Portal da Matemática em Portugal que é um projecto empreendedor que visa tornar o ensino da Matemática mais apelativo, prático e orientado para o sucesso dos alunos dos ensinos básico, secundário e superior.

matematica719595d0 400x225 300x168 Explicamat   explicações grátis de Matemática

A Explicamat é o sítio ideal para o seu filho aprender matemática pois é cómodo, eficaz, controlado e acessível:

 

Cómodo: o seu filho tem explicações de matemática desde casa, no seu computador, em diversos horários. Assim, poupa em tempo, poupa em transportes e ganha em comodidade.

 

Eficaz: Temos vasta experiência em explicações de matemática, com um método de trabalho próprio e com resultados provados.

 

Controlado: o seu filho tem explicações num ambiente seguro e privado / confidencial. Os Pais têm acesso ao Dossier do Aluno, onde encontra toda a informação sobre o seu filho, a assiduidade, trabalhos realizados, ponto de situação da matéria, etc.

 

Vítor Pereira, o professor de matemática albicastrense que expandiu o seu projeto Explicamat até ao Youtube, é o convidado de Nuno Markl, dia 31 de outubro, no programa “5 para a meia-noite”.

 

0 300x225 Explicamat   explicações grátis de Matemática

 

Licenciado pela Universidade da Beira Interior e após 11 anos de experiência como explicador particular, tendo em 2010 um horário preenchido pelos seus mais de 30 explicandos, conseguiu ir mais longe e “ajudar mais alunos tirando partido das novas tecnologias”, tal como o Reconquista já tinha dado conta. E foi assim que criou um canal no Youtube com o objectivo de dar explicações por vídeo gratuitas.

 

Hoje disponibiliza mais de 1500 vídeos no seu portal, www.explicamat.pt, que até ao final do presente ano lectivo terá coberto toda a matéria dos programas de matemática do 9º ao 12º ano – incluindo ainda resoluções passo a passo, em vídeo, de todos os exames nacionais dos últimos cinco anos.

 

Os vídeos já contam com dois milhões de visualizações e três mil subscritores, recebendo cerca de três mil visualizações por dia. “A qualidade dos vídeos está a fazer sucesso entre os incontáveis alunos que os usam diariamente para usufruir a partir dos seus domicílios dos serviços de um explicador particular e sem qualquer custo”, explica.

 

 

A procura não para de crescer. “Todos os dias recebo mensagens de alunos a perguntar quando sai o próximo vídeo”, revela Vítor Pereira acrescentando que, sendo casado e com uma filha de três anos, o projeto tem sido uma luta difícil e um grande desafio para a sua vida profissional e pessoal. “A continuidade do explicamat tem sido garantida pelas mensagens de incentivo que recebo diariamente, que me dão um grande retorno em termos de realização pessoal e fazem com que não desista”, afirma.

 

Para garantir o funcionamento das plataformas online este ano teve de “diminuir a carga horária de explicações presenciais para cerca de metade, de modo a conseguir concentrar mais tempo no projecto online”.

 

Não precisando os seus alunos de tantas horas de explicação.

 

Vítor Pereira decidiu começar a fornecer, através do seu portal, um serviço pago de explicações personalizadas online, acessível a qualquer aluno, como um complemento aos vídeos sobre Matemática que disponibiliza gratuitamente.

 

Mas a ambição de Vítor não fica por aqui e acredita que este “é o futuro do negócio das explicações”, um modelo que quer expandir “a mais anos de escolaridade e mais disciplinas”.

 

explicamat1 300x178 Explicamat   explicações grátis de Matemática

 

Vítor Pereira, 35 anos, professor de matemática licenciado pela Universidade da Beira Interior e com 11 anos de experiência como explicador particular, tinha em 2010 um horário completamente preenchido pelos seus mais de 30 explicandos, mas não conseguia deixar de pensar que poderia ajudar muitos mais alunos tirando partido das novas tecnologias.

 

Criou então um canal no Youtube com o objetivo de dar explicações por vídeo gratuitas. Durante 2 anos, levantava-se todos os dias às 3 da madrugada e trabalhava neste projeto até às 8 da manhã, altura em que começava o seu dia de trabalho, a dar explicações particulares de Matemática .

 

Hoje, disponibiliza mais de 1500 vídeos no seu portal www.explicamat.pt, que até ao final do presente ano letivo terá coberto toda a matéria dos programas de matemática do 9º ao 12º ano – incluindo ainda resoluções passo a passo, em vídeo, de todos os exames nacionais dos últimos 5 anos.

 

Os vídeos já contam com 2 milhões de visualizações e 3000 subscritores, recebendo cerca de 3000 visualizações por dia. Os vídeos estão a fazer sucesso entre os incontáveis alunos que os usam diariamente para usufruir a partir dos seus domicílios dos serviços de um explicador particular sem qualquer custo.

 

«Todos os dias recebo mensagens de alunos a perguntar quando sai o próximo vídeo sobre Matemática », partilha Vítor que, casado e com uma filha de apenas 3 anos, confessa que o projeto tem sido uma luta difícil e um grande desafio para a sua vida profissional e pessoal «a continuidade do explicamat tem sido garantida pelas mensagens de incentivo que recebo diariamente, que me dão um grande retorno em termos de realização pessoal e fazem com que não desista».

 

Este ano, Vítor começou a aperceber-se que seria viável transitar o seu próprio serviço de explicações particulares para as plataformas on-line: «Já não estava a conseguir aguentar este ritmo e por isso tive de diminuir a carga horária de explicações presenciais para cerca de metade, de modo a conseguir concentrar mais tempo no projeto online.

 

Mas verifiquei que esta transição não teve um impacto negativo nos meus alunos, porque como eles também são utilizadores do meu portal online, acabo por conseguir dar-lhes mais apoio que um explicador normal e eles acabam por não precisar de tantas horas de explicação». Seguindo esta lógica, Vítor decidiu começar a fornecer através do seu portal, um serviço pago de explicações personalizadas online, acessível a qualquer aluno, como um complemento aos vídeos que disponibiliza gratuitamente.

 

Mas a ambição de Vítor não fica por aqui. O seu projeto aumenta dramaticamente a sua eficiência como explicador, permitindo que atinja uma massa de alunos de Matemática  ilimitada sem que isso lhe tome tempo adicional. Vítor acredita que este é o futuro do negócio das explicações e quer expandir este modelo continuamente para mais anos de escolaridade e para mais disciplinas.

 

 

Explicações grátis de Matemática:

 

Youtube: http://www.youtube.com/user/Explicamat

Portal: http://explicamat.pt/

 

O que pensa desta nova forma de ensinar matemática ?

 

 

Antonio Almeida

Doutorando em Informática na UTAD, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação para as Organizações e engenheiro Informático e de Telecomunicações pelo IPV é um apaixonado por tecnologia e gosta de partilhar o seu conhecimento.

This Post Has 5 Comments

  1. Peter

    si alguien conoce alguna aplicacion que te permita…..transformar Km a m o cosas asi…..bueno, que te pueda ayudar a hacer operaciones matematicas….no una aplicacion de una calculadora, si no una especializada para resolver sierto tipo de problemas matematicos (no importa que te ayude a resolver, solamente que sea un programa descargable y que funcione)