-se sem a intervenção do utilizador. Um vírus de PC podem ser usados para:

 

 

Recolher dados privados de acesso, como ID de utilizadores e passwords;
Mostrar mensagens irritantes ao utilizador;
Corromper os dados do o seu PC;
Registar as teclas digitadas pelo utilizador.

 

 

Os vírus de PC têm se difundido muitas vezes com êxito porque utilizam técnicas de engenharia social . Estas técnicas passam por enganar os utilizadores de forma a eles abrirem os ficheiros que parecem ser normais, como documentos do Word ou Excel. Uma vez que o ficheiro é aberto, o código do vírus é executado.

 

 

Como se proteger dos Trojans, Vírus e Worms

 

 

Saiba tudo sobre cavalos de Tróia, vírus e worms

 

Para se proteger contra esses ataques, uma organização pode utilizar os seguintes métodos:

 

 

Uma política que proíbe os utilizadores de descarregaram ficheiros desnecessários a partir da Internet, tais como anexos de spam de e-mail, jogos, programas que pretendem acelerar downloads, etc.
Instalar programa informático anti-vírus em todos os PCs dos utilizadores. Depois deve ser atualizado com frequência, e efetuados exames em intervalos de tempo específicos.
Utilizar dispositivos de armazenamento externo numa máquina isolada especialmente aqueles que chegam à organização a partir do exterior.
Fazer backups regulares dos dados críticos, armazenando-os preferencialmente em dispositivos simplesmente de leitura como CDs e DVDs.
Descarregar e instalar todas as actualizações do sistema operativo de forma a ajudar a reduzir a infecção e replicação de Worms.
Pesquisar vírus e programa informático malicioso em todos os anexos que se recebem por email antes dos descarregar.

 

 

Trojan, Vírus, e Tabela Diferencial Verme

 

 

TrojanVírus
Definiçãoprograma malicioso usado para controlar PC duma vítima dum local remoto.programa de auto-replicação que se anexa a outros programas e ficheiros com o objectivo de furtar ou danificar os dados.programas ilegítimos que se reproduzem normalmente através da rede
propósitoFurtar dados sensíveis, criar um espião no PC da vítima, etc.Interromper a utilização normal do PC, corromper os dados do utilizador, etc.Instalar backdoors no PC da vítima, abrandar rede do utilizador, etc.
medidas de combateUtilização de programa informático anti-vírus, patches de actualização para sistemas operativos e outros programas, políticas de proteção na utilização do serviço de Internet e na utilização de dispositivos de armazenamento externo, etc.

 

 

 

Fonte: guru99.com

Avaliação Geral:
Minha Avaliação:
[5 Estrelas]

Artigos Relacionados:

Quero receber mais!:



Comentários e Opiniões:

Sem Comentários

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website