Siga-nos:

Ligue Já! + (351) 966 174 225

Facebook – como se livrar do vicio

Facebook – como se livrar do vicio

Facebook é daqueles casos em que podemos tentar esconder-nos, mas nunca conseguiremos fugir. Não conheço quase ninguém que não tenha uma conta nesta rede social. É realmente um vício para a maioria das pessoas.

Muitos trabalhadores vêm a sua produtividade cair quando começam a abusar desta plataforma. Uma boa saida para isso é cancelar a sua conta. Contudo, isso traz grandes desvantagens, principalmente se tiver alguma trabalho através da internet. E tal como em outras coisas na sua vida, não adianta querer elimina-las, pois o seu vicio continuará lá.

 

Acima de tudo é importante que você ganhe disciplina pessoal e saiba separar quando é tempo de ir ao Facebook ou quando deve mesmo se concentrar no seu trabalho. O primeiro passo para conseguir lidar com este problema é mesmo saber a quantidade exacta de tempo que está a perder com ele. Para isso nada melhor que utilizar o Rescue Time. Lá terá todos os dados necessários para saber quando tempo está a perder. Mas dou-lhe um conselho. Prepare-se, pois o Rescue Time pode surpreende-lo.

 

Depois de ter a real noção (tal como eu tive) que anda a perder várias horas do seu dia no Facebook, chega o momento em que necessita de colocar na sua cabeça que esse periodo terá que diminuir consideravelmente. Aí entram em cena as dicas que lhe vou dar a seguir. Mas de que nada servem, se você não quiser mesmo fazer isto. Para ser mais fácil, quando organizar os seus objetivos, define que um deles é perder menos tempo no Facebook. Passar isso para uma folha ajuda que torne essa meta mais física.

 

 

QUANDO É QUE ELE COMEÇA A TORNAR-SE UM VÍCIO?

Se tem um dos seus objetivos é perder menos tempo no Facebook, é porque ele já se tornou um vício. Ou seja, já começou a interromper as suas tarefas essenciais. Você estará a ficar viciado no Facebook se tiver um destes sinais:

  • Deixa de passar tempo com a sua família só para estar lá
  • Prefere namorar pelo Facebook do que pessoalmente
  • Perde produtividade no trabalho
  • Deixa de fazer coisas essenciais em casa
  • Pensa que vai lá apenas alguns minutos e acaba ficando algumas horas
  • Verifica constantemente se alguém lhe disse alguma coisa
  • É a primeira coisa que faz no início do dia
  • Fica ansioso e está sempre à procura de publicações mais recentes para comentar
  • Parece que o seu dia não foi igual se não verificou a sua conta
  • Acorda a meio da noite para alimentar os seus animais no Farmville

Estes são apenas alguns dos exemplos. Se realmente já começou a sentir alguns destes sintomas, talvez seja o momento de se começar a preocupar. Eu sei que por vezes parece triste, mas com certeza entrou nessa rede e nem sequer se apercebeu. Não se preocupe. Talvez faça parte de 60% da população arrisco eu dizer. Isto porque vejos amigos a dizerem que “vão estudar” ou que está “na hora de fazer um trabalho”. Mas quando vejo isto questiono-me: Qual é a necessidade disto? Será que essas pessoas que afirmam dizer que vão fazer alguma coisa acabam por fazê-lo ou ficam a responder a comentários? As pessoas começam a perder a noção de que o Facebook realmente anda a alterar a vida delas.

 

 

ATÉ JA EXISTEM CLÍNICAS DE TRATAMENTO..

Atenção, se está a ficar viciado, fique sabendo que existem clínicas que se dedicam ao tratamento deste vício. É claro que não estou a aconselhar que frequente uma delas. Só quero que, com isto, leve mais a sério este tema, que em muitos casos começa a tornar-se preocupante. Se não veja, segundo uma notícia publicada pelo jornal I:

“Esta nova geração de viciados do século XXI, como alguns psiquiatras estão a descobrir, apresenta sintomas físicos e psicológicos semelhantes à adição a substâncias como a nicotina, o álcool ou comprimidos. Parece piada, mas não é. Chama-se Facebook Addiction Disorder (FAD) e é uma perturbação psicológica derivada da Internet Addiction Disorder, diagnosticada pelo psiquiatra norte-americano Ivan Goldberg em 1995. Ainda não é considerada uma patologia, mas já começou a ser identificada. Há mais de 80 grupos no Facebook para pessoas viciadas em Facebook, o que parece tão acertado como montar um grupo de Alcoólicos Anónimos numa destilaria. Também foi lançado um livro, da editora Ice Cream Melts, chamado “Facebook Addiction”, baseado na vida de vários viciados na rede social.”

 

 

Portanto, talvez esteja mesmo na hora de começar a levar esse problema a sério e seguir as dez dicas que tenho para lhe dar a seguir.

 

 

DEFINA UMA HORA DO DIA

O grande problema de quem se começa a tornar viciado no Facebook é as horas exageradas que passa por dia na frente do ecrã. É durante o trabalho, enquanto come ou até quando vai no banheiro. Para que isso não aconteça defina uma hora por dia para poder “matar” o seu vício. A não ser que ela seja essencial para o seu trabalho, já chega de perder tempo com o Facebook né? Façamos as contas. Se perder três horas por dia com o site, estará a perder 90 horas por mês e 1080 horas por ano. Sabe quantos dias são estas horas todas ao fim um ano? 45! Afinal, ficar menos 45 dias por ano estudando o seu projeto é começar logo um passo atrás dos seus concorrentes.

 

 

DEFINA QUANTO TEMPO IRÁ PERDER POR DIA

Depois de definir uma hora fixa, é importante que defina também um tempo limite para estar lá! Meia hora deve ser o máximo. Isto porque estamos a falar de um divertimento. Ok, até pode contribuir para a sua felicidade. Mas se tivermos que dividir as 24 horas do nosso dia pelo nosso trabalho, família ou exercício físico, com certeza pouco tempo nos restará para o Facebook. A não ser que esteja a deixar de parte algum dos três pontos anteriores, o que se tiver à acontecer é muito grave. Até porque ao definir este período de tempo tão curto, estará a usar a Lei de Parkinson, ajudando-o a ser mais produtivo, até no Facebook!

 

 

TAREFAS ESSENCIAIS PRIMEIRO, FACEBOOK DEPOIS

Se não consegue ter uma atitude adulta e controlar o seu tempo, o melhor seja mesmo voltar aos primordios da sua educação. Lembra-se quando a sua mãe dizia “deveres de casa primeiro e brincar depois”. Bem, talvez esteja no momento de voltar a utilizar esta dica materna tão preciosa. Faça tudo o que tem a fazer primeiro e só mais tarde dê um pulo para “matar” o vício.

NADA DE CHAT

Uma das coisas que faz com que as pessoas percam mais tempo no Facebook é sem dúvida, o chat. Isto acontece principalmente por três motivos.

  • Está sempre disponível para os outros
  • Quem não tiver nada para fazer, vai tratar de ocupa-lo a si
  • Se achar que já não tem nada de novo para ver, vai começar a falar com alguém de certeza!

Para que isso não aconteça, o melhor é mesmo desligar aquela janelinha ao lado. Os passos são bastante simples. Abrir janela do chat, ir a opções e depois seleccionar a opção “ficar offline”. Depois já não cairá naquelas tentações anteriores e verá que o Facebook, afinal, já não tem tanta coisa para fazer.

 

 

CHEGA DE NOTIFICAÇÕES DE EMAIL

Outra das coisas que faz com que tenha uma curiosidade constante de ir ver o que está a acontecer nesta rede social são as notificações de email. Além de não ajudar a manter a sua caixa de email organizada, obriga a que esteja constantemente a visitar o seu correio eletrónico. Para perder menos tempo no Facebook, desligar as notificações de email é uma coisa quase obrigatória! Tal como desligar o chat, os passos para o conseguir fazer são bastante simples. Vá a “Conta”, “Definições de Conta”, “Notificações” e de seguida retire todas as cruzes que aí estão. O seu email vai deixar de ser uma confusão pode ter a certeza.

 

 

NÃO ACEITE QUEM NÃO CONHECE

Quando Mark Zuckerberg criou o Facebook, tinha como objetivo ligar pessoas que se conheçam. Mas tal como nas outras redes sociais, com o passar do tempo acabamos por começar a aceitar pessoas que desconhecemos, apenas porque têm alguns amigos em comum. Não faça isso. Isto porque se o fizer, a tentação de começar a falar com essa pessoa para conhece-la faz com que perca ainda mais tempo no site. Só aceite pessoas que não conhece no site apenas se for estritamente necessário. Caso contrário, um Não pode corresponder a mais minutos de produtividade.

 

 

CANCELE AS SUBSCRIÇÕES EM GRUPOS

Uma das mais recentes alterações feitas por esta rede social foi o fato de podermos ser adicionados a grupos sem que tenhamos sequer a oportunidade de dizer que não! Só praticamente obrigados a entrar naquele grupo. E o pior é que o Facebook depois envia-nos notificações cada vez que alguém escreve lá ou abre aquele janela do chat chata com quatro ou cinco pessoas a falar ao mesmo tempo. Cada vez que vejo isso, cancelo no primeiro minuto! O modo de o fazer também é bastante simples. Basta ir ao grupo e carregar na opção “Sair do grupo”. Caso ainda queira marcar presença de vez em quando mas não quer ser interrompido constantemente também tem outra opção. Vá ao grupo, clique em “Editar definições”, escolha a opção “Apenas notificações às quais subscrevo” e retire as duas cruzes que estão lá. Isso será suficiente para nunca mais receber nada desse grupo.

 

 

PARE DE CONTAR TUDO O QUE FAZ!

As pessoas adoram contar tudo da sua vida pessoal no Facebook. Ou porque vão comer, ou porque está sol, ou porque viu este filme, ou porque gosta daquela música, etc. Pessoal, existem coisas que é sempre melhor ficarem guardadas para nós e falar apenas com os amigos mais próximos! Isso só gera mais e mais comentários e consequentemente mais tempo perdido. Durante aquela hora que estiver no Facebook, conte apenas o essencial e mais superficial possível. De resto, a roupa suja se lava em casa.

 

 

JOGOS NÃO!

Outra das coisas que faz com se passe muito tempo lá são os jogos. Confesso que nunca gostei muito dos que lá estão. Mas conheço casos de amigos meus que perdiam horas e horas nos jogos. Não volte ao passado e se quiser ser um freelancer de sucesso, talvez esteja na hora de começar a rever as suas prioridades!

 

 

EM ÚLTIMO CASO, CANCELE A CONTA TEMPORARIAMENTE

Se já tentou de tudo: definir um horário, fechar o chat ou deixar de jogar e mesmo assim não consegue diminuir o tempo que passa no Facebook, talvez o melhor seja mesmo cancelar a sua conta. Nem que seja apenas durante um tempo. Quando quiser, poderá reactivá-la sem ter perdido nada! Esta será também uma das formas de fazer um teste a si mesmo para saber se consegue viver mesmo sem esta rede social!

 

 

E O FACEBOOK, TEM SE TORNADO UM VÍCIO PARA SI?

Facebook já leva alguns anos em Portugal e ultimamente tem entrado em força no mercado brasileiro. Com isso, algumas pessoas têm se tornado completamente viciadas nesta rede social, perdendo grande parte do seu dia, fazendo com que seja menos produtivo. A internet tem coisas muito boas, mas só para quem souber ter muito controle sobre si mesmo. Quando reparar que está a perder demasiado tempo neste site, siga estas nossas dez dicas e comece já a rever as suas prioridades. Nós por vezes não temos tempo a menos, mas sim as prioridades erradas!

 

 

ESTUDO RECENTE SOBRE A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK

No entanto os dados são pouco animadores para a empresa de Mark Zuckerberg. Depois de ver as ações do Facebook a perder 7% só neste mês, estudo afirma que mais de metade dos utilizadores desta rede social planeiam reduzir a sua actividade na plataforma.

O estudo desenvolvido pela SodaHead indica que 52% dos utilizadores da maior rede social do mundo vai reduzir a sua atividade na plataforma nos próximos meses. Neste momento, apenas 36% dos utilizadores pondera manter o nível de actividade e apenas 12% quer aumentá-la.

Quase três quartos dos inquiridos acredita que outras redes sociais vão suplantar a hegemonia do Facebook e cerca de 61% destes já utiliza as redes alternativas. Apenas 7% dos utilizadores consultados admite que o Facebook é a única rede social que utiliza.

O mesmo estudo demonstra que 10% dos utilizadores acedem à rede muito frequentemente, 37% acedem às suas páginas menos de uma vez por dia e 20% fazem de uma a duas visitas por dia..

 

 

Tem ideia de quanto tempo perde por dia no Facebook?

Esta rede social tem sido um vício para si?

 

 

António Almeida

geral@informatico.pt

Licenciado em engenharia Informático e Telecomunicações, mestre em Sistemas e Tecnologias de Informação e doutorando em Informática é um apaixonado por tecnologia e informação.

2 Comments
  • Brody S
    Responder
    Posted at 4:11 PM, 08/04/2013

    Me gustaría borrarme de TODOS los grupos a los que me he unido en Facebook, pero no de uno en uno si no borrar TODOS sin tantos clicks. Existe alguna forma para hacerlo?
    Muchas gracias!

  • Arminator
    Responder
    Posted at 12:58 AM, 08/04/2013

    Mi pregunta es: ¿Como puedo hacer que no me lleguen mensajes de facebook a mi correo?

    Lo que pasa es que tengo mi correo lleno de correos de facebook ya sean por notificaciones, invitaciones y cosas asi, y pues la verdad es un fastidio estar eliminandolos o desviandolos.
    Como le puedo hacer para desactivar eso y me dejen de llegar correos del face sin necesidad de cancelar mi cuenta en facebook?

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website