Microsoft Cortana e Amazon Alexa falam uma com a outra

Para algumas pessoas o Amazon Alexa tornou-se numa forma de vida durante o ano passado. Utilizam na secretária do escritório e no quarto da minha casa. Além disso pode ser utilizado no telefone e já se pode testar em alguns carros em pré-produção. É um sistema que por exemplo se pode ligar ao sistema de segurança lá de casa, pode ler livros da Audible.com, e dizer piadas muito boas (pelo menos são melhores do que algumas piadas de alguns humanos).

Cortana da Microsoft é uma forma de “imitação” posterior. Existe nos computadores com o Windows, mas aparentemente não oferece muito valor. Como as empresas se tornaram em ambientes multifacetado , ou seja usam iPhones, organizam reuniões através do Google e editam documentos no Microsoft Word, é difícil adoptarem um bot que é apenas mais uma extensão do ecossistema da Microsoft.

Tanto a Amazon quanto a Microsoft anunciaram que os dois sistemas – Alexa e Cortana – conversarão uns com o outro. Não é realmente numa conversa prolongada (essa seria uma boa ideia), mas simplesmente uma forma de abrir o outro sistema. Ou seja, pode dizer por exemplo: “Cortana, abra Alexa” e depois controlar o seu smarthome. Ou pode dizer: “Alexa, abre Cortana” e agendar uma reunião no Outlook.

O som que ouve é semelhante a uma centena de pessoas a ressonar depois de adormecerem.

Não é exatamente uma notícia espetacular, embora seja surpreendente que as duas empresas estejam a trabalhar juntas. É um pouco como o Siri encomendar um filme da Amazon Store ou o Google Home estar totalmente OK com a ideia de deixar ditar um documento do Microsoft Word. A capacidade de falar com um sistema bot para abrir outro bot, não pode ser considerada uma integração ou mesmo uma colaboração. É sobretudo uma maneira que ambas as empresas encontraram de admitir que o outro sistema bot existe e reconhecerem que de facto poderia haver mais sinergia.

De facto é bom para as empresas envolvidas, mas para o utilizador, é no mínimo irritante.

Como seria um verdadeira integração

Para começar, o sistema bot que todos vimos no filme Dela foi obviamente um agnóstico. Era como se fosse um assistente pessoal, que não estava marcado como um Google Bot ou um bot Amazon. Era apenas um sistema bot, e se pensar-mos bem, é o que o utilizador quer. A verdadeira integração de um sistema bot significa que ele que faz todo o trabalho pesado do utilizador sem que ele se quer se aperceba da existência do mesmo. O utilizador não se deve preocupar com marcas ou plataformas mas apenas com a funcionalidade.

Por isso desvalorizo esta notícia da suposta “integração” entre Cortana-Alexa. Usar um sistema bot para abrir outro torna todo o processo simplesmente mais complexo. Como é que o utilizador sabe o que é que o Alexa pode fazer e o que a Cortana pode fazer? Será que isso realmente importa? Além disso, quais são os sistemas bots que nos podem dizer clima ou encomendar-nos um produto online? Queremos saber o tempo, mas não nos importa se ambos os sistema bots o possam fazer.

Como é frequente, a integração de sistemas é um conteúdo comercial interessante para a imprensa. Não é algo que o utilizador queira saber, a não ser que a notícia seja que o utilizador já não precisa de pensar tanto e não ficará tão frustrado ao utilizar os sistemas.

Veremos como é que esta “integração” funciona, mas acho que alguns utilizadores não se vão importar com o facto de um sistema bot possa comandar o outro. Quando desaparecerem as marcas dos robôs, essa sim será uma grande noticia.

Avaliação Geral:
Minha Avaliação:
[0 Estrelas]

Artigos Relacionados:



Newsletter:



Subscrever Grátis:


Agora já é possível ler as notícias do Informatico.pt a qualquer hora e em qualquer lugar. Para isso basta que adira gratuitamente à nossa Newsletter, que será enviada semanalmente, com o resumo de todas as notícias que consideramos interessantes para si. Para receber a Newsletter Informatico.pt, basta preencher o seguinte formulário:



O Informatico:


António Almeida

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por todo o tipo de tecnologia. Apostava na troca de informações e acaba de criar uma rede de informáticos especialistas interessados em tecnologia.

Comentários:

Notificar-me:
avatar
wpDiscuz

Parabéns! Inscreveu-se com sucesso na nossa lista de e-mails.

Endereço de email já registado!

Newsletter GRÁTIS

 

 

newsletter-icon

Novidades, Noticias, Promoções, Descontos, Brindes e Ofertas.

Para receber a Newsletter do Informatico.pt basta apenas inserir o seu email no formulário a seguir e clicar em Subscrever.

*