Não utilize o Windows 10 para mover dados no Android

Não utilize o Windows 10 para mover dados no Android

Quando liga o seu telefone a um PC com um cabo USB, espera que o “File Explorer” funcione da maneira que é suposto funcionar – copiar, mover, arrastar, soltar e outros comandos. Enquanto o PC estiver a executar o Windows 7 ou o 8.1, é exatamente o que acontece. Mas se estiver a executar o Windows 10, fique atento. pode acabar por apagar os seus ficheiros.

Jörg Wirtgen no site de língua alemã heise.de tem uma Descrição do problema :

Tenha cuidado com os dispositivos Android ligados a um PC com o Windows 10 via USB: operações de limpeza inofensivas podem fazer com que as fotos e outros ficheiros sejam irremediavelmente perdidos. Quase todos os dispositivos Android, exceto os mais recentes da Samsung, são afetados.

Existe um erro na ligação MTP USB do Android e do Windows 10 que leva à perda de dados se mover ficheiros num dispositivo Android: Se ligar o dispositivo Android ao Windows 10 via USB e, em seguida, mover ficheiros dentro do dispositivo, os ficheiros são excluídos da sua fonte, mas não chegam ao destino. Os dados excluídos não podem ser recuperados com nenhuma das ferramentas de recuperação mais usuais; eles desapareceram irremediavelmente.

Deixa-mos a seguir uma lista com alguns dispositivos testados como vulneráveis, alguns dos quais foram testados num esforço multidimensional:

  • Android 8: Nexus 6P, 5X
  • Android 7: HTC U11, Nokia 6, OnePlus 3,5, Xiaomi Mi 6, Mi Mix, LG K8, G5, Motorola Moto G3, G5
  • Android 6: Sony Xperia Z3 Compact, Huawei Honra 7
  • Lineage OS 7.1.1: Samsung Galaxy S5

Estes dispositivos específicos também têm problemas: Galaxy S2, S4 mini HTC 10, 8s Sony Xperia Z, Xperia Z5 Huawei Mate 9, P8 Lite.

Novos dispositivos Samsung com Android 7 – Galaxy A3, A5, Edge S6, S7, S8, Tab A – parecem ser imunes, assim como o BlackBerry Priv e Huawei Honra 8.

Günter Born  tentou copiar e mover dados no seu Moto G5 e também teve problemas. Mas não teve nenhum problema com o Win7.

Um dos grandes problemas, é claro, é que existem muitas variáveis ​​- diferentes dispositivos, a executar diferentes versões do Android, com diferentes versões do Windows.

Eu testei na minha configuração – Win10 um Nexus 6P a executar o Android 7.1.2. Aqui está o que encontrei:

  • É fácil e rápido de copiar do telefone para o PC e do PC para o telefone. Move é rápido e fácil também.
  • Copiar de uma pasta para outra no telefone é muito, muito lento – desisti após 30 minutos.

Há um mês Mês atras, uma discussão no Reddit descreve precisamente esse problema, a utilizar um Sony Xperia Z3. Infelizmente, o utilizador não mencionou qual a versão do Windows 10 que estava a utilizar.

Assim, tenha cuidado ao tentar executar um teste. Publique aqui os seus resultados – versão do Windows, versão do Android, nome do dispositivo.

António Almeida

geral@informatico.pt

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por tecnologia e informação.

Loading
close-link
Loading
close-link
Loading
close-link
Loading
close-link

close-link

Junte-se à nossa newsletter Grátis!

Mantenha-se atualizado com as últimas noticias, promoções e descontos.

Preencha o formulário a seguir para Subscrever.

close-link
Usamos cookies para ajudar a identificar o seu computador, para que possamos personalizar a sua experiência, acompanhar o conteúdo do seu carrinho de compras e ajuda-lo no processo de compra.
OK