Microsoft pede aos utilizadores para não atualizarem o seu Mac

Microsoft pede aos utilizadores para não atualizarem o seu Mac

A Microsoft pede aos utilizadores do Office para Mac 2011 para não atualizarem o seu Mac para o MacOS High Sierra da Apple quando o novo sistema operativo for lançado no próximo mês.

“Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Lync não foram testados no MacOS 10.13 High Sierra, e nenhum suporte formal para esta configuração será fornecido”, publicado pena Microsoft num documento de suporte .

No mesmo documento, a Microsoft disse que os utilizadores do Office 2016 para Mac, que devem atualizar a sua aplicação para a versão 15.35 ou posterior, se pretenderem atualizar os seus Mac para o High Sierra. (A versão 15.35 foi lançada em junho, desde então, a Microsoft lançou a versão 15.36 em julho e a 15.37 em agosto.) “Em alguns casos, talvez não possa iniciar as aplicações do Office [da versão 15.34 sob High Sierra]”, disse a Microsoft .

A Apple deverá lançar a versão High Sierra do seu sistema Mac já em setembro.

Os conselhos da Microsoft sobre o Office para Mac 2011 não foram inesperados, uma vez que o suporte para a suíte de aplicações já está previsto terminar em 10 de Outubro, data que a Microsoft assinalou no calendário há dois anos, mas não divulgou amplamente. A partir dessa data, o programador Redmond, Wash., cessará de fornecer falhas para vulnerabilidades de segurança ou correções para outros erros e interrompe o suporte assistido gratuito e pago.

Os aplicações individuais – Excel, PowerPoint, Outlook e Word – continuarão a operar após o término do suporte, mas as empresas assumirão o risco, por mais pequeno que seja. Assim, é provável que algum malware que explore uma falha não corrigida irá surgir e comprometer os sistemas.

Para receber atualizações de segurança após o dia 10 de outubro, os administradores de TI devem fazer o upgrade para o Office para Mac 2016 ou avisarem os trabalhadores que utilizam o Office 365 para descarregarem e instalarem as aplicações mais recentes a partir do portal do serviço de assinatura .

O prazo de fim de suporte do Office para Mac 2011 foi inicialmente previsto para janeiro de 2016, aproximadamente cinco anos após o lançamento do pacote de produtividade. Mas no verão de 2015, quando ficou claro que o sucessor de 2011 não estaria pronto até o início de 2016, a Microsoft ampliou sua vida em 21 meses. Na época, a Microsoft citou a política de longa data de apoiar um produto a ser retirado por “2 anos após o lançamento do produto sucessor”, quando adicionou o tempo até 2011.

 

Os utilizadores de Mac: Steerage Class

O ponto de interrupção iminente para o Office para Mac 2011 é um problema apenas porque a Microsoft deixa de dar suporte aos utilizadores do Office para Mac. Ao contrário da versão do Windows do Office, que recebe 10 anos de suporte de segurança. A Microsoft classificou repetidamente o Office para Mac como produto de consumo para justificar essa medida, mesmo para a edição denominada de “Casa e Negócios”.

A Microsoft também não atualiza o Office para Mac para clientes empresariais, pois o Windows SKU é muito mais popular. A Microsoft disse em abril que, pelo menos duas vezes por ano os clientes empresariais do Office 365 ProPlus veriam as suas aplicações atualizadas.

As edições de Mac, no entanto, são atualizadas com novas ferramentas em intervalos irregulares, muitas vezes, muito depois do mesmo recurso já existir no Windows. (Recentemente, por exemplo, a Microsoft adicionou uma opção de receber e de entrega e/ou leitura para a versão Mac do Outlook, mas essa funcionalidade já existe no Outlook do Windows desde 2013.) E, como não há atualizações de recursos regulares em larga escala para Office for Mac, o suporte não é regulado pelo cronograma de lançamento como no Windows.

A diferença entre os sistemas é grande. De um lado, o gigante do Windows, do outro,  o nicho do Mac. Prova disso é que a Microsoft adotou as datas de março e setembro para o lançamento de novas atualizações para o Windows 10, Office 365 ProPlus e Windows Server, mas não fez promessas semelhantes para o Office para Mac 2016.

 

António Almeida

geral@informatico.pt

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por tecnologia e informação.

Loading
close-link
Loading
close-link
Loading
close-link
Loading
close-link

close-link

Junte-se à nossa newsletter Grátis!

Mantenha-se atualizado com as últimas noticias, promoções e descontos.

Preencha o formulário a seguir para Subscrever.

close-link
Usamos cookies para ajudar a identificar o seu computador, para que possamos personalizar a sua experiência, acompanhar o conteúdo do seu carrinho de compras e ajuda-lo no processo de compra.
OK