computador nao liga

Como reparar um PC que Não liga

Não há nada mais frustrante do que um computador que não liga. Solucionar problemas de inicialização num PC pode ser difícil, já que existem diversos fatores que podem influenciar o arranque, tanto em relação a programas informáticos quanto a hardware. Determinar por onde começar, a partir dum diagnóstico rápido, irá poupar-lhe muito tempo para reparar o o seu problema.

computador nao liga

 

1 – Ligue o computador. O primeiro passo para determinar o que é necessário fazer é ligar o PC.

2 – Escolha um dos métodos a seguir, baseando-se no que acontece com a a sua máquina.

 

Método 1:

Não há resposta – Escolha o Método 1 (a seguir), se não ouvir as ventoinhas do computador a trabalhar, nada surge na ecrã ou se ele inicia por um momento e bloqueia ou se desliga sozinho.

Método 2:

Sons, bipes ou mensagem de erro – Escolha o Método 2 (a seguir), caso o o seu PC não passe no teste POST (Power on Self Test – Auto-teste de Inicialização). Normalmente, acontece se não ouvir um primeiro bipe e aparecer uma mensagem de lacuna ou portanto uma série de bipes, que indicam um código de erro.

Método 3:

Sistema Operativo Não Descoberto ou BOOTMGR não descoberto – Escolha o Método 3 (a seguir) caso a a sua máquina conseguir fazer a sequência de inicialização mas não é capaz de carregar o Windows.

 

 

Método 1

 

1 – Verifique o cabo de energia. Pode parecer algo simples, mas saiba se o cabo de energia está ligado, e a tomada, funcionando.
Conecte o PC de modo direto à tomada para ver se o filtro de linha ou o estabilizador podem ser a causa da anomalia.
Caso utilize um notebook, certifique-se de que o adaptador está ligado com proteção.

 

2 – Remova a bateria do laptop e conecte o adaptador de força. A máquina funciona sem uma bateria inserida, desde que esteja ligada numa fonte de energia. Se o notebook ligar quando a bateria é removida, algo pode estar errado com ela e deve entrar em contato com o produtor para receber uma nova.

 

3 – Experimente um monitor diferente. Se o computador iniciar mas nada aparecer na ecrã, pode ser um problema com o monitor. Saiba se ele está bem ligado e tente utilizar outro, se possível.

 

4 – Abra o PC. Para verificar as ligações internas e testar o fornecimento de energia, será necessário abrir o gabinete. Procure um guia no Informatico.pt para mais pormenores em como desmontar um computador.
Note-se de retirar a eletricidade estática com uma pulseira adequada ou tocando a parte de metal exposta do gabinete antes de manusear os componentes internos.

 

5 – Verifique os cabos da fonte de energia. Certifique-se de que os cabos que são conectados à fonte de energia (aquele “quadradinho” junto ao cabo) da placa-mãe estão firmemente conectados.

 

6 – Teste o fornecimento de energia. A tendência de fontes de energia antigas é falhar, mas testá-las é um processo relativamente simples. Elas são as maiores causadoras de problemas na sequência de inicialização dum PC. Procure por um guia no Informatico.pt para testar o fornecimento de energia.

 

7 – Substitua a fonte. Caso a fonte de energia não funcionar após testá-la, certamente é necessário substitui-la para que o o seu PC volte a funcionar. Pesquise por um guia no Informatico.pt para instruções sobre a instalação de fontes de energia.

 

8 – Saiba se existem parafusos soltos. Caso um parafuso tenha se soltado do gabinete, pode ser que ele seja o responsável pelo curto-circuito na a sua placa-mãe. Com muito cuidado, chacoalhe o gabinete para frente e para trás, ouvindo se há barulho de metal. Use seus dedos ou pinças compridas para remover o parafuso do local.
Procure por cabos que estão desgastados, já que expor os fios internos pode também causar curtos. Substitua qualquer cabo que esteja deteriorado demais.

 

 

Método 2

 

1 – Ouça o código de bipes. Se for sortudo, o o seu PC irá emitir uma série de bipes quando não conseguir inicializar. Procure pelo produtora da a a sua placa-mãe e encontre a “tradução” destes códigos. Saber o significado dos mesmos irá facilitar muito a identificação da anomalia. Infelizmente, os códigos de bipes são diferentes em consonância com cada produtora de placas, portanto, será necessário que mesmo procure e identifique-os.
Encontre no Informatico.pt um guia que lhe ajudará a identificar a a sua placa-mãe.

 

2 – Tente abrir a a sua BIOS. Se puder, tente aceder o menu de parametrizações da BIOS logo que a máquina inicializar. Normalmente, as teclas para entrar nesta seção são F2, F10, F11, e ⌦ Del.

 

3 – Verifique se todos os hardwares foram encontrados. A a sua BIOS irá mostrar todos os hardwares conectados numa das seções a seguir: Monitor, Hardware ou Sistema. Observe se o disco rígido está a ser mostrado adequadamente.
Caso não esteja, tente substituir o cabo dentro da máquina.

 

4 – Abra o computador. Para verificar os diversos componentes dentro do PC, será necessário abrir o gabinete. Desconecte tudo da parte de trás e remova o painel lateral para aceder os componentes internos. Novamente, utilize um guia do Informatico.pt se precisar de instruções para abrir o computador.
Note-se de retirar a eletricidade estática com uma pulseira adequada ou tocando a parte de metal exposta do gabinete antes de manusear os componentes internos.

 

5 – Reinicie todos os componentes. Abra a máquina e reinicie a placa de vídeo, módulos de RAM e todas as ligações por cabo. Se algo estiver com mau contato, pode ser a causa dos problemas.
Outra opção é fazer reset o processador também, mas normalmente esta tarefa é muito mais complicada e certamente não é a causa da anomalia. Isto também aumenta as hipóteses de danificar o processador, o que deixará o o seu computador totalmente inoperável.

 

6 – Teste os módulos de RAM. Pode ser que um módulo de memória defeituoso esteja evitando a inicialização do PC. Tente remover alguns (um por vez) e ligar a máquina para tentar isolar um pente com problemas.
Se quiser, execute um utilitário como o Memtest86 para ajudar a determinar qual módulo de memória que está falhando.

 

7 – Tente remover a a sua placa de vídeo. Se possuir uma placa de vídeo dedicada, experimente retirá-la e ligar o o seu monitor de modo direto na ligação de display da a sua placa-mãe. Uma placa de vídeo defeituosa pode fazer com que o PC não inicialize.
Encontre mais promenores sobre a instalação e remoção de placas de vídeo no Informatico.pt.

 

8 – Remova todos os hardwares que não forem indispensáveis. Tente ligar o o seu PC apenas com os hardwares básicos conectados. Por outras palavras, retire a a sua placa de vídeo, discos e drives adicionais, placas de expansão PCI e RAM extra. Depois de tirar tudo, tente ligar o computador.
Se ele funcionar apenas com o hardware essencial instalado, vá colocando as peças opcionais de volta, uma por vez, a testar o PC sempre para encontrar onde está o problema.
Se ainda não conseguir passar no POST com o hardware essencial, portanto será necessário substituir tais peças, levar o o seu computador a um técnico ou comprar um novo.

 

 

Método 3

 

1 – Abra o menu de Inicialização Avançada (Windows 7 e posteriores). Caso esteja com dificuldade de carregar o Windows, poderá utilizar o Reparo de Inicialização como tentativa de solucionar o problema no Windows 7 e posteriores; se o o o seu sistema operativo for o Windows Vista ou XP, será necessário fazer “boot” pelo disco de instalação para aceder os utilitários de Reparo da Inicialização.
O menu de Inicialização Avançada pode ser aberto pressionando repetidamente F8 durante a inicialização do PC.
Caso não consiga aceder o menu de Inicialização Avançada, é provável que exista algum problema em o o seu hardware. Leia as seções acima para solucionar problemas de inicialização.

 

2 – Clique em “Reparar o o seu computador” ou “Abrir Reparo da Inicialização”. terá que esperar alguns segundos enquanto os ficheiros necessários são carregados.

 

3 – Faça login com a a sua conta de administrador. Será pedido que aceda a a a sua conta antes de poder iniciar o processo de reparação.

 

4 – Escolha “Reparo da Inicialização”. O Windows irá escanear a a sua máquina para encontrar problemas relacionados à inicialização do sistema operativo, a tentar consertá-los automaticamente. Durante o processo, a a sua máquina certamente irá reinicializar diversas vezes.
Se o programa consertar algo, é altamente recomendado executá-lo mais duas vezes antes de tentar ligar o computador normalmente. Certamente, ele irá solucionar mais problemas ao ser rodado duas ou três vezes.

 

5 – Faça uma “Restauração do Sistema” se o “Reparo da Inicialização” não funcionar. Este último programa pode sugerir o Restauro do Sistema ou pode optar por a opção no menu principal “Reparar”. A Restauração do Sistema irá lhe proporcionar diversas datas onde poderá recuperar a máquina para solucionar o problema.
Primeiramente, sempre tente utilizar a data mais atual, e vá “retrocedendo” até encontrar um ponto de restauração que funcione.

 

6 – Reinstale o Windows. Se qualquer das opções de reparação acima funcionar, a a sua última alternativa pode ser a reinstalação do Windows. Isto apagará tudo no disco rígido, logo, deve ser apenas o o seu recurso final.
Procure no Informatico.pt por guias de reinstalação do Windows, em consonância com a a sua versão (7, 8, Vista, XP, etc.).

 

 

Avisos

 

Assim como em qualquer equipamento que é ligado à tomada, se sentir cheiros estranhos, de plástico queimado ou ouvir barulhos de algo estourando ou arqueando, desconecte o equipamento imediatamente. Ao menos que saiba como trabalhar com eletricidade de forma segura, um curto-circuito interno deve ser reparado por técnicos qualificados.
Sempre desligue e desconecte o PC antes de tocar, adicionar ou remover partes dentro dele.
Ao mexer no computador, utilize uma pulseira antiestática ou retire a eletricidade tocando na caixa do PC enquanto ligado na tomada.

 

Avaliação Geral:
Minha Avaliação:
[5 Estrelas]

Artigos Relacionados:

O Informatico:


António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.



Newsletter:

newsletter


Gostou deste artigo?


Então não perca os próximos.


Receba-os semanalmente.


Todas as novidades Grátis.





Subscreva Já!


Comentários:

Notificar-me:
avatar
Anónimo
Anónimo
Anónimo

Visitor Rating: 5 Stars

wpDiscuz