Microsoft lança mais uma actualização para corrigir anteriores

A Microsoft lançou o KB4039396, um patch para a atualização do Windows 10 Anniversary, versão 1607. Não está a ser disponibilizado através da atualização automática, mas apenas para instalação manual. Parece-nos uma espécie de nova politica de hotfixes da Microsoft.

A Microsoft lançou o seu primeiro patch do Windows 10 1607 em 7 de agosto. KB4038220 é uma correcção de um erro no .Net e que não foi executado através da Actualização Automática, estava apenas disponível para download e instalação manual.

No dia seguinte, 8 de Agosto, a Microsoft publicou um patch de segurança buggy chamado KB4034658 no seus sistema de atualizações automáticas. Se ativou a Atualização Automática e estava a executar o Windows 10 Anniversary Update, é provável que tenha recebido o patch buggy.

Pouco depois do lançamento desse patch, começamos a receber pedidos de ajuda sobre o KB4034658 porque tinha limpo seu histórico de atualizações . Apesar de não ser muito simples há maneiras de ver manualmente o log do histórico das instalações. Infelizmente, no processo de limpar o histórico de atualizações, o patch de 8 de Agosto também desbloqueou as atualizações que tenha bloqueado.

Assim, os administradores de sistemas descobriram que o KB4034658 além de prejudicar os seus servidores efetivamente estava a bloquear computadores com o Windows 10 fora da rede. O problema manifesta-se como o erro 0x8024401c. Pode ler aqui a descrição no TechNet .

Uma semana depois, no dia 16 de Agosto, a Microsoft emitiu uma grande quantidade de correções de bugs para o Windows 10, mas não as enviou por meio de Atualização Automática. O KB4034658 serviu para adicionar um aviso de que o patch limpa o Histórico de Atualizações e também prejudica os servidores. Infelizmente, uma novidade que muitos de nós já conhecíamos.

Em 28 de agosto, a Microsoft lançou finalmente uma correção para a limpeza do Histórico de Atualizações, e os problemas dos servidores. No entanto também é uma correcção que não chega via atualização automática; pode apenas ser transferida a partir do Catálogo do Microsoft Update . Tem o nome de KB4039396 e a pagina da Microsoft diz :

Problema endereçado onde o histórico de atualizações e as atualizações ocultas são perdidas e uma verificação completa de atualizações acontece após a instalação das atualizações do sistema operativo 14393.1532 até 14393.1613, incluindo o KB4034658. A instalação desta atualização não restaurará o histórico de atualização ou as atualizações ocultas para utilizadores que já instalaram as atualizações listadas. No entanto, esta atualização abordará este problema para utilizadores que ainda não os instalaram.

Problema endereçado com processamento de metadados de atualização do WSUS que pode causar a alguns clientes um erro 0x8024401c.

Aqui fica o resumo do que pode ter acontecido consigo:

  • Se instalou a Atualização Automática, perdeu o seu Histórico de Atualizações, e os seus patches bloqueados foram instalados (a menos que tenha sido suficientemente cauteloso para os bloquear manualmente). O seu sistema ainda está com problemas? Saiba que nunca mais verá o seu Histórico de Atualizações, o seu Windows 10 vais começar com um novo Histórico.
  • Se instalou manualmente o patch de 8 de Agosto, KB4034658, fique descansado porque está bem.
  • Mas se tinha a Atualização Automática desativada e instalou este novo patch, KB4039396, manualmente, o seu Histórico de Atualizações permanecerá intacto, suas atualizações bloqueadas ainda serão bloqueadas.

Na duvida suspenda a instalação dos patches de Agosto. Mais informações em AskWoody.com .

Avaliação Geral:
Minha Avaliação:
[0 Estrelas]



Newsletter:



Subscrever Grátis:


Agora já é possível ler as notícias do Informatico.pt a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso basta que adira gratuitamente à nossa Newsletter, que será enviada semanalmente, com o resumo de todas as notícias que consideramos interessantes para si. Para receber a Newsletter Informatico.pt, basta preencher o seguinte formulário:



O Informatico:


António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

Comentários:

Notificar-me:
avatar
wpDiscuz

Parabéns! Inscreveu-se com sucesso na nossa lista de e-mails.

Endereço de email já registado!

Newsletter GRÁTIS

 

 

newsletter-icon

Novidades, Noticias, Promoções, Descontos, Brindes e Ofertas.

Para receber a Newsletter do Informatico.pt basta apenas inserir o seu email no formulário a seguir e clicar em Subscrever.

*